Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Cada europeu produziu 16 quilos de resíduos têxteis em 2020

Cada europeu produziu em 2020 cerca de 16 quilos de resíduos têxteis, dos quais apenas um quarto foi recolhido separadamente para reutilização e reciclagem, segundo uma avaliação da Agência Europeia do Ambiente (AEA) sobre a Diretiva-Quadro Resíduos (DQR).

Cada europeu produziu 16 quilos de resíduos têxteis em 2020
Notícias ao Minuto

16:42 - 21/05/24 por Lusa

Mundo Agência Europeia do Ambiente

A estimativa da AEA indica terem sido gerados na UE cerca de 16 quilos de resíduos têxteis por pessoa em 2020 e que apenas cerca de um quarto desta quantidade (4,4 kg) terá sido recolhido separadamente para reutilização e reciclagem, mas o resto acabou em resíduos domésticos mistos. A diretiva determina que a partir de 2025 os Estados-Membros da União Europeia devem estabelecer sistemas de recolha separada para têxteis usados.

De todos os resíduos têxteis, segundo a estimativa, 82% vieram dos consumidores e o restante foram resíduos da indústria transformadora ou têxteis que nunca chegaram a ser vendidos.

Além da DQR, que obriga os Estados-Membros a terem sistemas de recolha seletiva para têxteis usados no próximo ano, a Comissão Europeia propôs introduzir a responsabilidade alargada obrigatória do produtor para os têxteis em todos os Estados-Membros, a fim de tornar os produtores responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos têxteis.

Um inquérito da AEA em 2023 revelou que a maioria dos Estados-Membros da UE já tem sistemas de recolha seletiva, mas principalmente para recolher têxteis reutilizáveis.

O relatório da AEA alerta que, além da recolha separada, as capacidades de triagem e reciclagem têm de ser aumentadas na Europa para evitar que os têxteis recolhidos acabem em incineradores, aterros ou sejam exportados para regiões fora da UE.

A AEA salienta, em comunicado, a necessidade de harmonizar as definições e as práticas de comunicação de têxteis usados e de resíduos, lembrando que nos dados que recolheu estão claramente demonstradas grandes discrepâncias devido às diferentes interpretações sobre o que constitui resíduo e o que constitui têxteis usados.

Leia Também: Administração da Tratolixo diz que adesão à greve foi "inferior a 12%"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório