Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

AEP e ACP congratulam Governo pela decisão do novo Aeroporto

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Comercial do Porto (ACP) congratularam hoje o Governo pela decisão de avançar com um novo aeroporto para Lisboa em Alcochete e pediram investimento no aeroporto do Porto.

AEP e ACP congratulam Governo pela decisão do novo Aeroporto
Notícias ao Minuto

17:16 - 16/05/24 por Lusa

Economia Aeroporto

"A AEP e a ACP congratulam o Governo português pela decisão de avançar com uma solução para ultrapassar os constrangimentos da infraestrutura aeroportuária da capital, que o país anda a discutir há meio século", manifestaram as associações empresariais, em comunicado conjunto.

Na terça-feira, o Governo anunciou a decisão de construir o novo Aeroporto Luís de Camões, no Campo de Tiro de Alcochete, mantendo temporariamente o Aeroporto Humberto Delgado e aumentado a sua capacidade até que a nova infraestrutura esteja operacional.

Adicionalmente, a AEP e a ACP apelaram para o Governo "não ignorar a importância estratégica que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro [no Porto] tem para o país, servindo em particular as regiões portuguesas mais industrializadas, fortemente exportadoras e que geram excedentes na sua balança comercial, bem como a euro-região do Norte de Portugal e Galiza".

As associações defendem que o executivo liderado por Luís Montenegro deve reavaliar o papel estratégico do aeroporto do Porto, considerando que tem potencial de crescimento "por custos mínimos", e avançar de imediato com os investimentos necessários.

"O investimento em obras de ajustamento necessário, ampliação e melhoramento desta importante infraestrutura aeroportuária, que é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, é fundamental, por forma a desempenhar um papel mais relevante nas ligações de Portugal com o mundo", realçaram.

Para aquelas associações, o investimento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro permitirá aumentar a capacidade de resposta do país durante o período de construção do novo aeroporto, que a Portela não permite assegurar, tendo em conta a saturação da sua capacidade de resposta à crescente procura.

Leia Também: Novo aeroporto? Decisão criou "aumento substancial" da procura de imóveis

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório