Meteorologia

  • 12 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 27º

Autarca de Ovar sugere cerca em Lisboa. "Estão à espera de quê?"

Salvador Malheiro compara os dados de infetados em Lisboa e Vale do Tejo com os casos positivos em Ovar a 17 de março, altura em que foi imposta uma cerca sanitária no concelho.

Autarca de Ovar sugere cerca em Lisboa. "Estão à espera de quê?"
Notícias ao Minuto

22:18 - 21/06/20 por Melissa Lopes com Lusa

Política Covid-19

Salvador Malheiro recorreu ao Facebook para se pronunciar sobre a situação epidemiológica de Lisboa e Vale do Tejo, considerando que esta região está agora "a colocar em risco todo o país". O autarca sugere, por isso, uma cerca sanitária em Lisboa. 

"Em 17 de março, percebeu-se a necessidade do cerco, em Ovar. Éramos o único Município, de Portugal, em contaminação comunitária. Depois, todo o País passou a essa condição. Não fazia sentido fazer mais cercos e, entretanto, tudo melhorou", começou por lembrar, considerando que hoje "Lisboa está a colocar em risco todo o País".

Neste momento, acrescentou, Portugal não está em contaminação comunitária.

"Quando foi decretado, o cerco no nosso Município, tínhamos 25 casos em 55 mil habitantes (0,045% da população). Só nos últimos 10 dias, o concelho de Lisboa registou mais de 340 casos para 540 mil habitantes (0,06%)!", compara, questionando: "Agora, estão à espera de quê? Ou só houve coragem para fechar Ovar?".

A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 77% dos novos casos de Covid-19, concentrando 225 das 292 novas infeções, segundo o boletim da situação epidemiológica em Portugal divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na região de saúde LVT foram detetados no sábado mais 225 novos casos, 77% do total, na do Centro 25 novos casos (8,5% do total), na do Algarve mais 22 casos (7,5%), na do Alentejo mais 11 casos (3,7%) e na do Norte sete (2,3%).

Esta segunda-feira, recorde-se, o primeiro-ministro vai reunir com os autarcas dos cinco concelhos mais afetados pela Covid-19, prevendo-se que sejam tomadas medidas para controlar os contágios na região. 

Em 17 de março, o Governo declarou estado de calamidade pública para o concelho de Ovar, o que configurou numa situação de cerca sanitária aplicada a todo o município, que durou um mês.

Portugal contabiliza pelo menos 1.530 mortos associados à Covid-19 em 39.133 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da DGS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório