Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Negócio de diamantes pode tirar 21 milhões ao Estado

Problemas entre a Sociedade Portuguesa de Empreendimentos e empresa angolana pode custar 21 milhões ao Estado português.

Negócio de diamantes pode tirar 21 milhões ao Estado
Notícias ao Minuto

08:59 - 27/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Desentendimento

O Estado pode ter que desembolsar cerca de 21 milhões de euros devido ao diferendo entre a Sociedade Portuguesa de Empreendimentos (SPE) e Angola, avança o Público.

Em causa está o facto de a Endiama (empresa angolana de exploração de diamantes) ter revogado, em 2011, o contrato com a empresa portuguesa. Desde então esta só tem sobrevivido graças aos apoios financeiros da Parpública, empresa do Estado.

Esta situação prolonga-se há três anos com tentativas de negociação e embates na Justiça, uma vez que a SPE defende que a cessação de contrato é ilegal e inamistoso.

Posto isto, a empresa já recebeu 14, 4 milhões de euros da Parpública, sem contar com os empréstimos bancários pedidos à CGD, ao Novo Banco e ao BPI e que no total já vão nos sete milhões. O pior é que se a SPE não conseguir resolver o seu diferendo terá que ser o Estado a pagar os créditos bancários. Assim, a sua exposição é de 21,3 milhões.

Soma-se a isto a possibilidade de se desenvolverem problemas nas relações políticas e diplomáticas entre os dois Estados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório