Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 25º

Vai a leilão coleção de moedas que pode valer mais de 60 milhões

Coleção esteve selada durante mais de 100 anos.

Vai a leilão coleção de moedas que pode valer mais de 60 milhões
Notícias ao Minuto

18:35 - 21/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo moedas

Vai ser leiloada a coleção de moedas do empresário dinamarquês Lars Emil Bruun, que pode arrecadar até 57,4 milhões de libras (cerca de 67,2 milhões de euros), diz a Sky News.

Bruun, que foi um magnata da indústria da manteiga, morreu em 1923, e no seu testamento deixou uma ordem clara: a sua coleção de moedas deveria ficar selada durante cem anos e só depois poderia ser vendida.

O catálogo, diz a Sky News, inclui 20 mil artigos, que vão agora a leilão sob a alçada da casa Stack's Bowers, de Nova Iorque, ao longo dos próximos anos. Algumas peças estão avaliadas em 40 libras (cerca de 47 euros), mas outras podem ver a etiqueta de preço subir além das 800 mil libras (cerca de 936 mil euros).

Desde a morte de Bruun, a coleção foi mantida na antiga residência real dinamarquesa, o Castelo de Frederiksborg. Depois, foi transferida para o Banco Nacional da Dinamarca.

O magnata fez a sua fortuna na indústria dos lácteos, possibilitando a compra de moedas, medalhas e notas da Dinamarca, da Noruega e da Suécia. Depois da Primeira Guerra Mundial, insistiu no seu testamento que a coleção deveria servir como "uma reserva para a coleção real de moedas e medalhas em Copenhaga".

Leia Também: EUA acusam 2 irmãos de roubar 25 milhões em criptomoedas "em 12 segundos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório