Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

FMI sugere novos financiamentos para países cumpridores da zona euro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) propôs a criação de um novo fundo para ser usado em áreas de interesse comum e pelos 19 países que respeitem o Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) e os compromissos para reformas estruturais.

FMI sugere novos financiamentos para países cumpridores da zona euro
Notícias ao Minuto

20:15 - 16/06/16 por Lusa

Economia PEC

Na conferência de imprensa após a reunião de hoje do Eurogrupo, no Luxemburgo, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, explicou a sugestão feita no âmbito de uma avaliação à zona euro (consulta do artigo IV).

Aos jornalistas, a responsável explicou que o eventual fundo iria servir como "contrapartida pelo respeito do PEC e compromissos de reformas estruturais".

Segundo Lagarde, a par do plano Juncker, poderia haver um outro mecanismo, com participação de vários países, para, por exemplo, se "dedicar a tratar das migrações ou refugiados ou para uma política energética, de forma a colocar mais fundos em comum para lutar contra as alterações climáticas".

A responsável foi repetindo que o acesso aos financiamentos de "projetos de natureza comum a todos os países" teria como "condicionalidade" o respeito pelas regras traçadas aos membros da zona euro.

Neste relatório, o FMI confirmou a continuação da recuperação económica da zona euro e recomendou que o foco se mantenha nas reformas estruturais, assim como nas reformas a nível dos setores de investimento e financeiro.

Os ministros das finanças da zona euro acordaram hoje uma série de princípios para melhorar a sustentabilidade de fundos de pensão, assim como deram formalmente luz verde ao desbloqueio de 7,5 mil milhões de euros para permitir à Grécia pagar nomeadamente ao Banco Central Europeu.

A decisão técnica deverá ser tomada na sexta-feira, esperando-se que o dinheiro chegue a Atenas na próxima semana, segundo Klaus Regling, presidente do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

Aos jornalistas, Lagarde afirmou que o FMI não está envolvido em qualquer programa de apoio à Grécia.

O fundo tem repetido que não contribuirá para o terceiro resgate até que haja um plano concreto dos europeus sobre a sustentabilidade da dívida grega.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório