Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Mais 6 mortos em Portugal; Já há data para regresso às aulas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 6 mortos em Portugal; Já há data para regresso às aulas
Notícias ao Minuto

08:50 - 23/06/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Após o aumento de casos de Covid-19, sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo, António Costa anunciou que a partir de agora dá-se um passo atrás no desconfinamento na região.

Assim, a partir desta terça-feira há quatro novas regras para poder estar em público na área Grande Lisboa, sendo que as medidas estão já em vigor. A quem não as respeitar "será determinado o crime de desobediência. A pessoa indicada será imediatamente autuada", afirmou à agência Lusa fonte do Governo, crime punido no Código Penal com prisão até um ano ou 120 dias de multa.

Recorde-se que Portugal contabiliza, atualmente, um total de 39.737 infetados e 1.540 mortos. Já lá fora, os EUA ultrapassaram os 120 mil óbitos e a Chian registou mais 22 novos casos de infeção

O dia de hoje fica também marcado pela audição do presidente executivo da TAP, que estará na Assembleia da República para discutir a necessidade de uma injeção de capital na ordem dos 1.000 milhões de euros para viabilizar a empresa, após as perdas registadas na sequência da pandemia que deixou em terra muitos aviões.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h01 - Fechámos este registo. Pode continuar a acompanhar as incidências da tarde aqui.

15h00 - O Santuário de Fátima anunciou hoje que há registo de 24 positivos à covid-19 na instituição, depois de realizados 334 testes a todos os colaboradores e coralistas daquela organização religiosa. São mais oito casos do que os reportados no domingo.

14h55 - Os Estados Unidos já realizaram perto de 22 milhões de testes à Covid-19 desde o início da pandemia, afirmou Admiral Brett Giroir, secretária do departamento de Saúde e Serviços Humanos.

14h49 - Irão registou 121 novos óbitos relacionados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, o número diário mais alto verificado naquele país desde 11 de abril. E foram diagnosticados 2.445 novos infetados com o coronavírus

14h39 - A justiça federal determinou que Jair Bolsonaro deve usar máscara de proteção "em todos os espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços do Distrito Federal", sob pena de incorrer numa multa diária de dois mil reais (cerca de 340 euros).

14h33 - A taxa de contágio na Alemanha continua próxima de 3, o que levou hoje as autoridades a pedir prudência para evitar novos surtos de covid-19. "Temos que ter o maior cuidado possível, o vírus continua aí e tem um alto potencial de reprodução, como já vimos em alguns locais", destacou Lothar Wielerdiretor do Instituto Robert Koch (RKI).

14h20 - António Costa reagiu ao aumento do número de desempregados em Portugal. "Esta é uma realidade que temos de responder com a mesma energia e determinação com que respondemos à pandemia. Temos de controlar o crescimento do desemprego e temos de reativar a economia para que possa voltar a gerar emprego", declarou. 

14h15 - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que o partido mantém a intenção de realizar a Festa do Avante! em setembro. "Pela enésima vez, dizer que a festa está marcada desde o ano passado, estamos a pensar realizá-la, acompanhada naturalmente de uma avaliação das circunstâncias em que ela se vai realizar", disse.

14h09 - O secretário de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor, João Torres, disse hoje que, até ao momento, "já foram apreendidas 780 mil máscaras e 22.600 litros de biocida [álcool gel]", no âmbito da covid-19.

14h05 - Os Açores registaram nas últimas 24 horas dois novos casos positivos de covid-19, ambos na ilha de São Miguel, relativos a dois homens que desembarcaram na região provenientes do território nacional.

14h03 - A GNR alerta para que os festejos de São João, no Porto, esta noite, se façam em segurança.

13h53 - O tenista sérvio Novak Djokovic testou positivo à Covid-19, juntando-se a três outros jogadores - Dimitrov, Coric e Troicki - que participaram no torneio de exibição Adria Tour e também foram infetados, informou hoje o número um mundial. Recorde-se que o tenista esteve numa festa, com outros atletas, em plena pandemia.

13h49 - Desconfinamento na Rússia. Moscovo iniciou hoje a sua última fase de fim do confinamento, no âmbito da pandemia de Covid-19, com a abertura de restaurantes, ginásios e outras empresas, apesar de ter registado 1.081 novos casos de infeções nas últimas 24 horas.

13h47 - Desconfinamento no Reino Unido. Bares, restaurantes e cabeleireiros vão poder abrir a partir de 4 de julho no Reino Unido, com a redução da regra de distanciamento social de dois metros devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

13h44 - Lembra-se de Hermann Schreiber? A história do octogenário alemão que sofre de Alzheimer e que durante o confinamento tocou, todos os dias, à mesma hora, a sua harmónica à janela de casa, em Espanha, não deixou ninguém indiferente. Agora, passados os meses de confinamento obrigatório, a sua história inspirou uma curta-metragem.

13h34 - Visitas nas prisões. Quarenta e dois dos 49 estabelecimentos prisionais já estão preparados para retomar as visitas aos reclusos, em "condições de segurança sanitária", o que implicou "um trabalho enorme de adaptação dos espaços", disse hoje a ministra da Justiça.

13h24 - O que sentem os bebés infetados com o SARS-CoV-2? Bebés tendem a sentir febre e sintomas ligeiros da doença. Confira aqui outros sintomas.

13h12 - De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, há 9 concelhos com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quantos há no seu.

13h06 - As autoridades chinesas afirmaram hoje que o surto que surgiu no maior mercado abastecedor de Pequim, na semana passada, já está na "fase final", após medidas de confinamento parcial e realização de testes em grande escala.

13h04 - A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) não compreende a nova limitação de horário imposta na Área Metropolitana de Lisboa (AML), justificando que os centros comerciais cumprem todas as normas de segurança previstas na lei.

12h56 - Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, anunciou, esta terça-feira, que a tutela quer que o próximo ano letivo comece entre 14 e 17 de setembro, já com aulas presenciais. 

12h48 - Portugal regista, esta terça-feira, um total de 39.737 casos de Covid-19 e 1.540 mortes. O que representa um aumento de 345 casos e 6 mortos nas últimas 24 horas. Acompanhe os números em detalhe, aqui.

12h44 - Dados Mundiais. Já morreram, pelo menos, 472.173 pessoas e há mais de 9.116.250 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

12h20 - O presidente executivo da TAP já esta a ser ouvido na Assembleia da República. Antanoaldo Neves disse não esperar "nada menos do que uma Comissão Europeia extremamente dura" nas contrapartidas exigidas à companhia aérea pelo auxílio que vai receber de até 1.200 milhões de euros.

12h06 - O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, acredita que os jovens estão "saturados" do confinamento, sugerindo que a reabertura dos bares pode ser uma forma de evitar as festas ilegais e os ajuntamentos em espaços públicos. "Tenho a certeza absoluta de que a juventude do nosso país saberá encarar com responsabilidade e responder à altura do desafio.", afirmou em declarações à TSF.

12h02 - O computador mais rápido do mundo, o Fugaku, está a ser utilizado para estudar a propagação da Covid-19, noticia a CNN. O computador, desenvolvido pela Fujitsu, coloca o Japão, pela primeira vez, na lista de países com a mais rápida tecnologia a nível de computadores.

11h57 - A Bélgica apresentou uma média diária de 89 novos casos diários de covid-19 na última semana, menos 17% do que os registados na semana anterior (107). No que respeita a mortes, a média diária da última semana reduziu-se para cinco, metade da média da semana anterior.

11h50 - A cidade de Guetersloh, na Alemanha, está novamente em quarentena, até o dia 30 de junho, após um surto do novo coronavírus num matadouro.

11h45 - Atenção! Os dermatologistas alertam para a necessidade de hidratar as mãos sempre que se lavem ou desinfetem, pois a lavagem ou desinfeção retiram a película protetora e podem tornar a pele mais sensível e reativa à exposição solar.

11h38 - As autoridades sanitárias italianas estão preocupadas com uma segunda vaga de Covid-19, após o alívio nas medidas de confinamento, noticia o Le Parisien. "Não podemos excluir uma segunda vaga no outono", afirma Massimo Galli, especialista em doenças infecciosas no hospital Sacco, de Milão.

11h23 -  Rui Rio saiu em defesa do autarca social-democrata de Ovar, após a troca de galhardetes entre Fernando Medina e Salvador Malheiro. "Todos temos momentos menos felizes e hoje o Presidente da Câmara de Lisboa esteve particularmente infeliz", defendeu o dirigente do PSD, numa publicação divulgada ainda ontem, na sua conta oficial do Twitter.  

11h15 - O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) vai estudar amostras consecutivamente positivas de doentes com infeção covid-19 "anormalmente longa" para tentar compreender a situação e poder "apoiar a decisão clínica e de saúde pública".

11h06 - A Catalunha reportou um novo surto do novo coronavírus num lar de idosos, em Lérida, tendo, até ao momento, sido registados 18 casos positivos - 13 idosos e cinco funcionários, num total de 43 testes PCR realizados.

11h03 - O tenista sérvio Viktor Troicki informou hoje ter testado positivo à covid-19, sendo o terceiro caso entre os jogadores que participaram no Adria Tour, torneio de exibição nos Balcãs, organizado por Novak Djokovic.

Notícias ao MinutoViktor Troicki© Getty Images

10h55 - Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou, esta terça-feira, este apelo para que toda a população evite realizar festas ou aglomerados. 

10h45 - A primeira vice-presidente do Governo espanhol, Carmen Calvo, pediu hoje prudência para evitar novos surtos de covid-19 e advertiu que, se for necessário, o executivo poderá voltar a decretar o estado de emergência para impedir a mobilidade dos cidadãos.

10h39 - Numa altura em que é pedido o cumprimento do distanciamento social e as medidas de higiene, as autoridades norte-americanas anunciaram que estão à procura de uma mulher que terá tossido propositadamente para cima de um bebé de um ano, num restaurante na Califórnia. O momento ficou registado em video. Veja-o aqui.

10h35 - Comércio mundial deverá cair 18,5% entre abril e junho. O volume do comércio mundial de mercadorias, que tinha diminuído 3% no primeiro trimestre, continuou a diminuir entre abril e junho, meses em que desceu 18,5%, segundo as previsões publicadas hoje pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

10h24 - Governo de Boris Johnson está perto de fechar uma lista de 10 países considerados seguros para os turistas britânicos viajarem sem que seja necessário ficarem em isolamento durante duas semanas no regresso, como acontece atualmente. A inclusão de Portugal nesta lista está ainda incerta, noticia hoje o The Times. 

10h20 - Segundo a agência Efe, Madrid pediu ao Governo para restringir voos que tenham origem em países com altas taxas de Covid-19.

10h03 - Pequim anunciou que vai aumentar a rapidez na realização de testes à Covid-19, anuncia a Reuters. Atualmente, a capital chinesa realiza, diariamente, 300 mil testes, sendo que em março realizava apenas 40 mil. 

09h45 - A Rússia regista, esta terça-feira, 7.425 novos casos de Covid-19. Com este aumento, o país regista agora um total de 599.705 casos de infeção desde o início da pandemia, o que o torna o terceiro país com mais casos a nível mundial.

09h42 - A Vodafone lançou uma ferramenta que visa apoiar os doentes que contraíram o novo coronavírus. Trata-se de um kit com alguns equipamentos eletrónicos, incluindo um botão de pânico, que é entregue aos doentes com a Covid-19 depois de receberem tratamento hospitalar. 

09h30 - O número de mortos em África devido à covid-19 subiu para 8.334, mais 219 nas últimas 24 horas, em cerca de 315 mil casos. A África do Sul, epicentro da pandemia em África, superou os 100 mil casos de infeção, e está agora entre os dez países do mundo com mais casos de infeção

09h10 - A Alemanha registou 10 óbitos e 503 novos casos de infeção nas últimas 24 horas . No total, o novo coronavírus já fez 8.895 vítimas mortais 190.862 infetados.

08h55 - O mercado automóvel europeu deve registar uma queda histórica de 25% devido à crise sanitária. O registo de matrículas de viaturas novas na UE deve passar das 12,8 milhões de unidades em 2019 para as 9,6 milhões este ano.

8h40 - Cientistas e médicos estão à procura de indivíduos que tenham sobrevivido ao coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, para que doem plasma sanguíneo. Na sequência disso, descobriram que os números sugerem que os homens produzem maiores quantidades de anticorpos de Covid-19, comparativamente às mulheres, o que por sua vez os torna melhores dadores. Eis o porquê.

08h30 - Centenas de devotos devem participar, esta terça-feira, numa das procissões religiosas mais célebres da Índia. Apesar do elevado risco de contágio, o mais alto tribunal do país decidiu autorizar a realização do espectáculo anual. 

08h25 - Malheiro vs. Medina. A 'troca de galhardetes' entre Salvador Malheiro e Fernando Medina subiu de tom na noite desta segunda-feira. Após o presidente da Câmara de Lisboa ter afirmado no Jornal das 8 da TVI, que o autarca de Ovar tinha ido longe demais ao sugerir uma cerca sanitária na capital, este último usou as redes sociais para afirmar que não admite "falta de respeito para com o Município de Ovar e para com as nossas gentes".

07h01 - Está a par das novas regras em Lisboa e Vale do Tejo? Se ainda tem dívidas sobre as novas medidas de restrição, anunciadas esta segunda-feira por António Costa, conheça-as resumiadamente abaixo e em detalhe aqui.

  • Ajuntamentos no máximo de 10 pessoas;
  • Estabelecimentos comerciais a encerrar às 20h00, à exceção dos restaurantes;
  • Proibida venda de bebidas alcoólicas nos postos de abastecimento de combustível;
  • Proibido consumo de bebidas alcoólicas ao ar livre;

7h00 - A declaração a atestar quebra de rendimentos que protege as famílias afetadas pela pandemia de covid-19 de cortes de água, luz, gás e comunicações pode começar a ser enviada a partir de hoje aos prestadores destes serviços essenciais.

06h17 -  Presidente da Venezuela alerta para um "surto perigoso" de coronavírus nas grandes cidades do país, no mesmo dia em que o país ultrapassou a barreira dos 4.000 casos confirmados.

06h15 - O Presidente executivo da TAP é hoje ouvido na Assembleia da República para esclarecer plano de rotas e apoios para a companhia. Em discussão estará o plano de voos da empresa para junho e julho e a necessidade de uma injeção de capital na ordem dos 1.000 milhões de euros para viabilizar a empresa.

06h10 - A China diagnosticou 22 novos casos da covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 13 em Pequim e nove oriundos do exterior.

06h00 - Os Estados Unidos registaram mais 425 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando os 120 mil óbitos desde o início da pandemia. O último balanço aponta ainda para mais de 2,31 milhões infetados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório