Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 23º

Igrejas dos Países Baixos tocam 'Europapa' em apoio a Joost Klein

A iniciativa surgiu pela rádio 3FM, como forma de apoiar o artista, de 26 anos, que foi desqualificado da Eurovisão.

Notícias ao Minuto

21:23 - 15/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Eurovisão

A música 'Europapa' do cantor Joost Klein, expulso do 68.º Festival Eurovisão da Canção horas antes da grande final, fez-se ouvir nos sinos das igrejas de várias cidades dos Países Baixos, na terça-feira. 

Segundo a imprensa local, a iniciativa surgiu pela rádio 3FM, como forma de apoiar o artista, de 26 anos, que foi desqualificado, de acordo com a União Europeia de Radiodifusão (UER), "na sequência de um comportamento ameaçador dirigido a uma mulher da equipa de produção".

No entanto, a emissora Avrotros, dos Países Baixos, garantiu que fez "um movimento ameaçador" em "direção à câmara", mas "não tocou na mulher".

A estação indicou ainda que "consultou extensivamente" a UER e "propôs várias soluções", mas a decisão de desqualificar o artista foi tomada na mesma.

A rádio 3FM afirmou que 'Europapa' se fez ouvir nas igrejas das cidades de Nijkerk, Weesp, Groningen, Oldenzaal, Venlo, Leiden, Bussum, Elburg, Hasselt, Hattem, Eindhoven, Gorinchem, Vlissingen, Meppel, Andel e Doetinchem.

Pode ver nos vídeos abaixo pequenos excertos da iniciativa e, na galeria acima, 'Europapa' a ser tocada na Igreja de Santa Catarina, em Eindhoven.

Joost Klein representou os Países Baixos com 'Europapa', um tema que é uma ode à Europa e a um mundo sem fronteiras, além de uma homenagem aos pais que morreram quando o cantor era adolescente.

Segundo dados revelados na madrugada de sábado, 'Europapa' alcançou o segundo lugar na segunda semifinal do evento, que decorreu na quinta-feira, ficando apenas atrás de Israel. 

A 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção realizou-se em Malmö, na Suécia, entre os dias 7 e 11 de maio e, apesar das críticas devido à participação de Israel, acabou por ganhar a Suíça, o país mais neutro do mundo, com Nemo e 'The Code'.

Leia Também: Eurovisão defende decisão de expulsar Joost: "Clara violação das regras"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório