Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Portugal tem de apresentar novo modelo de cortes nas pensões

A Europa quer que Portugal defina, até ao final do ano, os novos cortes nas pensões, conta o Dinheiro Vivo.

Portugal tem de apresentar novo modelo de cortes nas pensões
Notícias ao Minuto

19:27 - 09/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Exigência

De acordo com o Dinheiro Vivo, os governos europeus exigem ao Executivo português que apresente o novo modelo de cortes das pensões até ao final deste ano.

A exigência está expressa no documento das ‘Recomendações do Conselho relativas ao Programa Nacional de Reformas e ao Programa de Estabilidade de Portugal para 2014’, publicado no Jornal Oficial da União Europeia, a 29 de julho, e em que pode ler-se que Portugal deve "desenvolver até ao final de 2014 novas medidas abrangentes que integrem a reforma das pensões em curso, destinadas a melhorar a sustentabilidade a médio prazo do sistema de pensões".

Esta não é a única exigência. O documento estabelece também que o Governo liderado por Passos Coelho deve controlar o “crescimento das despesas de saúde e prosseguir com a reforma hospitalar", “aplicar eficazmente tabelas únicas de salários e suplementos no setor público a partir de 2015" e que "é necessário envidar maiores esforços para assegurar um controlo rigoroso das despesas mediante a aplicação da Lei dos compromissos e pagamentos em atraso e evitar uma maior acumulação de pagamentos em atraso no setor público".

As recomendações foram recuperadas pela análise final da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), que refere que a partir do momento em que as autoridades portuguesas apresentaram o Documento de Estratégia Orçamental no final de abril de 2014, o conselho pode deliberar sobre as políticas a seguir, impondo inclusive prazos para o cumprimento das mesmas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório