Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Dois mortos na capital do Quénia em protestos sobre resultados eleitorais

Um responsável da polícia e uma testemunha disseram que duas pessoas foram hoje mortas a tiro na capital do Quénia, Nairobi, durante protestos sobre os resultados das eleições de terça-feira.

Dois mortos na capital do Quénia em protestos sobre resultados eleitorais
Notícias ao Minuto

16:31 - 09/08/17 por Lusa

Mundo Nairobi

O chefe da polícia de Nairobi Japheth Koome referiu que as duas pessoas foram mortas quando se aproveitavam dos protestos para roubarem.

Um repórter fotográfico da agência noticiosa norte-americana Associated Press indicou que uma das vítimas foi atingida na cabeça.

Outro responsável da polícia que não quis ser identificado disse à agência France Presse que a polícia matou os dois manifestantes no bairro da lata de Mathare, nos subúrbios de Nairobi.

Os protestos começaram depois de a oposição ter acusado o partido no poder de fraude nas eleições gerais. Dezenas de pessoas bloquearam com barricadas algumas ruas de Mathare e um grande dispositivo policial foi deslocado para a zona, tendo a polícia dispersado os manifestantes com gás lacrimogéneo e disparos para o ar, constatou a agência noticiosa espanhola EFE.

Depois da comissão eleitoral queniana ter divulgado hoje os primeiros resultados parciais com uma vitória do presidente cessante, Uhuru Kenyatta, o seu rival, Raila Odinga, denunciou uma fraude através da pirataria do sistema informático de contagem dos votos.

Com base nos resultados transmitidos eletronicamente por mais de 96% das assembleias de voto, a comissão eleitoral atribuiu a Kenyatta 54,36% dos votos contra 44,76% para Odinga. Estes resultados provisórios devem ainda ser validados com base nas atas das assembleias de voto.

Odinga, que também contestou as suas derrotas em 2007 e 2013, disse estar à frente na eleição e apelou aos quenianos para se manterem calmos, antes de adiantar: "Eu não controlo as pessoas".

O presidente não reagiu aos resultados provisórios, enquanto o seu partido rejeitou as acusações da oposição.

O presidente da comissão eleitoral, Wafula Chebukati, afirmou que as denúncias da oposição vão ser investigadas, embora tivesse adiantado que confia no sistema de contagem e transmissão dos votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório