Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Ministro do regime de Kadhafi condenado à morte na Líbia

Uma antigo ministro do regime líbio deposto de Muammar Kadhafi, Ahmed Ibrahim, foi na quarta-feira condenado à morte por um tribunal da cidade de Misrata pela sua participação na repressão à revolta de 2011, segundo fonte judicial.

Ministro do regime de Kadhafi condenado à morte na Líbia
Notícias ao Minuto

11:35 - 01/08/13 por Lusa

Mundo Revolta

"O tribunal de Misrata condenou à pena capital Ahmed Ibrahim por atentado à segurança do Estado e incitação à repressão contra os manifestantes durante a revolução de 17 de fevereiro de 2001", precisou a fonte.

Segundo a agência de notícias líbia Lana, Ibrahim, que está detido naquela cidade desde que foi preso a 20 de outubro de 2011, foi condenado à morte por fuzilamento.

Quatro outros acusados no mesmo processo foram também condenados à pena de morte.

Primo de Muammar Kadhafi, Ahmed Brahim ocupou vários cargos de responsabilidade no antigo regime líbio, nomeadamente o de ministro da Educação e de vice-presidente do Congresso Geral do Povo (parlamento).

Foi também dirigente dos Comités Revolucionários, estrutura central do regime de Kadhafi.

Ibrahim viajava na caravana de Muammar Kadhafi, que tentou, em pleno conflito armado, fugir da cidade de Sirte e que foi bombardeada pela NATO em 2011. Foi capturado pelos rebeldes na mesma altura que Kadhafi, que depois foi morto.

Ibrahim era apontado como o estratega do regime e o último cargo que ocupou foi o de diretor do Centro de Estudos e Investigação sobre o Livro Verde, uma compilação do pensamento político de Kadhafi.

Opositor do ocidente, organizou vários autos de fé de livros ingleses e franceses e baniu o ensino destas duas línguas dos programas de ensino na Líbia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório