Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Empresa cede clínica ao Ministério da Saúde para tratar doentes renais

Uma empresa prestadora de cuidados renais disponibilizou ao Ministério da Saúde as instalações de uma clínica em Linda-a-Velha, concelho de Oeiras, com capacidade para 180 doentes para que possa tratar doentes renais crónicos com Covid-19, foi hoje anunciado.

Empresa cede clínica ao Ministério da Saúde para tratar doentes renais
Notícias ao Minuto

10:44 - 23/03/20 por Lusa

País Covid-19

O anúncio acontece no dia em que a Diaverum Portugal abriu uma nova clínica em Linda-a-Velha, com capacidade para tratar cerca de 300 doentes, com "equipamentos topo de gama" para tratar doentes renais crónicos em tratamento de hemodiálise, afirma o diretor-geral da empresa, César Silva, num comunicado enviado à agência Lusa.

"Na crise que estamos todos a viver é importante superar a excelência de cuidados a que já estamos habituados, de forma a minimizar riscos e garantir melhores condições de segurança para todos os utentes bem como para os próprios profissionais", sublinha César Silva.

O responsável sublinha que "a pandemia" que o país e o mundo estão a viver "trouxe para primeiro plano o trabalho transcendente das equipas clínicas, inexcedíveis na sua entrega aos cuidados de todos os que deles precisam."

"Todos os profissionais que trabalham nestas clínicas, tais como médicos, enfermeiros, auxiliares, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, pessoal administrativo e técnico tem trabalhado com uma disponibilidade 24h/7 dias por semana para garantir os melhores cuidados a estes doentes, num tempo em que as pessoas com esta doença a realizar tratamento se sentem ainda mais fragilizadas", salientou.

Neste contexto, "a Diaverum fez questão, nos tempos muito difíceis que estamos a viver, de disponibilizar as instalações da antiga clínica de Linda a Velha, com capacidade para tratar 180 doentes, ao Ministério da Saúde para que este possa tratar doentes renais crónicos com Covid-19".

O Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, também se disponibilizou a funcionar, desde a passada terça-feira, ao serviço do Estado, no combate ao surto do novo coronavírus face "à necessidade de recursos nos serviços de saúde".

Também outros hospitais privados já se mostraram disponíveis para receber doentes infetados pelo Covid-19, se tal for decidido pelas autoridades de saúde.

Em Portugal, há 14 mortes e 1.600 infeções confirmadas de Covid-19.

O país está em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira, até às 23h59 de 2 de abril.

O novo coronavírusinfetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório