Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Bloco pretende pôr fim às portagens na Via do Infante

O partido liderado por Catarina Martins pretende que a autoestrada que faz a ligação Lagos-Vila Real de Santo António deixe de ter portagens.

Bloco pretende pôr fim às portagens na Via do Infante
Notícias ao Minuto

13:09 - 07/12/15 por Notícias Ao Minuto

País João Vasconcelos

O Bloco de Esquerda irá entregar, esta segunda-feira, um projeto de lei que tem como principal objetivo por fim às portagens na A22, a Via do Infante, confirmou João Vasconcelos à Renascença.

“Vamos chegar ao fim do ano com cerca de dez mil acidentes no Algarve. Isto é insuportável e incomportável. O Algarve não consegue resistir muito mais tempo a esta tragédia”, explicou o deputado do Bloco de Esquerda e porta-voz da Comissão de Utentes contra as Portagens na Via do Infante.

O bloquista realça que os acidentes rodoviários em vias alternativas à Via do Infante traduzem-se “em mais de 30 mortos, mais de 150 feridos graves”, o que representa “um aumento de cerca de 50% em relação ao ano passado”.

Mais ainda, João Vasconcelos garante que a Via do Infante está a dar prejuízo ao Estado. “A Via do Infante está a gerar uma receita de cerca de 25 milhões de euros por ano. Só de espanhóis que deixaram de vir ao Algarve são cerca de 30 milhões, isto é, 180 mil espanhóis que deixaram de vir ao Algarve. Se contabilizarmos tudo isso, tudo o que se paga à concessionária, taxa de disponibilidade e pedidos de reequilíbrio financeiro, e o prejuízo à economia e à sociedade, os prejuízos são muito maiores do que os lucros”, realça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório