Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Vão chegar mais 4 milhões de máscaras. Há já 23 mortos por cá

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Vão chegar mais 4 milhões de máscaras. Há já 23 mortos por cá
Notícias ao Minuto

07:40 - 23/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

Portugal continua em estado de emergência por causa da Covid-19. O Governo e os parceiros sociais têm encontro marcado hoje, através de videoconferência, para discutirem medidas para empresas e trabalhadores relacionadas com o impacto na economia da pandemia causada pelo novo coronavírus. Já os ministros da Economia e das Finanças da União Europeia (UE) vão discutir hoje a suspensão temporária das rígidas regras orçamentais de Bruxelas.

Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou, esta segunda-feira, que o número de mortes provocadas pela Covid-19 no país subiu para 23. Há mais 460 pessoas que foram diagnosticadas com o vírus, pelo que o total de casos de infeção registados em Portugal aumentou para 2.060. Catorze pessoas já recuperaram.

Também no domingo, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que houve sete detenções por desrespeito ao estado de emergência.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

13h55 - Cinco polícias e dois técnicos sem funções policiais estão infetados com covid-19 e uma esquadra no concelho de Vila Nova de Gaia está encerrada, revelou hoje a Polícia de Segurança Pública.

13h52 - O Ministério da Educação criou uma brigada de profissionais que estão a partir de hoje disponíveis para acompanhar e dar apoio às escolas na sua adaptação ao ensino à distância. Recorde-se que são cerca de dois milhões os alunos que estão em casa devido à suspensão das atividades presenciais em todos os estabelecimentos de ensino.

13h47 - A bastonária da Ordem dos Enfermeiros denunciou a falta de material para os profissionais de saúde portugueses enfrentarem a pandemia do novo coronavírus. De acordo com Ana Rita Cavaco, há até enfermeiros a trabalhar com máscaras de mergulho que trazem de casa.

13h39 -  O Governo vai ter uma linha de apoio de emergência, de um milhão de euros, para artistas e entidades culturais que estão "em situação de vulnerabilidade" e sem qualquer apoio financeiro devido ao surto de novo coronavírus, revelou hoje à Lusa a ministra da Cultura.

13h36 - O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu firmeza e rapidez no anúncio de uma solução de adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, numa carta enviada hoje ao presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

13h31 - O novo coronavírus foi produzido por cientistas em laboratório ou será que veio do espaço? Quatro teorias falsas sobre a Covid-19.

13h27 - Dois médicos, das regiões de Haut-Rhin e de Moselle, morreram este domingo, vítimas da Covid-19, informaram as clínicas e os autarcas da cidade onde estes dois profissionais exerciam as suas funções, em França.

13h25 - A Comissão Europeia disse, esta segunda-feira não ter recebido, até ao momento, nenhum pedido de Portugal para cofinanciamento de ações de repatriamento ou para mobilizar equipamentos de proteção devido à pandemia de Covid-19.

13h15 - A Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte anunciou hoje a criação de uma linha telefónica especial - 800 919 232 - para ajudar doentes oncológicos, tendo suspendido alguns dos seus serviços e atividades devido à epidemia Covid-19.

13h13 - À saída da reunião com o presidente da República, o ministro das Finanças, Mário Centeno, revelou que Marcelo Rebelo de Sousa "acabou de promulgar o Orçamento do Estado". "Foi uma reunião muito produtiva", serviu para "partilhar com o senhor Presidente a avaliação que fazemos da situação financeira, não só em Portugal, mas também na UE. É um momento difícil, é um momento em que temos de reagir a uma crise sanitária", disse o governante.

13h08 - O conselho de ministros alemão aprovou hoje um orçamento adicional de 156 mil milhões de euros, o maior desde a Segunda Guerra Mundial, para atenuar os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

13h05 - Dois altos responsáveis do Exército do Egito morreram na sequência do contagio de coronavirus (Covid-19), de acordo com a televisão estatal do Cairo. 

13h02 - A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, anunciou hoje uma série de medidas para permitir às empresas liquidez para sobreviverem "às sérias dificuldades" económicas causadas pela pandemia da covid-19.

13h - Uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro está infetada com covid-19, o que levou a instituição a ativar a segunda fase do plano de contingência, colocando outros idosos em isolamento, disse hoje o provedor.

12h56 - A Comissão Europeia já alocou, desde o início do surto de covid-19 e até hoje, perto de sete milhões de euros em ações de repatriamento de quase 2.000 cidadãos europeus em países estrangeiros, e pretende mobilizar mais "fundos adicionais".

12h49 - As autoridades nigerianas anunciaram hoje a primeira morte causada pela Covid-19, depois de o país mais populoso da África, com 200 milhões de habitantes, ter registado um aumento acentuado do número de casos de infeção nos últimos dias.

12h45 - Uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro está infetada com covid-19, o que levou a instituição a ativar a segunda fase do plano de contingência, colocando outros idosos em isolamento, disse hoje o provedor.

12h43 - Manter rotinas, criar tempo a sós evitando o isolamento, esquecer perfecionismos, não ter medo de ter medo e conversar, que ajuda a arrumar a mente num país em isolamento e inquietação devido à Covid-19, recomendam psicólogos ouvidos pela Lusa. Especialistas pedem resiliência perante claustrofobia de um país inquieto

12h41 - "Hoje mesmo sai um avião com destino à China para trazer material", revelou o secretário de Estado da Saúde, em conferência de imprensa, referindo que o Estado está a trabalhar no sentido de garantir “várias linhas de encomendas”. António Sales garantiu ainda que serão obtidos "mais de dois milhões de máscaras cirúrgicas, e outros dois milhões de máscaras FP2" e cerca 50 mil zaragatoas, "material que será distribuído tendo em conta as necessidades”.

"Estamos a aumentar significativamente a nossa capacidade de testagem", disse ainda. 

12h37 - Um líder religioso muçulmano de 70 anos, originário do Bangladesh, foi a primeira vítima mortal do novo coronavírus na Gâmbia, onde estava depois de várias celebrações religiosas feitas noutros países, anunciaram hoje as autoridades.

12h32 - A Associação Alentejo de Excelência, com sede em Évora, lançou uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de, pelo menos, 25 termómetros laser para equipar as unidades de saúde da região, foi hoje divulgado.

12h30 - A Associação de Promoção da Madeira (AP-M) lançou uma campanha nas redes sociais, apelando ao isolamento social de cada uma nas suas casas, para mais tarde ser possível retomar as viagens, revelou hoje a Secretaria Regional do Turismo.

12h29 - A Índia anunciou hoje que todos os voos comerciais domésticos serão suspensos a partir de quarta-feira para limitar a propagação da epidemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19. 

12h26 - A Juventude Social-Democrata (JSD) apelou hoje ao adiamento dos exames nacionais para julho, de forma a atenuar as desigualdades que considera estarem a afetar os estudantes nesta fase de ensino à distância devido à pandemia de Covid-19.

12h24 - Tem uma empresa? A Confederação Empresarial de Portuga (CIP) reuniu informação sobre Covid-19 nesta página. O objetivo é que, dado o cenário atual, possam ser tomadas "decisões informadas".

12h22 - A Associação SOS Arganil, no distrito de Coimbra, decidiu recolher material hospitalar diverso para apoiar os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

12h20 - O caos bateu à porta de um hospital de Madrid, com vários pacientes a esperarem cuidados deitados nos corredores. As imagens são de um hospital espanhol mas refletem aquilo que se vive (e que se poderá vir a viver) em muitos outros hospitais.

12h16 - assistente digital da Apple teve direito a uma atualização que lhe permite responder a questões relacionadas com o surto de Covid-19. A Siri questionará o utilizador sobre os sintomas e oferecerá conselhos mediante as respostas. Em casos mais graves, a assistente digital oferecerá a hipótese de iniciar ligação com os serviços de emergência.

12h13 - Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve oito pessoas, das 00h de domingo até às 8h desta segunda-feira, depois de ter iniciado a operação que visa a fiscalização das medidas impostas pelo Estado de Emergência.

12h05 - A mara de Vila Velha de Ródão ativou duas linhas de apoio para aqueles que se encontram em situação de maior fragilidade e vulnerabilidade social, e disponibilizou apoio para as deslocações urgentes, foi hoje anunciado.

12h03 - Os motoristas de transporte de mercadorias reclamaram hoje medidas de apoio e proteção enquanto trabalham para abastecer a população durante a pandemia, alertando que são potenciais propagadores da doença devido às "constantes deslocações" pelo país e Europa".

12h - O número de mortos em Portugal subiu para os 23. Segundo o balanço mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS) há ainda mais 460 pessoas que foram diagnosticadas com o vírus, pelo que o total de casos de infeção registados em Portugal aumentou para 2.060. Catorze pessoas já recuperaram.

11h56 - O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) considerou hoje "inaceitável" a exclusão do período de férias escolares como motivo para justificar ausências ao trabalho e exige que o Governo corrija "esta flagrante injustiça".

11h54 - O ministério da Agricultura afirmou hoje serem "imprescindíveis todos" os profissionais do setor agroalimentar para garantir o abastecimento de bens e serviços essenciais e o bem-estar das famílias.

11h42 - O Governo Regional dos Açores revelou hoje que procura, em articulação com várias entidades, assegurar o regresso a Portugal de vários açorianos retidos no estrangeiro, devido à covid-19, mas não refere o seu regresso ao arquipélago.

11h40 - Mais de 15 mil pessoas já morreram em todo o mundo infetadas por Covid-19, de acordo com um balanço feito pela Agência France Presse (AFP), a partir de dados oficiais divulgados hoje às 11h. O novo coronavírus matou 15.189 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro, a maioria na Europa (9.197).

11h35 - O presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo deu conta de que "começou uma nova fase da luta contra a pandemia". Em conferência de imprensa, acompanhado pelo presidente da Câmara de Lisboa, Luís Pisco, referiu que nesta segunda fase "os cuidados de Saúde primários vão entrar criando locais de atendimento ao novo coronavírus". "Temos 35 locais em toda a região para onde os doentes infetados serão preferencialmente encaminhados", como pessoas que tenham queixas respiratórias, ficando separados de doentes com outras patologias.

"Nesses locais o médico de família poderá pedir o teste, assim como a Saúde24. Depois virão a estes locais - aqui na cidade de Lisboa são dois que tem capacidade para os 500 testes em Lisboa", revelou, acrescentando que "no total da região de Lisboa e Vale do Tejo há 3 milhões e 600 mil pessoas e a nossa perspetiva é chegar a entre 2 mil e 2.500 testes por dia nesta região".

11h32 - A consultora Economist Intelligence Unit (EIU) alertou hoje que o orçamento de Moçambique para este ano terá de ter "alterações significativas" tendo em conta a pandemia da Covid-19, que deverá abrandar a recuperação económica prevista.

11h30 - A Santa Casa da Misericórdia de Macau vai doar um milhão de máscaras à União das Misericórdias Portuguesas (UMP), disse hoje à Lusa o presidente da instituição da região administrativa especial chinesa.

11h27 - O Metropolitano de Lisboa vai funcionar a partir de hoje em horário de fim de semana, mantendo a circulação com comboios de seis carruagens durante o dia e com comboios de três carruagens à noite.

11h23 - A mara de Estremoz, no distrito de Évora, decidiu suspender totalmente o atendimento presencial ao público, apresentando como alternativa o recurso a telefone e correio eletrónico, devido à pandemia de Covid-19, foi hoje divulgado. Já o presidente da Câmara de Felgueiras disse hoje à Lusa não aceitar as dificuldades que a autarquia tem sentido, junto das autoridades de saúde, para obter informação sobre a evolução do surto no concelho. A mara Municipal de Vila do Conde, do distrito de Porto, vai colocar hoje em prática um programa de apoio social, disponibilizando serviços de saúde e alimentos a toda a população afetada pela crise do novo coronavírus.

11h21 - A Apetro - Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas garantiu hoje que os postos de abastecimento estão a funcionar normalmente e que não haverá problemas na distribuição no atual período de emergência devido à pandemia da Covid-19.

11h18 - O ator Tom Hanks e a mulher, Rita Wilson, atualizam fãs sobre o seu estado de saúde. Dizem estar a sentir-se melhor, depois de terem revelado publicamente que tinham sido diagnosticados com o novo coronavírus, quando se encontravam na Austrália. 

11h15 - A Universidade de Coimbra, que fechou metade das residências face à pandemia da Covid-19, está a acolher 244 estudantes nestes espaços, estrangeiros, na sua maioria, disse hoje aquela instituição de ensino.

11h11 - Com a pandemia de coronavírus, a data ainda indefinida até quando as pessoas em teletrabalho o terão de fazer, e também o próprio aumento do número de colaboradores neste regime. Conheça dez passos para garantir a menor disrupção do seu dia de trabalho e simultaneamente respeitando o seu ambiente doméstico vs o seu trabalho.  

11h03 - Mais de mil milhões de pessoas em mais de 50 países ou territórios estão hoje confinadas nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da Covid-19, segundo um balanço avançado pela AFP.

11h - Farmacêuticos, profissionais de saúde e vitivinicultores juntaram-se na Bairrada para produzir gel desinfetante utilizado no combate à pandemia de Covid-19 a partir de aguardente vínica e outros produtos alcoólicos, disse à agência Lusa um elemento deste projeto.

10h59 - A mara de Valpaços mobilizou presidentes de junta e população e, em dois dias, foram identificados cerca de 150 cidadãos que regressaram do estrangeiro ou do Litoral português que serão notificados a cumprir quarentena devido à Covid-19.

10h57 - Carmen Calvo, a vice-primeira-ministra do governo espanhol, foi hospitalizada com sintomas de doença respiratória. De acordo com o El Mundo, a governante já foi testada para Covid-19 e aguarda o resultado.

10h54 - Uma empresa prestadora de cuidados renais disponibilizou ao Ministério da Saúde as instalações de uma clínica em Linda-a-Velha, concelho de Oeiras, com capacidade para 180 doentes para que possa tratar doentes renais crónicos com Covid-19, foi hoje anunciado.

10h51 - Mais de um milhar de espanhóis que estavam em diferentes partes do mundo devido às restrições de viagem impostas pela luta contra o novo coronavírus conseguiram regressar a Espanha este fim de semana, revelou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Arancha González Laya.

10h48 - Escolas, universidades, igrejas e outros espaços que concentram grande número de pessoas suspendem, a partir de terça-feira, atividades em Angola para tentar travar a pandemia da Covid-19, havendo também novas regras para entidades públicas e privadas.

10h46 - A Embaixada de Portugal em Díli está em contacto permanente com os responsáveis de todos os projetos de cooperação bilateral em curso em Timor-Leste, no âmbito das medidas relacionadas com a covid-19, disse hoje fonte do posto diplomático.

10h44 - Espanha ultrapassa os 2 mil mortos. Há ainda mais de 33 mil infetados.

10h36 - O Irão registou mais 127 mortes devido ao novo coronavírus, elevando o número de mortos para 1.812 em 23.049 casos confirmados, segundo os mais recentes dados divulgados hoje pela televisão estatal.

10h35 - A Bélgica vai manter as medidas de confinamento social durante mais oito semanas, disse a ministra belga da Saúde, Maggie de Block, numa entrevista ao jornal De Zondag, publicada no domingo.

10h31 - De acordo com a agenda do Presidente da República desta segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa receberá no Palácio de Belém o ministro das Finanças, Mário Centeno, pelas 12h. Segundo avançou o jornal Expresso no passado sábado, o encontro terá como objetivo avaliar as consequências orçamentais da crise e das medidas que estão a ser tomadas e convencer Centeno a não abandonar o cargo do governo.

10h21 - A Linha SOS Voz Amiga registou nas últimas semanas um aumento de chamadas de pessoas "angustiadas" com a "fase difícil" que o país e o mundo atravessam com a pandemia de Covid-19, disse hoje o presidente do serviço.

10h16 - O ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares timorense pediu hoje ao Parlamento Nacional que aprove a declaração de estado de emergência para que o país possa responder à covid-19, notando a excecionalidade da situação atual.

10h09 - A Associação Portuguesa de Medicamentos apelou hoje à criação de uma "Via Verde Europeia" para o transporte de medicamentos e pediu intervenção do Governo para uma atuação concertada a nível nacional e europeu que garanta o normal funcionamento desta indústria.

10h03  - A Comissão Coordenadora Distrital da Guarda do Bloco de Esquerda (BE) apelou hoje aos 14 municípios do distrito que isentem famílias e empresas do pagamento de água, saneamento e resíduos, devido à pandemia causada pela Covid-19.

10h - Os cidadãos portugueses que viajavam a bordo do cruzeiro MSC Fantasia, testaram negativo para a Covid-19. O navio, operado pela MSC Cruises, atracou pelas 9h de domingo, no porto de Lisboa, depois de ter saído no dia 9 de março do Rio de Janeiro, Brasil, com destino à Europa.

09h56 - A operadora de jogo Wynn, que explora dois casinos em Macau, anunciou hoje que vai doar desinfetante para as mãos no valor de dois milhões de patacas (234 mil euros), no âmbito do combate à Covid-19.

09h52 - Com a família toda em casa, por causa do novo coronavírus, é normal que as faturas da luz, da água e do gás sejam mais 'pesadas' no final do mês. Porém, há alguns comportamentos que podem travar esse aumento, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

09h49 - A direção do Hospital de Ovar, município em estado de calamidade pública sob cerco sanitário com controlo de fronteiras, anunciou hoje que vai contratar mais seis médicos e 20 enfermeiros para poder passar a internar doentes com Covid-19.

09h47 - O presidente da Federação Académica do Porto manifestou hoje preocupações relativas ao impacto da pandemia de Covid-19 no ensino superior propondo um reforço de ação social e a eliminação dos juros de mora no pagamento de propina, entre outras medidas.

09h45 - As grandes capitais estão a transformar-se em cidades fantasma, escolas e comércio estão a encerrar, o teletrabalho a partir de casa começa a ser uma realidade na maioria dos países, viajar está quase restrito e palavras como 'distanciamento social', 'isolamento' ou 'quarentena' são agora termos comuns, que fazem parte do nosso dia-a-dia. Mas, até quando? O que dizem os especialistas?

09h41 - A Alemanha supera os 22 mil casos de infeção pela Covid-19 no país, este é um aumento de 4,064 em relação ao dia anterior, indica a página oficial do Instituto Robert Koch. Foram ainda registadas 86 vítimas mortais.

09h39 - O PSD quer saber os motivos da "repentina e inesperada" exoneração do diretor do Hospital das Forças Armadas numa altura em que o país está a tentar fazer face à pandemia da Covid-19.

09h31 - As principais bolsas europeias estavam hoje em baixa devido ao pessimismo dos investidores em relação ao rápido avanço da pandemia de Covid-19 e o possível impacto económico.

09h28 - O setor do turismo perde diariamente um milhão de empregos no Mundo devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, segundo dados revelados hoje pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

09h21 - 32 utentes do lar de Famalicão que, no sábado, ficou sem funcionários devido à pandemia do novo coronavírus foram transferidos, na noite deste domingo, para o Hospital Militar do Porto. Antes do transporte, um fotojornalista da Global Imagens esteve no local onde registou o desespero que se viveu, durante várias horas, neste lar, como pode ver nesta galeria.

09h15 - A China iniciou o primeiro ensaio clínico para testar uma vacina contra o novo coronavírus, numa altura em que vários países estão numa corrida para encontrar um tratamento eficaz contra o patógeno, noticiou hoje a imprensa oficial.

09h13 - campeonato da Bielorrússia é, por estes dias, um dos poucos em todo o mundo que ainda não foi suspenso devido ao surto do novo coronavírus, apesar de já terem sido registados 76 casos confirmados de infeção no país. Uma decisão que merece dura contestação por parte de Alexander Hleb.

09h01 - O surto de Covid-19 resultou no encerramento de várias salas de cinema por todo o mundo, o que obrigou alguns estúdios a tomarem a decisão de adiar as estreias dos filmes. A Paramount tomou, no entanto, uma medida diferente a respeito da comédia romântica ‘The Lovebirds’, cancelando a estreia cinematográfica e decidindo estrear a película na Netflix.

08h57 - A Ordem dos Médicos pediu hoje a todos os que tenham equipamento de proteção individual certificado que não estão a usar, designadamente em empresas obrigadas a encerrar e que usam esse material, que o coloquem à disposição do país.

08h38 - Rudy Gobert, que no passado dia 12 de março se tornou no primeiro jogador da NBA a testar positivo por infeção pelo novo coronavírus, revelou, este domingo, através de uma curta publicação deixada nas redes sociais, que perdeu o olfato.

08h36 - Um representante da minoria luso-malaia perante o estado de Malaca apelou hoje à CPLP que crie um fundo de 100 milhões de dólares (93 milhões de euros) "para ajudar o mundo português" afetado pela covid-19.

08h32 - A loja Portugal Imports, que vende produtos tipicamente portugueses na comunidade luso-americana de Artesia, condado de Los Angeles, está a criar novos formatos de venda para continuar a servir durante a pandemia de Covid-19.

08h28 - Com mais de 5.000 mortes registadas, Itália recebeu cerca de 50 médicos e enfermeiros cubanos para ajudar no combate à pandemia de Covid-19. Foram vários os vídeos partilhados do momento em que os profissionais de saúde chegaram ao aeroporto, colhendo os aplausos de por quem lá se encontrava.

08h26 - A Airbus anulou o pagamento aos acionistas de dividendos de 2019 e as previsões de resultados para este ano, numa tentativa de atenuar o efeito da pandemia da Covid-19, anunciou hoje o construtor aeronaútico europeu.

08h21 - A Coreia do Sul reportou o número mais baixo de casos de novo coronavírus desde que atingiram o pico do surto há quatro semanas. O país registou 64 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 8.961 e 111 mortes.

08h17 - Vários brasileiros a morar em Portugal têm procurado grupos nas redes sociais para denunciar despedimentos e o medo de despejos com a paralisação da economia portuguesa e o avanço do novo coronavírus.

08h11 - Hong Kong vai banir a entrada de todos os não-residentes a partir das 23h59 de terça-feira, durante 14 dias. Segundo a Reuters, o aeroporto também vai parar todos os voos de trânsito para entrar na cidade e qualquer pessoa que entre por Macau ou por Taiwan será obrigado a ficar em quarentena. O território declarou ainda a intenção de banir a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes.

08h05 - IBM anunciou que tomará medidas para aumentar o desempenho de computadores para auxiliar grupos de pesquisa em investigações que procurem encontrar uma cura/tratamento para a Covid-19. A medida foi anunciada mediante uma parceria com a Casa Branca, nos EUA.

07h53 - Já no entretenimento, várias foram as caras conhecidas que fizeram um apelo aos fãs para que fiquem em casa ao contrário do que aconteceu este domingo

07h45 - Ainda pelo desporto, a Associação de Clubes Europeus tem agendada, para esta segunda-feira, uma reunião por videoconferência, que terá como intuito discutir estratégias que visem minimizar o impacto que a pandemia de Covid-19 terá na 'saúde' financeira do futebol.

07h37 - O Canadá anunciou que não vai enviar atletas aos Jogos Olímpicos de Tóquio e exigiu o adiamento do evento, devido à pandemia da Covid-19.

07h31 - O Governo timorense aprovou hoje o conteúdo do pedido ao Presidente de Timor-Leste da declaração do estado de emergência, que considera necessário para intervir rapidamente na prevenção à propagação da covid-19 no país.

07h27 - Um médico português representante dos Serviços de Saúde de Macau, Jorge Sales Marques, sublinhou hoje em entrevista à Lusa que 40% dos casos importados foram detetados no território através da medição da temperatura.

07h23 - Os Emirados Árabes Unidos anunciaram hoje a suspensão, a partir de quarta-feira e por duas semanas, de todos os voos de passageiros, incluindo em trânsito, devido à pandemia da covid-19.

07h19 - Todos os passageiros desembarcados nos aeroportos do arquipélago da Madeira a partir das 00h de hoje, residentes e não residentes, são obrigados a cumprir um período de quarentena, informou o presidente do Governo regional.

07h15 - O Governo determinou a mobilização de todas as pousadas que a Fundação Inatel gere em Portugal, para que os equipamentos estejam disponíveis "para tudo o que se revelar necessário" durante o estado de emergência, foi anunciado no domingo.

07h11- Mais de 17 mil pessoas de pelo menos oito países estiveram ligadas, no domingo à tarde, durante três horas e meia, a uma sessão online que recriou as tardes dos anos 1980 numa antiga discoteca de Viana do Castelo.

07h09 - A China anunciou hoje que voltou a não registar novas infeções locais pelo novo coronavírus, ao mesmo tempo que detetou 39 novos casos oriundos do exterior.

07h07 - Os ministros da Economia e das Finanças da União Europeia (UE) vão discutir hoje a suspensão temporária das rígidas regras orçamentais de Bruxelas, permitindo desvios em áreas como o défice, dados os impactos da pandemia de covid-19.

07h05 - O Governo e os parceiros sociais voltam hoje a reunir-se, em Lisboa, através de videoconferência, para discutirem medidas para empresas e trabalhadores relacionadas com o impacto na economia da pandemia causada pelo novo coronavírus.

07h03 - Moçambique implementa hoje novas medidas de prevenção da covid-19, que vão vigorar por 30 dias, entre as quais a suspensão dos vistos de entrada no país e o encerramento de todas as escolas.

7h02 - Macau anunciou hoje mais um caso de contágio por novo coronavírus, elevando o número de infetados para 23 desde o início do surto do novo coronavírus.

7h - Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório