Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Dois polícias mortos em ataque da guerrilha ELN no sudoeste da Colômbia

Membros da segunda maior guerrilha da Colômbia, o Exército de Libertação Nacional (ELN), mataram a tiro dois polícias na praça principal do município colombiano de Providencia (sudoeste), informaram no domingo fontes oficiais.

Dois polícias mortos em ataque da guerrilha ELN no sudoeste da Colômbia
Notícias ao Minuto

06:54 - 04/07/16 por Lusa

Mundo Providência

O intendente Jhon Fredy Vargas Muñoz e o patrulheiro Mario Arévalo Arismendi, de 42 e 24 anos, respetivamente, foram atacados naquele município do departamento de Nariño por membros do ELN, informou a polícia em comunicado.

Os dois polícias, que estavam a patrulhar a zona, foram transportados para um centro de saúde local, onde morreram devido aos ferimentos.

A 30 de março, o Governo da Colômbia e o ELN (guevarista) anunciaram oficialmente, em Caracas, o início de conversações de paz, em paralelo às que decorreram entre 2012 e este ano com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC, marxista), principal guerrilha do país, e que culminaram com a assinatura de um acordo de cessar-fogo definitivo a 23 de junho último.

Segundo as autoridades, o ELN, uma guerrilha inspirada na revolução cubana e em Che Guevara, teve origem numa insurreição camponesa em 1964, à semelhança das FARC, e ainda mobiliza cerca de 1.500 combatentes.

O complexo conflito armado colombiano, que se prolonga há 52 anos e envolve guerrilhas de extrema-esquerda, paramilitares de extrema-direita e forças armadas, para além das violências dos grupos ligados ao narcotráfico, provocou mais de 260.000 mortos, 45.000 desaparecidos e 6,6 milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório