Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Teletrabalho (e a família…): Dez passos que o ajudam a ter sucesso

Prepare adequadamente o seu espaço de teletrabalho.

Teletrabalho (e a família…): Dez passos que o ajudam a ter sucesso
Notícias ao Minuto

11:00 - 23/03/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Dificuldades do teletrabalho

Com a pandemia de coronavírus, a data ainda indefinida até quando as pessoas em teletrabalho o terão de fazer, e também o próprio aumento do número de colaboradores neste regime, levam a Adecco a indicar os dez passos para garantir a menor disrupção do seu dia de trabalho e simultaneamente respeitando o seu ambiente doméstico vs o seu trabalho.  

Prepare o seu espaço de teletrabalho em dez passos simples:

1. Encontre um espaço no seu lar onde possa trabalhar com conforto e concentração. Se tiver crianças pequenas que exigem supervisão, utilize um espaço comum, embora resguardando aquele que será o seu local de trabalho, para influir positivamente na sua organização mental.

2. Garanta que tem o software necessário instalado e atualizado, e os sistemas de segurança cibernética recomendados pela sua empresa, ativos.

3. Olhando para o seu portátil, e para o seu telemóvel, as suas ferramentas de trabalho em casa, lembre-se: o botão mute é o seu melhor amigo. Tem uma reunião inadiável em videoconferência, mas o seu canto é partilhado com familiares. Faça o mute da sua chamada e garantirá maior conforto para si, para quem fala e para todos os participantes garantindo que não interrompe nem cria ruído desnecessário.

4. Obtenha auscultadores de ouvido fiáveis e teste-os sempre previamente com um amigo, colega ou familiar. Porque ninguém tem de ouvir as suas conversas nem reuniões, mantendo a confidencialidade e ao mesmo tempo ajudando-o/a concentrar-se.

5. Agilizar as videoconferências, eliminando as quebras. É fácil, tem as imagens dos seus colegas a ficarem parados, e a voz a fazer-se ouvir com cortes? Então mude, e desligue a sua câmara mantendo apenas a voz.

6. Atualize o seu estado. Se precisar de fazer pausas, faça, mas informe a sua equipa ou o seu diretor. Assim a todo o momento sabem se não estiver disponível, o que estará a fazer e quando voltará, não criando desconforto para nenhuma das partes.

7. Vista-se adequadamente. O teletrabalho não exige que saia como para o trabalho, mas exige um mínimo e ditam as regras de sociedade que em trabalho evite chamadas em que esteja presente de pijama, com um aspeto negligenciado. Irá seguramente, se o fizer, influir na sua performance e confiança transmitida.

8. Coloque-se num local com luz natural ou com boa iluminação ainda que artificial.

9. Tenha em conta o contexto da imagem e evite um 'fundo' desarrumado e desorganizado que transmitirão o caos mais do que o seu profissionalismo.

10. Cumpra os horários de trabalho o mais possível e as suas rotinas, ajustando-as ao seu 'local de trabalho' de forma a manter a sua produtividade e a sua sanidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório