Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Baixa da inflação nos EUA faz subir índices de Wall Street para recorde

Os três índices emblemáticos da praça nova-iorquina fecharam hoje em terreno inédito, com os investidores a celebrarem a redução da taxa de inflação nos EUA, em abril, e com confiança acrescida em cortes em breve da taxa de juro.

Baixa da inflação nos EUA faz subir índices de Wall Street para recorde
Notícias ao Minuto

23:29 - 15/05/24 por Lusa

Economia Economia

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,88%, o tecnológico Nasdaq avançou 1,40% e o alargado S&P50 progrediu 1,17%.

"Foi por causa das boas notícias sobre a inflação, que saiu melhor do que esperado e recuou mesmo em termos anuais", comentou Peter Cardillo, da Spartan Capital.

O índice de preços no consumidor (IPC) nos EUA indicou uma variação positiva dos preços, em termos mensais, de 0,3% em abril, abaixo dos 0,4% esperados pelos analistas.

Em termos anuais, a inflação foi de 3,4%, abaixo dos 3,5% de março, na que foi a primeira redução da taxa desde janeiro.

A perspetiva de um corte da taxa de juro de referência da Reserva Federal (Fed) este ano foi reforçada, por este enfraquecimento no crescimento dos preços, o que fez cair o dólar em 0,66% face às principais divisas, cerca das 20.00 horas TMG.

Outro fator que ajudou as cotações das ações foi "o facto de as vendas do comércio retalhista terem sido mais fracas do que previsto", notou Cardillo.

"Isto indica que o consumidor começa a sentir o peso das taxas de juro elevadas. Se o consumidor reduz as suas despesas, isso deve ajudar a jugular a inflação", desenvolveu.

As vendas retalhistas estagnaram em abril, quando os analistas esperavam uma expansão em 0,4%.

"Se anda tivermos mais uma ou duas boas notícias do lado da inflação, a Fed poderá reduzir a taxa de juro pelo menos uma vez, talvez duas, este ano", previu Cardillo.

Leia Também: Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros 4 meses do ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório