Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"Vai haver um antes e um depois do Web Summit em Portugal"

Maior evento empresarial do ano vai realizar-se, pela primeira vez, em Portugal. Secretário de Estado da Indústria espera um grande retorno para o país.

"Vai haver um antes e um depois do Web Summit em Portugal"
Notícias ao Minuto

23:59 - 21/09/16 por João Oliveira

Economia João Vasconcelos

O Web Summit, maior evento empresarial do ano, vai realizar-se pela primeira vez em Portugal. Lisboa vai receber mais de 50 mil pessoas que vêm no Summit uma possibilidade profissional para o futuro.

Além do esforço feito não só pelo Governo como da Câmara de Lisboa, João Vasconcelos conta que a escolha da capital portuguesa como anfitriã do encontro “surgiu dum movimento de empreendedores, startups, incubadoras, que inundaram o mail e redes sociais do Web Summit”.

Como descreveu o Secretário de Estado da Indústria no programa ‘Negócios da Semana’, na SIC, “muitas outras cidades ofereciam muito mais que Lisboa, e elas optaram por Lisboa porque sentiram que era onde a comunidade os queria e onde era valorizada a vinda deles”

Além dessa aposta em Portugal, João Vasconcelos sublinha que o evento surge na capital “num momento de crescimento do ecossistema empreendedor e da perceção em Portugal destas empresas e deste género de negócios. E elas [empresas] sentiam que podiam crescer connosco. Acreditam que o Web Summit é uma marca que ajude Portugal a mostrar-se ao mundo”.

O governante recorda que estava com Paulo Portas em Dublin na altura em que se decidiu apostar no Web Summit, “numa altura de grande contenção de contas públicas e apoios e em que a seleção dos apoios era muito criteriosa”. Ainda assim, o Secretário de Estado acredita num retorno igual ou maior ao de outros países que já acolheram a iniciativa.

“Felizmente, não precisamos de nos basear em nenhum estudo, podemos basear-nos nos factos. Em Dublin, a dimensão do evento era menor do que aqui (com menos empresas a participar no evento) e o impacto estimado foi de 100 milhões de euros. Cá, será muito superior a isso”, afirma.

Maior que o retorno financeiro, João Vasconcelos destaca a projeção do país. “Acho que o maior impacto em Portugal não serão esses 100 milhões de euros, o maior impacto é na imagem do país, é de longe a melhor oportunidade que temos de mostrar que este é um país de ciência e inovação”, enumera.

“Acredito que vai haver um antes e um depois do Web Summit em Portugal. Vai haver uma geração Web Summit. Nós estamos a garantir a presença de milhares de jovens portugueses no Web Summit”, terminou por fim o antigo diretor da Startup Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório