Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Vai comer massa? Eis os erros a evitar durante a preparação

Para quê fazer uma massa razoável se pode fazer uma massa perfeita?

Vai comer massa? Eis os erros a evitar durante a preparação
Notícias ao Minuto

13:13 - 27/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Cozinha

Preparar um delicioso prato de massa pode até parecer fácil, mas para alcançar a perfeição há erros que não deve cometer enquanto a cozinha.

Eis os seis erros a evitar para conseguir uma massa deliciosa, suave e cremosa, segundo o site Prevention:

Usar uma panela demasiado pequena. Usar uma panela pequena significa que irá colocar a massa a cozer em pouca água. Isso até pode fazer com que a massa coza mais rápido, mas não coze tão bem nem de forma homogénea. A massa precisa de bastante água – e de espaço – para cozer.

Não pôr sal na água antes de colocar a massa. Se não grelharia carne sem a temperar com sal, também não deve fazê-lo com a massa. Salgar a água, e deixá-la ferver, antes de adicionar a massa vai permitir-lhe absorver algum do tempero. E não se preocupe que a massa não absorve o sal todo.

Adicionar azeite à água. Isto ajuda a evitar que a massa se pegue uma na outra. Mas a massa precisa de ser pelo menos um pouco peganhenta para que molho se agarre. Caso contrário, o molho desliza sobre a massa em vez de criar uma mistura.

Seguir o tempo de cozedura que vem na embalagem. Estas instruções não devem ser seguidas à risca. Especialmente se gosta da sua massa ‘al dente’. Para saber quando está ao seu gosto, tire uma massinha da panela e prove.

Deitar a água toda da cozedura fora. Enquanto coze a água liberta amido, que a torna ligeiramente mais espessa e pegajosa. Reserve uma chávena dessa água antes de a deitar toda pelo ralo quando escorre a massa e adicione um pouco ao molho antes de o juntar com a massa. Vai deixar o molho mais espesso e um pouco mais cremoso, e ainda o ajuda a aderir melhor à massa.

Passar a massa por água depois de a escorrer. Quando passa a massa acabada de cozer por água, elimina todo o amido pegajoso da massa, fazendo com que o molho não se una à massa da forma como deveria. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório