Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Governo percebeu, e bem, que défice abaixo dos 3% é decisivo"

O antigo ministro das Finanças do executivo de José Sócrates alerta para alguns cuidados que o novo Governo deve ter nas políticas económicas.

"Governo percebeu, e bem, que défice abaixo dos 3% é decisivo"
Notícias ao Minuto

11:21 - 12/12/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Teixeira dos Santos

Para Teixeira dos Santos, o Executivo de António Costa "percebeu, e bem" que o objetivo de manter o défice abaixo do limite de 3% "é decisivo para a sua credibilidade e para que possa dispor de condições" que permitam aplicar medidas de "alívio da austeridade".

No texto de opinião que assina este sábado no Jornal de Notícias, o antigo ministro acredita que o alívio da austeridade será também "um estímulo ao consumo, ajudando à recuperação do crescimento económico". E defende que tal pode ser feito sem se deixar de apostar no sucesso das exportações.

"Este estímulo não é incompatível com a aposta que o país deve manter na expansão das exportações", sendo que deve-se ao facto de se colocarem "em horizontes temporais distintos", já que o reforço das exportações é "um objetivo estruturante da economia" enquanto o estímulo ao consumo é "contracíclico".

O Governo, porém, "não pode ignorar a pressão que o aumento do consumo exercerá sobre as importações". E tal cuidado é ainda mais importante devido "à atual desaceleração do crescimento mundial", algo que pode ter impacto nas exportações nacionais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório