Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 25º

Conheça o Adamastor Furia, o supercarro português com mais de 650 cv

Custa 1,6 milhões de euros antes de impostos e está limitado a 60 exclusivas unidades.

Notícias ao Minuto

07:36 - 15/05/24 por Ruben Valente

Auto Adamastor

É o primeiro supercarro português. O Adamastor Furia foi feito por uma equipa maioritariamente composta por profissionais portugueses e a produção de 60 unidades deste veículo de alta performance vai acontecer em Perafita, Matosinhos.

Apresentado pela primeira vez ao público, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o Adamastor Furia foi revelado na sua versão de estrada, mas terá, em breve, uma versão exclusiva para uso em pista.

Das 60 unidades, cada uma vai custar qualquer coisa como 1,6 milhões de euros antes de impostos. Parece muito à primeira vista? Talvez, mas quando comparado com outros supercarros, vemos que a fabricante portuguesa não se excedeu no valor pedido.

Os argumentos? Vamos aos números estratosféricos do Furia. Este modelo está equipado com um motor V6 biturbo de 3.5 litros da Ford Performance, e é capaz de produzir mais de 650 cv de potência e 571 Nm de binário máximo. Os 100 km/h conseguem ser atingidos em apenas 3,5 segundos e a velocidade máxima supera os 300 km/h.

O trabalho com a aerodinâmica foi uma das grandes preocupações dos engenheiros e a verdade é que o produto final alcançado é de salientar.  O Furia de estrada apresenta-se com 1.000 kg de downforce a 250 km/h, enquanto a versão de pista declara 1.800 kg à mesma velocidade. Recorde-se que o seu peso é de 1.050 kg (a seco).

Importa ainda salientar que o coeficiente de arrasto do Furia é, segundo a Adamastor, melhor do que um monolugar de Fórmula 1 de 2021.

"O plano de negócios da Adamastor prevê entregar já em 2025 dois carros de estrada e outros dois em versão de competição", revela o CEO da Adamastor, Ricardo Quintas.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório