Meteorologia

  • 18 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 21º

Espanha deixa de ter embaixador na Argentina após insultos de Milei

Anúncio feito esta terça-feira pelo ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares.

Espanha deixa de ter embaixador na Argentina após insultos de Milei
Notícias ao Minuto

13:18 - 21/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha/Argentina

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol,  José Manuel Albares, anunciou esta terça-feira que Espanha vai retirar a sua representação na Argentina, depois das polémicas declarações do presidente argentino, Javier Milei, durante a convenção que juntou várias figuras da direita conservadora em Madrid, entre as quais André Ventura, do Chega.

O anúncio surge depois Javier Milei reiterar, esta terça-feira, que não irá pedir desculpas ao primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, por o ter chamado de "cobarde" e a mulher, Begoña Gómez, de "corrupta".

Após anunciar que "não haverá embaixadora de Espanha em Buenos Aires", após uma reunião do Conselho de Ministros, o governante espanhol explicou que a "atividade da embaixada continuará ao nível do encarregado de negócios".

"Quando a crise diplomática terminar a Espanha terá que nomear um novo embaixador", disse ainda Jose Manuel Albares, acrescentando que "as instituições espanholas não fazem política externa com tweets nem participam em nenhum espectáculo".

Apesar da crise diplomática, o presidente da Argentina pretende regressar a Espanha no dia 21 de junho. Sobre esta viagem, Jose Manuel Albares disse que o Governo irá analisar "em detalhe que tipo de visita Javier Milei pretende fazer", recordando que "na sua primeira visita, o Estado espanhol fez todos os esforços para recebê-lo com a hospitalidade e a dignidade que o cargo que representa merece".

Leia Também: Da "mulher corrupta"... à crise. Que se passa entre Espanha e Argentina?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório