Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19. Comércio mundial deverá cair 18,5% entre abril e junho

O volume do comércio mundial de mercadorias, que tinha diminuído 3% no primeiro trimestre, continuou a diminuir entre abril e junho, meses em que desceu 18,5%, segundo as previsões publicadas hoje pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Covid-19. Comércio mundial deverá cair 18,5% entre abril e junho
Notícias ao Minuto

10:17 - 23/06/20 por Lusa

Economia Comércio

Os números confirmam que o segundo trimestre, em que foram impostos bloqueios maciços à Europa, à América e a outras regiões, está de acordo com as previsões para todo o ano emitidas pela OMC em abril último, que situam a queda do comércio mundial entre 13% e 32% em 2020.

A OMC sublinha que o declínio anual do comércio poderá ser em torno da previsão mais "otimista" (-13%) se se conseguir um aumento de 2,5% nos restantes dois trimestres do ano, embora os receios de uma segunda vaga da pandemia, de novas tensões comerciais e de outros fatores aumentem a incerteza, também para 2021.

"A queda no comércio é histórica, a mais acentuada de sempre, mas olhando para o lado positivo poderia ter sido muito pior", disse o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo, quando os números foram divulgados.

"As decisões políticas têm sido críticas para amortecer o golpe na produção e no comércio e continuarão a desempenhar um papel importante na determinação do ritmo de recuperação económica", acrescentou o brasileiro, que deixará a liderança da agência no final de agosto.

Azevedo salientou que, para facilitar uma recuperação do comércio e da produção no próximo ano, deve haver uma coordenação das políticas fiscal, monetária e de apoio ao comércio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório