Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Um milhar de espanhóis repatriados durante o fim de semana

Mais de um milhar de espanhóis que estavam em diferentes partes do mundo devido às restrições de viagem impostas pela luta contra o novo coronavírus conseguiram regressar a Espanha este fim de semana, revelou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Arancha González Laya.

Um milhar de espanhóis repatriados durante o fim de semana
Notícias ao Minuto

10:43 - 23/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

A diplomacia espanhola, que está a coordenar estas viagens, tem prevista ao longo da semana que começa hoje a chegada de vários voos organizados em coordenação com companhias aéreas e outros países europeus, disse Gonzalez Laya em mensagem nas redes sociais.

Segundo números revelados, durante o último fim de semana regressaram em voos organizados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros 120 espanhóis que estavam em Cabo Verde, 22 da Tunísia, 41 de Atenas, 270 da Argentina e 357 do Equador.

Houve também voos de regresso das Filipinas, Gâmbia e Denpasar (Índia), todos voos comerciais coordenados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que se encarrega de negociar as autorizações de saída dos países já encerrados e, noutros casos, de agrupar os passageiros num aeroporto internacional a partir do qual possam regressar.

González Laya voltou a pedir hoje "paciência, calma e responsabilidade" àqueles que ainda estão espalhados pelo mundo: "Não se preocupem, acalmem-se, estamos a organizar o vosso regresso", disse.

A Espanha registou desde o início da pandemia um total de 28.572 casos de covid-19 (até domingo a meio do dia), dos quais 1.720 morreram e 2.125 foram curados.

A região mais atingida pela covid-19 é a de Madrid, com 9.702 infetados e 1.021 mortos, seguida da Catalunha (4.704 e 191), do País Basco (2.097 e 97) e de Castela-Mancha (1.819 e 112).

O Governo espanhol decidiu prolongar por mais 15 dias, a partir do próximo sábado, 28 de março, o atual "estado de emergência" decretado em 14 de março último que inclui medidas como a proibição de todos os cidadãos de andarem na rua, a não ser que seja para irem trabalhar, comprar comida ou à farmácia.

Numa mensagem televisiva ao país no sábado à noite, o primeiro-ministro espanhol fez o balanço de uma semana com as medidas excecionais em vigor, alertando os espanhóis para o aumento das mortes nos próximos dias, mas defendendo que "mais cedo do que tarde" o país iria vencer a covid-19.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro de 2019, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório