Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Crise 'atrai' solidariedade no IRS

Cerca de 364 mil famílias consignaram 0,5% do IRS a uma instituição nas suas declarações de rendimentos. No total o montante entregue para solidariedade foi superior a 9 milhões de euros, o que representa um aumento de 28% face ao ano anterior, refere o Expresso.

Crise 'atrai' solidariedade no IRS
Notícias ao Minuto

09:50 - 14/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Donativos

O grave contexto financeiro actual talvez tenha motivado o aumento do montante da doação para instituições de solidariedade, feita através da declaração de rendimentos em sede de IRS.

Na declaração de IRS de 2012, foram cerca de 364 mil os portugueses que consignaram 0,5% do imposto a uma instituição, o que reuniu 9.133.762 euros, o que representa um aumento de 28% face ao ano anterior, segundo o Expresso.

O valor pode ainda vir a aumentar, uma vez que esta quantia só inclui quem entregou a declaração a tempo, e há quem o faça já depois do prazo legal. O montante será distribuído às instituições no início de 2014 quando as contas do imposto estiverem fechadas.

A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, a Acreditar ou a Ajuda de Berço terão sido as instituições mais escolhidas pelos contribuintes.

Ao todo 54% das pessoas que preencheram a declaração não se esqueceram de assinalar o campo destinado à consignação do IRS a uma instituição de solidariedade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório