Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Concurso Cidades do Vinho premiou uma centena de vinhos em Gouveia

11 das medalhas foram atribuídas a vinhos produzidos em Gouveia.

Concurso Cidades do Vinho premiou uma centena de vinhos em Gouveia
Notícias ao Minuto

17:25 - 16/05/24 por Lusa

Lifestyle Vinhos

O IV Concurso Cidades do Vinho, que decorreu em Gouveia, distrito da Guarda, entre os dias 9 e 11, atribuiu uma centena de medalhas, 11 delas a vinhos produzidos naquele concelho.

Numa nota enviada à agência Lusa, a Câmara Municipal de Gouveia referiu que estiveram a concurso 315 amostras, de 13 regiões do país, tendo sido atribuídas 100 medalhas.

Leia Também: Exportações de vinhos portugueses sobem para 212 milhões até março

O júri, composto por trinta elementos, elegeu 36 vencedores com Grande Medalha de Ouro e concedeu 64 medalhas de Ouro, nas categorias de Vinhos Tranquilos, Vinhos Licorosos e Espumantes.

A autarquia destacou que entre os vencedores constam vinhos produzidos no concelho de Gouveia, que conquistaram duas Grandes Medalhas de Ouro e nove de Ouro.

A Grande Medalha de Ouro foi atribuída ao vinho branco 'Villa Oliveira', da Casa da Passarela, e ao vinho tinto 'Quinta da Espinhosa Reserva Vinhas Velhas', da Quinta da Espinhosa, ambos na categoria de vinhos tranquilos.

As Medalhas de Ouro foram conquistadas pela Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, com a marca 'Pedra da Paciência', na referência de vinhos branco e tinto; pela Quinta da Perdonda, com a marca 'Quinta da Perdonda Vinhas Velhas 2020' na referência vinho branco; pela Casa da Passarella, com o vinho tinto 'Villa Oliveira' e com o vinho branco 'Abanico'; pela Quinta da Ponte Pedrinha, com os vinhos tintos 'Quinta da Ponte Pedrinha Vinhas Velhas' e 'Quinta da Ponte Pedrinha 2018'; pela Casa Américo, com os vinhos brancos 'Casa Américo 2023' e pela 'Casa Américo Reserva 2021'.

Leia Também: 'Grande Ouro'. Região Demarcada dos Vinhos Verdes distingue 4 produtos

A Câmara de Gouveia salientou que "os vinhos do concelho de Gouveia demonstraram mais uma vez a sua excelente qualidade (...) que os posiciona num patamar de reconhecimento e realce no panorama vitivinícola mundial".

A autarquia considerou que a quarta edição do Concurso Cidades do Vinho revelou-se "um enorme sucesso" e que o evento colocou em destaque a vitivinicultura e o turismo do concelho.

O Concurso foi uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e contou com o alto patrocínio do Presidente da República e o apoio do Ministério da Agricultura.

As condecorações serão entregues no decorrer da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém.

Leia Também: Vinhos do Minho e Galiza juntam-se em mostra vínica em Valença

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório