Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 29º

Ação de campanha do Ergue-te marcada por agressões junto à sede do BE

Os agressores estariam identificados com símbolos do partido nacionalista de extrema-direita e do grupo extremista Habeas Corpus.

Ação de campanha do Ergue-te marcada por agressões junto à sede do BE
Notícias ao Minuto

13:58 - 21/05/24 por Notícias ao Minuto

Política Ergue-te

Uma pessoa foi agredida no decorrer de uma ação de campanha do partido de extrema-direita Ergue-te, junto à sede do Bloco de Esquerda (BE), em Lisboa, na segunda-feira. Os bloquistas já anunciaram que apresentarão queixa formal à Polícia de Segurança Pública (PSP).

Fonte oficial do BE confirmou à Lusa que ocorreu "uma concentração promovida por um partido de extrema-direita", pelas 13h00 de segunda-feira, junto à sede nacional do partido.

Esta ação ficou marcada por agressões levadas a cabo por indivíduos identificados com símbolos do partido nacionalista de extrema-direita e do grupo extremista Habeas Corpus, liderado pelo antigo juiz Rui Fonseca e Castro, cabeça de lista às eleições Europeias pelo Ergue-te, noticiou a CNN Portugal.

Rui Fonseca e Castro estava no local no momento das agressões, com um microfone na mão, tendo adiantado ao canal televisivo que os militantes foram provocados pelo homem.

O BE, por seu turno, assegurou que não teve “conhecimento prévio” da ação, ao mesmo tempo que salientou que "foi testemunhada a agressão de uma pessoa, cuja identidade o Bloco desconhece".

"O Bloco comunicou imediatamente os factos à PSP e apresentará queixa formal pela natureza desta ação", adiantou à Lusa fonte oficial do partido.

Já na semana passada, o candidato do Ergue-te e membros do grupo invadiram uma sessão que debatia questões de género, em Cabeceiras de Basto.

Recorde-se que o ex-juiz ficou conhecido pela propagação de vídeos com mensagens negacionistas, que partilhou durante a pandemia da Covid-19, através da rede social Facebook. Foi, por isso, expulso da magistratura.

Leia Também: BE apresenta queixa à PSP após ação do Ergue-te junto à sede nacional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório