Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Taxa de desemprego de 30,1% na África do Sul no primeiro trimestre

A taxa de desemprego na África do Sul atingiu 30,1% da população ativa, no primeiro trimestre deste ano, anunciou hoje o Gabinete de Estatística (StatSA).

Taxa de desemprego de 30,1% na África do Sul no primeiro trimestre
Notícias ao Minuto

12:39 - 23/06/20 por Lusa

Economia StatSA

O número de desempregados aumentou 1% entre janeiro e março, em comparação com o mesmo período em 2019, atingindo 7,1 milhões de pessoas, segundo os dados.

O país mais industrializado do continente está mergulhado há mais de uma década numa crise caracterizada por um crescimento lento, a deterioração das finanças públicas e o desemprego em massa.

A economia sul-africana voltou a entrar em recessão no último trimestre do ano passado.

No conjunto de 2019, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,2%, o mais lento desde a crise financeira global de 2008.

De acordo com as últimas previsões das instituições financeiras internacionais e do Banco Central da África do Sul, a pandemia da covid-19 deverá reduzir o crescimento em cerca de 6% em 2020.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, prometeu um plano de apoio à economia e aos mais pobres no valor de mais de 24 mil milhões de euros e flexibilizou as medidas para conter a covid-19 aplicadas no final de março.

"Vamos atravessar tempos difíceis, não haverá soluções fáceis e temos de ser realistas quanto às nossas perspetivas futuras", afirmou o chefe de Estado, na segunda-feira.

Várias empresas, incluindo a empresa pública de radiodifusão SABC, anunciaram despedimentos recentemente.

Desde o início da crise sanitária, as três agências de notação financeira Fitch, Moody's e Standard & Poor's baixaram a classificação da África do Sul.

A África do Sul é o país com mais casos de covid-19 no continente africano, tendo passado na segunda-feira a barreira dos 100 mil (101.590) e matou 1.991 pessoas.

Em África, há 8.334 mortos confirmados em mais de 315 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 469 mil mortos e infetou mais de 9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório