Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

Municípios que recorrerem a fundo terão regras suavizadas

Os municípios que peçam apoio ao Fundo de Apoio Municipal (FAM), por incapacidade de cumprir com as regras determinadas e os compromissos assumidos, terão o ritmo dos reembolsos suavizado, dá conta o jornal i. As pretensões dos municípios ainda não têm ‘luz verde’, mas deverão mesmo avançar.

Municípios que recorrerem a fundo terão regras suavizadas
Notícias ao Minuto

08:25 - 10/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia FAM

As câmaras que pedirem ajuda ao FAM para cumprir as suas responsabilidades terão, dá conta o i, as regras dos reembolsos das dívidas suavizadas.

A proposta, feita pelas câmaras em dificuldades, ainda não tem ‘luz verde’ do Fundo , mas fontes consultadas por esta publicação dão conta de que há margem para negociar, porque “o objetivo [do recurso ao fundo] é assegurar que os municípios entram numa trajetória de sustentabilidade".

A lei das finanças locais estabelece que os municípios com uma dívida 1,5 vezes superior à média da receita correte líquida são obrigados a reduzir esse passivo, devendo as câmaras municipais cortar, anualmente, 10% desse valor em excesso até que seja atingida esta meta.

Esta medida deve entrar já este ano em vigor, no entanto os municípios que já pediram ajuda consideram que o “objetivo é impossível de cumprir”. Isto porque além deste facto, as entidades incluídas no subsetor da administração local têm obrigatoriamente que reduzir 10% dos pagamentos em atraso com mais de 90 dias.

As alterações propostas pelas câmaras sobre a lei das finanças locais serão apresentadas ao secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório