Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Macron declara estado de emergência na Nova Caledónia devido a motins

O presidente francês, Emmanuel Macron, decidiu hoje "declarar o estado de emergência na Nova Caledónia", após motins que causaram três mortos e um polícia "gravemente ferido", anunciou o gabinete presidencial, em comunicado.

Macron declara estado de emergência na Nova Caledónia devido a motins
Notícias ao Minuto

13:31 - 15/05/24 por Lusa

Mundo Nova Caledónia

"Toda a violência é intolerável e será objeto de uma resposta implacável para assegurar o regresso da ordem republicana", acrescentou a presidência francesa após uma reunião de crise do Conselho Nacional de Defesa e Segurança sobre a situação neste arquipélago francês do Pacífico Sul.

Segundo o mesmo comunicado, "o Presidente da República reiterou a necessidade de retomar o diálogo político".

Nos motins no arquipélago francês, um polícia ficou gravemente ferido com um tiro na cabeça, na zona de Plum (sul), noticiou hoje a agência France Presse.

O arquipélago está a ser abalado desde segunda-feira por violentos tumultos, que causaram a morte de três pessoas e centenas de feridos, incluindo polícias.

Os principais partidos no território apelaram à "calma e à razão".

"Apesar da situação insurrecional que vivemos nas últimas quarenta e oito horas, e porque somos chamados a continuar a viver juntos, apelamos solenemente a toda a população para que se acalme e seja razoável", lê-se num comunicado conjunto da UC-FLNKS, a União Nacional para a Independência, 'Les Loyalistes', Rassemblement-LR e 'Eveil océanien'.

O território mergulhou no caos devido à reforma constitucional que visa reformar a lista eleitoral, o que é contestado pelos apoiantes pró-independência.

O arquipélago regista há décadas tensões entre os indígenas Kanak, que procuram a independência, e os descendentes dos colonizadores que querem continuar a fazer parte de França.

Leia Também: Macron convoca reunião de crise após mortes em tumultos na Nova Caledónia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório