Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Combustíveis simples deverão representar 86% das vendas em 2015

Os combustíveis simples deverão representar 86% das vendas totais de gasóleo e de gasolina estimadas para 2015 em Portugal, que deverá atingir os 8.384 milhões de euros, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).

Combustíveis simples deverão representar 86% das vendas em 2015
Notícias ao Minuto

19:07 - 23/11/15 por Lusa

Economia ENMC

Lisboa, 23 nov - Os combustíveis simples deverão representar 86% das vendas totais de gasóleo e de gasolina estimadas para 2015 em Portugal, que deverá atingir os 8.384 milhões de euros, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC).

Segundo os números divulgados hoje, os combustíveis simples deverão representar 7.215 milhões de euros de volume de vendas em 2015, enquanto os combustíveis aditivados se ficarão pelos 1.169 milhões de euros.

Em 2014, antes da entrada em vigor da lei que obriga à comercialização de combustíveis simples em todos os postos de abastecimento, estes combustíveis não aditivados representavam apenas 26% do volume total de vendas.

A introdução de combustíveis simples (não aditivados) em todos os postos de abastecimento já permitiu aos consumidores pouparem 168 milhões de euros desde abril, avançou a ENMC na conferência sobre "O Mercado de Combustíveis".

Segundo Filipe Meirinho, diretor da ENMC para a área petrolífera, houve um ganho de 168 milhões de euros em cerca de sete meses desde a entrada em vigor da lei que obriga à comercialização de combustíveis simples em todos os postos de abastecimento, acima das previsões do Governo que antecipava uma poupança anual de cerca de 200 milhões de euros.

O presidente da APETRO, associação que representa as petrolíferas, desvalorizou os cálculos das poupanças, considerando em primeiro lugar que a comparação não pode ser feita, porque a oferta mudou, tendo sido "limitada".

"Não posso comentar essas contas, porque não sei como é que foram feitas", disse António Comprido em declarações aos jornalistas à margem da conferência, criticando ainda que se reduza o debate dos combustíveis "à questão dos preços".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório