Meteorologia

  • 16 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Covid-19. Portugueses de cruzeiro atracado em Lisboa testaram negativo

Restantes passageiros serão testados para o novo coronavírus na terça-feira

Covid-19. Portugueses de cruzeiro atracado em Lisboa testaram negativo
Notícias ao Minuto

09:49 - 23/03/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Coronavírus

Os cidadãos portugueses que viajavam a bordo do cruzeiro MSC Fantasia, operado pela MSC Cruises,  que atracou pelas 9h00 de domingo no porto de Lisboa, depois de ter saído no dia 9 de março do Rio de Janeiro, Brasil, com destino à Europa, testaram negativo para a Covid-19

De acordo com a TVI24, os resultados das análises foram conhecidos ao final da noite de domingo, e alguns portugueses já abandonaram  mesmo o navio.

Ainda segundo a estação de Queluz, alguns portugueses optaram por ficar na embarcação, para dar apoio aos familiares que continuam retidos. Antes de saíremm, serão novamente testados.

Os outros restantes passageiros serão testados para o novo coronavírus esta terça-feira.

A bordo do navio viajam 1.338 passageiros, de 39 nacionalidades (incluindo portuguesa), e 1.247 membros da tripulação, de 50 nacionalidades.

A última escala que fez foi em Maceió, também no Brasil, em 13 de março de 2020, e desde essa data tem estado a navegar em direção a Lisboa.

Segundo o Porto de Lisboa, as autoridades competentes, em conjunto com a MSC Cruises, estão "a desenvolver esforços que lhes permitam repatriar os passageiros que viajam no MSC Fantasia com a maior celeridade possível".

Os passageiros portugueses, depois do desembarque, irão ficar 14 dias em quarentena nas suas residências.

Para os passageiros estrangeiros, a MSC Cruises irá fretar 'charters' para os diferentes países de origem "e será criado um corredor entre o porto e o aeroporto de Lisboa durante os próximos dias, para que os passageiros sejam evacuados por avião".

"Apenas mediante a disponibilidade dos voos os passageiros irão sair do navio com destino ao aeroporto de Lisboa, enquanto os restantes passageiros permanecerão sempre a bordo. A saída do porto para o aeroporto de Lisboa será feita em autocarros, sendo evidentemente cumpridas todas as determinações recebidas das autoridades portuguesas", lê-se na nota.

Durante esse período o navio ficará atracado no porto de Lisboa e a tripulação permanecerá a bordo.

Logo que esteja disponível a confirmação das companhias aéreas, o calendário das viagens será fornecido às autoridades, nomeadamente à autoridade da Saúde, é indicado.

"O navio manter-se-á atracado à disposição das autoridades nacionais para as vistorias ou questionários que se entendam necessários e ainda consulta de todos os relatórios, certificados e informações necessárias", é ainda referido no comunicado do Porto de Lisboa.

Leia Também: AO MINUTO: Governo e parceiros reúnem-se. UE discute 'pausa' nas regras

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório