Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Malheiro sobre Medina. "Não admito a falta de respeito para com Ovar"

O presidente da Câmara de Ovar considerou que o responsável por Lisboa tem 'atirado' todas as suas responsabilidades para as autoridades e para os cidadãos, no que diz respeito ao controlo da pandemia na capital.

Malheiro sobre Medina. "Não admito a falta de respeito para com Ovar"
Notícias ao Minuto

08:25 - 23/06/20 por Mafalda Tello Silva

Política Polémica

A 'troca de galhardetes' entre Salvador Malheiro e Fernando Medina subiu de tom na noite desta segunda-feira. Após o presidente da Câmara de Lisboa ter afirmado, ontem no Jornal das 8 da TVI, que o autarca de Ovar tinha ido longe demais ao sugerir uma cerca sanitária na capital, o social-democrata recorreu, novamente, às redes sociais para responder à letra: "O que, neste caso concreto, não posso admitir é a falta de respeito para com o Município de Ovar e para com as nossas gentes"

Num longo texto divulgado no Facebook, Salvador Malheiro começa por caracterizar a opinião de Fernando Medina "curiosa" a seu respeito, "nomeadamente", porque o presidente de Lisboa "passa a vida a comentar, nas televisões, sobre assuntos que não domina".

"Não tem, aliás, qualquer pudor em se colocar em pose, atrás das câmaras, aquando da chegada de um qualquer avião carregado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais)".

Contudo, para o presidente de Ovar, Fernando Medina passou uma linha vermelha ao desrespeitar o seu concelho e acusou o autarca da capital de desconhecer as ligações entre as duas localidades, acabando por colocar em causa a "segurança" dos lisboetas sob a sua liderança.

"Provavelmente desconhece, por exemplo, as origens do Bairro da Madragoa e das ligações umbilicais entre a Madragoa e o nosso município. Temo, infelizmente, pela vida, segurança e proteção de todos os munícipes de Lisboa, perante tamanha falta de liderança, arrojo e coragem do seu Presidente de Câmara (que não é de Lisboa)", sustentou.

Salvador Malheiro defende ainda que Fernando Medina tem 'atirado' todas as suas "responsabilidades", no que diz respeito ao combate e prevenção da Covid-19 em Lisboa, para as autoridades: "Imaginem se, no nosso município, tivéssemos tido a mesma atitude. Atirar, todas as responsabilidades, para a Direção-Geral da Saúde, para o Ministério da Saúde, para o Governo, para a UEFA ou para a consciência das pessoas. Fernando Medina: Que Vergonha!".

A troca acesa de críticas entre os dois presidentes municipais começou, no passado domingo, quando Salvador Malheiro escreveu, na sua página oficial de Facebook, que perante a situação preocupante de aumento de casos do novo coronavírus em Lisboa, a capital deveria ser submetida a uma cerca sanitária, tal como ocorreu em Ovar.

Perante a opinião, Fernando Medina acabou por dizer, em declarações na TVI, que o autarca de Ovar "estava com saudades de ir à televisão" e que tinha passado "metade da pandemia a querer mostrar-se" perante as câmaras "em vez de ter uma intervenção construtiva sobre resolver a pandemia". O presidente de Lisboa foi mais longe e ainda considerou ainda que Salvador Malheiro não "faz ideia do que é Lisboa, nem a região de Lisboa, nem os problemas da região de Lisboa" para ter opinado sobre o que deveria ser feito na capital para controlar o surto epidémico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório