Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Lanche acaba em tragédia, Marcelo 'embrulha-se', Stalin(do) cai mal

O Presidente Marcelo começou a semana a festejar a conquista do ‘caneco’ pelo seu Braga mas terminou-a embrulhado numa polémica do ‘diz que disse’ com os colégios. Pelo meio deixou no ar um “veremos” sobre o pós-autárquicas. Na ordem do dia esteve também a greve dos estivadores, o cartaz virtual da JSD com a versão Stalin(do) de Mário Nogueira, e o final da ‘novela Mourinho/United’. E se João Paulo Rodrigues surpreendeu tudo e todos, um triplo homicídio chocou a localidade de Faíscas.

Lanche acaba em tragédia, Marcelo 'embrulha-se', Stalin(do) cai mal
Notícias ao Minuto

09:47 - 28/05/16 por Ana Lemos

País Assim foi...

O recém-regressado feriado do Corpo de Deus terminou da pior forma na localidade de Faíscas, no concelho de Montemor-o-Velho. Um homem matou o pai, mãe e avó, publicou depois uma mensagem no Facebook e suicidou-se. Uma alegada recordação de infância poderá estar na origem do triplo homicídio que deixou todos em choque. Não menos dramático foi episódio da bebé de 11 meses que não resistiu a várias horas trancada no carro e a morte de um português em Espanha, quando praticava canyoning.

E se a DECO trouxe (boas) novidades aos portugueses, com o lançamento da campanha Mais Saúde Já!, assim como a Universidade de Aveiro, com a oferta das propinas a quem lá entrar com média de 17,5 valores, o mesmo não se poderá dizer do ‘sacode culpas’ que continua a marcar o caso Bial. De França chegaram novas acusações, rapidamente refutadas pelo laboratório português, e do hospital São José conclusões sobre o caso David, que ilibam médicos e enfermeiros.

Na véspera de nova manifestação dos representantes dos colégios, agendada para este domingo, ficámos a saber que alguns deputados do PSD e CDS marcarão presença. Quem sem querer (ou não) entrou ‘nesta polémica’ foi o Presidente Marcelo, que após receber em Belém o movimento Defesa da Escola Ponto, se viu a braços com um ‘diz que disse’ do qual quis sair recusando fazer qualquer comentário. No entretanto, a PGR lançou ‘achas para a fogueira’, dando razão ao Governo, e o Tribunal de Contas... aos colégios.

Não menos polémica foi a divulgação pela JSD de um cartaz em que o dirigente da Fenprof e o ministro da Educação surgem caricaturados. A Juventude ‘Laranja’ achou que Stalin(do), já a Federação de Professores decidiu avançar com uma ação jurídica. A rir com a ‘brincadeira’ continuou a JSD. O que não tem piada é esta primavera que insiste em tardar.

Esta foi também a semana em que o caso Cardinal regressou à ordem do dia com a condenação do antigo-dirigente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão, em que foi anunciado o fim das máquinas de dispensa no SNS, dando azo a comentários sobre os chocolates maltesers que o ministro da tutela foi apanhado a comer, aplicada a legalização das apostas online e em que um espião do SIS foi detido pelo crime de violação do segredo de Estado (entre outros).

Além fronteiras, mantém-se o mistério sobre a queda do avião da EgyptAir, dia que podia ter sido ainda mais trágico. Do outro lado do Atlântico, Dilma reiterou a tese de “golpe de Estado”, enquanto Obama fazia história em Hiroshima. E porque o terrorismo é uma ameaça permanente, esta semana foi divulgada uma sondagem que revela quais os países mais perigosos para passar férias e conhecida a história de uma jovem regressou da Síria com uma tese: os militantes do ISIS “são fáceis de matar”.

Chocante foi o caso de uma adolescente vítima de violação coletiva no Brasil e do homem que foi mordido por uma pitão enquanto estava na casa-de-banho. As imagens falam por si. O mesmo poder-se-á dizer sobre a “menina mais pesada do mundo”: nasceu com quase sete quilos (sim, leu bem. Sete quilos). E, após vários anos desaparecido foi encontrado, com 71 corpos, o submarino britânico da Segunda Guerra.

São só no próximo ano mas já estão a dar que falar. Enquanto o Presidente Marcelo deixava no ar uma dúvida com o seu “veremos” em jeito de recado, que depois se viu obrigado a esclarecer, Santana Lopes admitia a possibilidade de nova candidatura à capital. Quem regressou ao holofotes políticos foi Cavaco Silva mas com uma certeza: quer continuar a desfrutar dos seus “pacatos dias” longe de microfones, câmaras e ‘ação’.

E na véspera do debate quinzenal, um Conselho de Ministros Extraordinário serviu para assinalar seis meses de governação ‘rosa’, que António Costa garante estar para durar. Isso mesmo foi o chefe do Executivo reforçar, esta sexta-feira, no Parlamento. Mas houve ainda tempo para uma troca de acusações com Passos Coelho, para ouvir Assunção Cristas acusar o seu Governo de plágio, Jerónimo a falar do “pão que o diabo amassou”, e Catarina a pedir explicações sobre os dividendos do Estado

Enquanto isso era, finalmente, oficial. José Mourinho é treinador do Manchester United, que no arranque da semana disse adeus a Van Gaal. Já o Chelsea fez questão de se manifestar. Enquanto isso, Villas-Boas anunciou que vai parar. E se na Luz, Vitória parece estar para ficar, no Dragão ouve-se falar num regresso face à impossibilidade chamada Marco Silva. Mas no meio desta ‘dança de cadeiras’, não se esqueça, esta noite joga-se a final da Champions. Luís Figo é presença certa em Milão, onde Andrea Bocelli, Alicia Keys e Kátia Aveiro vão cantar.

E 50 anos depois, o Sporting de Braga de Paulo Fonseca conquistou a Taça de Portugal, batendo o FC Porto nas grandes penalidades. Se o bonito gesto de Casillas deu muito que falar, despercebida não passou também a reação de Pinto da Costa para com o técnico José Peseiro. Em compensação (ou não), ficámos a saber que ‘dragões’ e ‘águias’ estão no lote dos 30 mais valiosos da Europa, e que os ‘leões’ subiram no ranking mundial dos clubes com mais sócios. E porque o Euro2016 está aí à porta, veja aqui o hino oficial de Portugal.

Por falar no nosso país, sabia que pagamos o gás e a luz mais caros da União Europeia e que o Fisco já não pode despejar famílias para cobrar dívidas? O antigo ministro Teixeira dos Santos vai liderar o banco BIC, sabia? Foi anunciado esta semana, que no plano económico ficou ainda marcada pelo adiamento da nova tabela da ADSE e da votação da reposição das 35 horas, pela multa aplicada à Galp, pela divulgação dos dados da Segurança Social e das contas públicas.

Enquanto isso, o presidente do Eurogrupo deixava um aviso pouco simpático (como já nos habituou) e várias personalidades assinavam um manifesto contra a exploração de petróleo e gás no Algarve. Tema de discussão, em véspera de ponte, foi também a possibilidade de algumas datas de feriados serem alteradas. Mas a marcar a semana ficaria a greve dos estivadores do porto de Lisboa em protesto contra o despedimento coletivo. Costa ‘entrou em ação’ para impor um limite.

Esta foi também a semana em que o apresentador da SIC, João Paulo Rodrigues, deixou todos de ‘boca aberta’ ao surgir ‘irreconhecível na capa de uma revista masculina, cuja fotografia foi tirada pelo marido de Jessica Athayde. Quem também fez questão de comentar esta transformação foi a colega Júlia Pinheiro. Já a fadista Mariza e o seu cabelo foram alvo de muita discussão nas redes sociais. Emocionante foi o reencontro do ator Paulo Rocha com o pai.

A propósito de internet, fique a saber que algumas coisas vão mudar. Falamos da forma como usa o Chrome e das passwords que utiliza. Se forem muito simples, como ‘12345’, deixará de ser permitida. A fechar, e se está a pensar fazer massa para o almoço ou jantar, evite estes erros. E na próxima segunda-feira, lembre-se disto e comece a nova semana com mais energia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório