Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Faturas de saúde com IVA a 23% ficam pendentes e precisam de validação

As despesas de saúde com IVA a 23% já podem ser deduzidas em sede de IRS na categoria de Saúde, desde que tenham sido prescritas pelo médico. Medida tem efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2015.

Faturas de saúde com IVA a 23% ficam pendentes e precisam de validação
Notícias ao Minuto

12:50 - 07/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia E-fatura

Depois de alteração legislativa publicada ontem em Diário da República, o Fisco vai recuperar as faturas que digam respeito a despesas de saúde com IVA a 23% e colocá-las como pendentes no portal e-fatura.

Segundo o Jornal de Negócios, cabe depois ao contribuinte indicar quais os produtos que foram adquiridos mediante receita médica, selecionando a opção ‘associar receita’. As faturas têm, assim, de ser verificadas uma a uma.

Esta alteração foi introduzida depois de a reforma do IRS ter reencaminhado para as despesas gerais e familiares os gastos em saúde com IVA a 23%.

Os contribuintes devem, por isso, aceder ao Portal das Finanças para validar as alterações, já que as faturas ficarão como 'pendentes'.

Ainda segundo o Jornal de Negócios, a separação de despesas com IVA a 6% ou 23% é automática, não sendo necessário que o consumidor peça fatura separadamente.

Já no que diz respeito a faturas de hospitais e centros de saúde, saiba que só terão de ficar disponíveis no e-fatura em 2016, já que os organismos públicos só são obrigados a comunicar as faturas ao Fisco até ao final de janeiro do ano seguinte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório