Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
29º
MIN 14º MÁX 30º

Câmara de Vila do Conde disponibiliza cuidados de saúde e alimentos

A Câmara Municipal de Vila do Conde, do distrito de Porto, coloca hoje em prática um programa de apoio social, disponibilizando serviços de saúde e alimentos a toda a população afetada pela crise da pandemia da covid-19.

Câmara de Vila do Conde disponibiliza cuidados de saúde e alimentos
Notícias ao Minuto

11:22 - 23/03/20 por Lusa

País Covid-19

Segundo a autarquia, a medida, apelidada 'Estamos Aqui', dará "apoio permanente e efetivo a todos os que a requisitarem", e poderá ser ativada, por telefone, nos serviços da Câmara Municipal, entre as 9h00 e 20h00.

"O programa 'Estamos Aqui' engloba, na sua diversidade, prestação de serviços a nível psicológico, disponibilização de bens essenciais, alimentares e de saúde e a criação de plataforma específica de uma rede de voluntários no concelho", anunciou Elisa Ferraz, presidente da Câmara, numa nota publicada no 'site' da autarquia.

Elisa Ferraz revelou que, na sexta-feira, "pelos dados oficiais emanados pela Delegação de Saúde de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, nestes dois concelhos, estão confirmados 10 casos [de contágio da covid-19], a que acrescem 15 suspeitos a serem investigados e 103 pessoas em vigilância ativa".

A presidente de Câmara manifestou "uma preocupação acrescida para com os mais desprotegidos do concelho", garantindo que todas as pessoas "identificadas pelos serviços de ação social do município" serão alvo de especial atenção do programa 'Estamos Aqui', pedindo o apoio da sociedade civil para lhe dar seguimento.

"Apelamos a toda a nossa comunidade, particulares, empresas, restaurantes com 'take away' e instituições que se associem a este programa. Nenhum de nós viveu um momento tão crítico. Mantenhamos a tranquilidade necessária para que juntos possamos ultrapassar tão grande adversidade", disse Elisa Ferraz.

A autarca referiu, ainda, que "foi dada celeridade ao pagamento dos apoios/subsídios a todas as autarquias de freguesia e a uma grande parte das associações do concelho, com particular relevância para as de caráter social, as IPSS e as Conferências Vicentinas".

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril.

Além disso, o Governo declarou na terça-feira o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório