Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Remuneração média mensal na função pública cresce para 1.730 € em janeiro

A remuneração base média mensal na administração pública aumentou 6,4% em janeiro, face ao período homólogo, para 1.730,2 euros, foi hoje divulgado.

Remuneração média mensal na função pública cresce para 1.730 € em janeiro
Notícias ao Minuto

20:37 - 15/05/24 por Lusa

Economia DGAEP

"Em janeiro de 2024, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.730,2 euros, correspondendo a uma variação global média de mais 4,3% face ao mês de referência do trimestre precedente (outubro 2023) e a uma variação homóloga de 6,4%", lê-se na síntese estatística do emprego público da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).

Para esta evolução contribuiu o efeito conjugado da entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios, de medidas de valorização aprovadas para os trabalhadores da função pública e da atualização do valor do salário mínimo para 820 euros e do valor da Base Remuneratória da Administração Pública para 821,83 euros.

Destaca-se na administração regional e local a carreira de outro pessoal de segurança (22,5%).

Já o ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado em 2.043,5 euros em janeiro, mais 3,7% face ao trimestre anterior e mais 6,6% relativamente ao período homólogo.

Para a variação homóloga contribuiu o aumento da remuneração base média mensal e das restantes componentes, como subsídios e complementos regulares.

"A componente do ganho referente ao pagamento por horas suplementares apresenta uma ligeira diminuição", precisou.

No que diz respeito ao ganho médio mensal (comparação homóloga), destacam-se as carreiras de bombeiro (44,7%), PJ - Polícia Judiciária (28,5%) e PSP -- Polícia de Segurança Pública (28,5%).

Leia Também: Setor das comunicações já foi "mais fervilhante", diz ministro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório