Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter atingiu esta terça-feira a região central das Filipinas, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O abalo foi registado às 22h locais (15h em Lisboa), sendo que o epicentro do fenómeno foi no mar a 10 quilómetros de profundidade e a 11 quilómetros de distância da zona povoada mais próxima, Calape (um município da província de Bohol com cerca de 33 mil habitantes).
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico declarou que "não existe ameaça de tsunami devido a este terramoto" e que "não é necessária qualquer ação".
O serviço geológico regista ainda três ocorrências a seguir ao primeiro abalo: uma de magnitude 5,2 e duas outras de 5.
Para já, não há relatos oficiais de danos, contudo, nas redes sociais, já está a circular um vídeo que diz ser na ilha de Bantayan. Nas imagens, é possível ver o topo de uma suposta igreja histórica a quebrar e a cair ao chão, desfazendo-se em pedaços no impacto.
Pode ver o vídeo na nossa galeria.
Uma outra publicação mostra a destruição na cidade de Bogo, com vários edifícios a apresentarem danos visíveis e imensos destroços no pavimento.
Multiple building collapses in Bogo City, Philippines, following a shallow 6.9 earthquake pic.twitter.com/f2LxWeJiw1
— Faytuks Network (@FaytuksNetwork) September 30, 2025
Em outras imagens, em Cebu, foi captado o pânico de dezenas de pessoas, muitas das quais se apressaram a ir para debaixo de mesas.
Panic at an international pageant in Cebu during the M6.9 earthquake that hit the Philippines today
— Volcaholic (@volcaholic1) September 30, 2025
Edge Tenoriapic.twitter.com/hkvNOEtIEE
As Filipinas registam frequentemente atividade sísmica devido à posição no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico.
A maioria dos abalos é demasiado fraca para ser sentida pela população, mas ocorrem de forma aleatória sismos fortes e destrutivos.
Leia Também: Vídeo: Sismo de magnitude 5,6 deixa danos materiais no noroeste da China