Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Já há 34 casos de Ómicron cá; Testes? Comparticipação alargada

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Já há 34 casos de Ómicron cá; Testes? Comparticipação alargada
Notícias ao Minuto

10:38 - 03/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

A variante Ómicron da Covid-19 marca já presença em vários países, tendo recentemente a Índia, os Estados Unidos e França relatado o aparecimento dos primeiros casos. Portugal tem avançado diariamente com a dose de reforço, contando com um total de 1.345.576 vacinas administradas

Tanto a nível mundial como nacional, cada vez são aplicadas mais restrições para combater a disseminação do coronavírus. Como tal, aguarda-se que sejam divulgadas medidas para as festas de Natal e Ano Novo.

Viajar está também condicionado, sendo necessário cumprir regras de acordo com cada destino. Para além das fronteiras aéreas e marítimas, Portugal terá também controlo nas fronteiras terrestres.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite, o registo de hoje fica por aqui. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Até lá, mantenha-se seguro!

23h54 - Irlanda encerra discotecas e impõe restrições para conter Ómicron
 
O Governo irlandês anunciou hoje novas restrições para conter a disseminação da nova variante Ómicron da covid-19, que incluem o encerramento de discotecas ou o distanciamento social em alguns locais.

23h37 - Centenas de pessoas desesperam por um teste no Cais do Sodré
 
Centenas de pessoas formaram na noite de hoje uma longa fila junto à estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa, para serem testadas à covid-19, com muitas a desesperarem pelo atraso da abertura do centro de testagem. Com abertura prevista às 20:00, o centro de testagem do Cais Sodré só conseguiu abrir as portas ao público às 20:45, depois de 45 minutos à espera de chave, o que criou alguma agitação, mas sem problemas de maior gravidade.

23h22 - Inglaterra regista mais 75 casos de Ómicron. Reino Unido com 150 no total

Foram detetados mais 75 casos da variante Ómicron em Inglaterra, confirmou o governo britânico. As novas infeções juntam-se assim aos 29 casos anteriores identificados, elevando o total da nação para 104. O Reino Unido contabiliza até agora 150 casos da estirpe também identificada como B.1.1.529.

22h47 - Brasil totaliza 615.400 mortes e 22,1 milhões de casos confirmados
 
O Brasil, um dos países mais atingidos pelo coronavírus no mundo, totalizou hoje 615.400 mortes e 22.129.409 casos confirmados de covid-19 em fase de alerta para o surgimento da variante Ómicron. De acordo com os números divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro, foram registadas 221 mortes e 10.627 infeções no país sul-americano nas últimas 24 horas. 

22h34 - Escola Portuguesa de Cabo Verde sem aulas presenciais durante dez dias
 
A Escola Portuguesa de Cabo Verde, na Praia, vai encerrar a atividade presencial durante dez dias, a partir de segunda-feira, depois de 24 alunos, entre 885, terem testado positivo para covid-19 desde 23 de novembro. Em declarações esta noite à Lusa, a diretora da Escola Portuguesa de Cabo Verde - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPCV-CELP), Suzana Simões Maximiano, confirmou que a decisão foi tomada pela Delegacia de Saúde da Praia, numa altura em que, preventivamente, os alunos do segundo ciclo ao secundário já estavam a ter aulas na modalidade de ensino à distância, alargando-se agora ao pré-escolar e primeiro ciclo.

22h25 - Casos de infeção com Ómicron em Portugal sobem para 34
 
Até às 18 horas desta sexta-feira, estavam identificados em Portugal um total de 34 casos associados à variante Ómicron, revela o relatório de monitorização das Linhas Vermelhas divulgado esta sexta-feira. "Estes casos incluem os casos sequenciados para a variante Ómicron e os casos nos quais foram identificadas mutações específicas, fortemente preditores da variante Ómicron", esclarece o documento.

20h47 - Certificados digitais de Angola são reconhecidos em Portugal
 
Os certificados digitais de vacinação emitidos em Angola são reconhecidos e válidos em Portugal e em todos os países do mundo, disse hoje o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Francisco Furtado.

20h32 - 1,2 milhões de doses de vacinas doadas por Portugal vão ser entregues
 
O mecanismo internacional de partilha de vacinas para a covid-19 COVAX tem prevista a entrega de mais de 1,2 milhões das cerca de 2,4 milhões de doses doadas por Portugal e que ainda não foram encaminhadas para países recetores. O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), que co-lidera o mecanismo COVAX, José Manuel Durão Barroso, disse à agência Lusa que já foram entregues 658.700 doses de vacinas doadas por Portugal da marca AstraZeneca, de fabrico britânico, 360 mil das quais foram entregues ao Egito e 298.700 ao Senegal.

20h13 - Angola deteta 4 casos positivos em voo de repatriamento da África do Sul
 
As autoridades de saúde angolanas detetaram quatro casos de covid-19 no voo de repatriamento proveniente da África do Sul, mas para já não há nenhum caso confirmado da nova variante Ómicron. As informações foram hoje avançadas pelo coordenador da comissão multissetorial de prevenção e combate à covid-19, Francisco Furtado, após uma reunião do órgão, em Luanda.

20h08 - "Vamos ver se salvamos a Páscoa de 2022"
 
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, admitiu hoje que se continuam a viver "tempos muito difíceis e muito desafiantes", questionando se a conjuntura permitirá ao setor "salvar a Páscoa" de 2022. "Lembro que nas primeiras reuniões que tivemos com a APAVT [Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo] falávamos da Páscoa de 2020, se a salvaríamos. Não salvámos a Páscoa, não salvámos o Natal, também não salvámos a Páscoa de 2021 e vamos ver se salvamos a Páscoa de 2022", disse Rita Marques no 46.º Congresso Nacional da APAVT, que terminou hoje em Aveiro.

20h06 - OMS diz que interpretação de dados sobre variante demorará até 3 semanas
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou hoje que demorará uma a três semanas para interpretar os dados científicos que estão a ser recolhidos em torno da variante Ómicron do SARS-CoV-2, nomeadamente sobre a eficácia de vacinas.

20h02 - Madeira com 79 novos casos, quatro mortes e 776 infeções ativas
 
As autoridades de saúde da Madeira identificaram 79 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, num dia em que a região reportou mais quatro mortes e regista 776 situações ativas, foi hoje anunciado. No boletim sobre a situação epidemiologia neste arquipélago, divulgado pela Direção Regional da Saúde (DRS), é referido que em relação aos novos positivos, um foi importado e 78 são de transmissão local.

19h19 - 'Noite do Mercado' no Funchal realiza-se sem comes e bebes no exterior
 
A tradicional Noite do Mercado, que decorre anualmente em 23 de dezembro no Funchal, realiza-se este ano em moldes diferentes dos habituais, anunciou a Câmara Municipal, indicando que não irá autorizar estabelecimentos de comidas e bebidas no exterior.

19h10 - Ómicron. Vacina lusa potencialmente eficaz aguarda financiamento estatal

Os ensaios pré-clínicos, em animais, da vacina portuguesa da Immunethep revelaram resultados promissores na capacidade de produção de anticorpos capazes de travar a infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Porém, a empresa está há meio ano à espera de financiamento por parte do Governo, a quem solicitou 20 milhões de euros, para avançar para a próxima fase. 

18h59 - Figueira da Foz abre posto de testagem gratuita à Covid-19

O Município da Figueira da Foz anunciou hoje a abertura de um posto de testagem gratuita à Covid-19, devido ao aumento de casos na região, que conta, agora, com uma incidência acumulativa de 650 casos por 100 mil habitantes. O posto, que estará a funcionar a partir de amanhã, situa-se na Praceta Ledesma Criado, junto à Esplanada Silva Guimarães.

18h56 - Antivacinas italiano tenta ser imunizado contra Covid-19 num braço falso

Um italiano apareceu num centro de vacinação a usar um braço de silicone falso, na esperança de enganar uma enfermeira para lhe dar a vacina contra a Covid-19 de forma a obter um certificado sanitário, disseram autoridades locais na sexta-feira. O homem, que tem cerca de 50 anos, foi denunciado à polícia da cidade de Biella, no norte do país, disse o governador regional Alberto Cirio, citado pela Reuters, acrescentando que o silicone da prótese do braço parecia "muito semelhante" à pele real.

18h52 - Governo alarga comparticipação dos testes rápidos de antigénio

O Ministério da Saúde anunciou esta tarde que irá aumentar o valor da comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional de 10 para 15 euros. A medida surge numa altura em que é recomendado o esforço de testagem a nível nacional, tendo como objetivo aumentar os incentivos para que mais laboratórios de análise clínicas e farmácias adiram ao esforço de combate à pandemia, sem mais encargos financeiros para os utentes.

18h41 - Portugal realiza novos voos de apoio ao regresso entre Lisboa e Maputo
 
O Governo português vai realizar novos voos de apoio ao regresso entre Lisboa e Maputo, no próximo dia 08, e no sentido inverso, nos dias 09 e 11, anunciou hoje a embaixada portuguesa na capital moçambicana. Os voos serão operados pela companhia aérea portuguesa TAP e, segundo a embaixada, "subsequentemente, serão organizados voos adicionais desta natureza de acordo com as necessidades".

18h33 - Trinta e sete trabalhadores infetados no Hospital da Figueira da Foz
 
O Hospital Distrital da Figueira da Foz regista um surto de covid-19 com 37 trabalhadores infetados, mas que não afeta a atividade assistencial, confirmou hoje à agência Lusa fonte hospitalar. "A atividade hospitalar não está comprometida. Em nada altera atividade regular do hospital, mantendo-se as consultas e as cirurgias", salientou fonte do gabinete de comunicação. 

18h29 - França reporta 49.858 novos casos e 114 mortes nas últimas 24 horas

França reporta 49.858 novos casos e 114 mortes, esta quinta-feira, segundo dados emitidos pelo Ministério da Saúde do país No total, a pandemia já provocou 119.400 mortos e 7.774.972 infeções. Segundo os últimos dados da Santé Publique France, há 11.103 pacientes hospitalizados com Covid-19, 2.058 nas unidades de cuidados intensivos.

18h21 - África do Sul ultrapassa três milhões de infeções
 
A África do Sul, que detetou a nova variante Ómicron e está a entrar na quarta vaga da pandemia, com um aumento exponencial de novas infeções, ultrapassou hoje os três milhões de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo números oficiais. Mais de 16.000 novos casos foram registados nas últimas 24 horas, elevando o número total para 3.004.203, de acordo com o Instituto Nacional para Doenças Transmissíveis sul-africano (NICD, na sigla original).

18h19 - Fechado surto no hospital de Leiria que infetou 27 doentes
 
O surto de covid-19 no Serviço de Medicina Interna, no Hospital de Santo André, em Leiria, está fechado, após ter infetado 27 doentes, 11 dos quais morreram, embora a causa do óbito não esteja associada à infeção, foi hoje anunciado. Segundo informação enviada à agência Lusa pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que integra o Hospital de Santo André, o surto, detetado em 07 de novembro, "está fechado".

18h06 - Bélgica antecipa férias de Natal das escolas primárias uma semana
 
Os infantários e as escolas primárias da Bélgica encerrarão para férias de Natal uma semana antes do inicialmente previsto, para tentar limitar as infeções com covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo. "Devemos tomar medidas para reduzir o mais rapidamente possível a pressão sobre os hospitais" que "não é sustentável", declarou o chefe do governo belga, ao divulgar um endurecimento das restrições no país a partir de sábado, perante "uma vaga outonal muito mais pesada que o previsto".

17h50 - EUA enviam para África nove milhões de doses de vacinas num só dia
 
Os Estados Unidos da América (EUA) enviaram hoje 11 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para outros países, das quais nove milhões se destinam a África, anunciou a Casa Branca. O chefe do grupo de trabalho anti-pandemia do Governo norte-americano, Jeff Zients, fez o anúncio numa conferência de imprensa, sem especificar para que países as vacinas foram enviadas.

17h46 - Itália reporta 17.030 novos casos e 74 mortes no último dia

Itália diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 17.030 novos contágios pelo novo coronavírus e 74 mortes associadas à Covid-19, indicam os dados atualizados pela proteção civil esta sexta-feira. Há um ano, a 3 de dezembro de 2020, era registado o maior número de mortes em Itália desde o início da pandemia, com 993 vítimas.

17h31 - TAP faz voo de repatriamento de Marraquexe para Lisboa no domingo

A embaixada de Portugal em Rabat, Marrocos, anunciou hoje que vai realizar-se no domingo um voo de repatriamento da TAP, de Marraquexe para Lisboa. O anúncio foi feito na sua conta oficial na rede social Facebook. Segundo a embaixada, o voo realiza-se, no contexto da resolução do Conselho de Ministros de 27 de novembro, que define as medidas aplicáveis ao tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal continental, "entre os quais os voos de natureza humanitária para efeito de repatriamento, atendendo a que vigora atualmente a suspensão de todos os voos diretos de passageiros com destino a Marrocos conforme decisão daquele país".

17h30 - Incidência em Espanha sobe 14 pontos para 248 casos
 
A incidência de covid-19 em Espanha aumentou para 248 casos por 100.000 habitantes, com 13.738 novas infeções, enquanto a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos subiu para 8,84%. Segundo a atualização do Ministério da Saúde espanhol, o indicador da velocidade de transmissão da doença subiu 14 pontos, de 234,0 casos (quinta-feira) para 248,2 (hoje) por cada 100.000 habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias.

17h14 - Hospital de Leiria com área dedicada a suspeitos de infeção respiratória
 
O Hospital de Santo André, em Leiria, vai manter a área dedicada a doentes com suspeita de doença respiratória, no âmbito das medidas para responder à pandemia de covid-19 e a doenças sazonais, foi hoje anunciado.

17h13 - Treinador-adjunto e jogador do Santa Clara testam positivo à Covid-19

O treinador-adjunto do Santa Clara, Danilo Accioly, está infetado com Covid-19. O brasileiro terá testado positivo no controlo da véspera do jogo frente ao Arouca. Segundo apurou o Desporto ao Minuto, o resultado do teste foi conhecido nesta sexta-feira, e surge depois de Hidemasa Morita, médio japonês, ter também testado positivo ao novo coronavírus na quinta-feira, data em que o plantel do Santa Clara recebeu os resultados da última ronda de testes realizada.

17h10 - Incidência de infeções volta a aumentar e Rt baixa para 1,13
 
A incidência de infeções do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a aumentar, passando para 374 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu ligeiramente para 1,13 no país. Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a nível nacional, a taxa de incidência passou, desde quarta-feira, de 349,8 casos de infeção por 100 mil habitantes a 14 dias para os atuais 374.

17h08 - Mais 65 mil pessoas receberam a dose de reforço no último dia

Nas últimas 24 horas, a Direção-Geral da Saúde  (DGS) dá conta de mais 65.695 doses de reforço administradas para a vacina contra a Covid-19. No campo da vacina da gripe, mais 42.112 pessoas foram inoculadas desde quinta-feira. Assim, foram registadas desde ontem um total de mais de 112.254 inoculações contra a COVID-19 (esquema primário completo e reforço) e contra a gripe.

16h59 - Madeira registou mais quatro mortes
 
A Madeira registou hoje mais quatro mortes por covid-19, elevando para 112 o número de óbitos associados à doença desde o início da pandemia, informou o Governo Regional. Segundo uma nota divulgada pelo gabinete do secretário regional da Saúde e Proteção Civil, as vítimas são três homens, com 60, 84 e 88 anos, e uma mulher, de 77.

16h56 - Zimbabué anuncia o seu primeiro caso com a nova variante
 
O Zimbabué anunciou hoje que identificou o seu primeiro caso da nova variante do coronavírus, Ómicron, apesar das severas restrições para limitar a propagação da covid-19. Na semana passada, a África do Sul anunciou que tinha detetado a nova variante e dezenas de países suspenderam os voos para a África Austral, incluindo o Zimbabué.

16h44 - CPLP e G7+ vão reforçar cooperação para acelerar vacinação
 
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o G7+, grupo de Estados frágeis, anunciaram hoje que vão reforçar a cooperação no domínio da saúde pública para acelerar a vacinação contra a covid-19 nos seus Estados-membros.

16h42 - Futebolistas do Belenenses SAD já efetuam exercícios em casa
 
Alguns futebolistas do Belenenses SAD estão a realizar exercícios em casa durante o isolamento profilático decretado pelas autoridades de saúde, devido ao surto da variante Ómicron do coronavírus no plantel, informou hoje o clube da I Liga. "Aparagem forçada deixará seguramente marcas no ritmo competitivo nos atletas de alta competição, mas, dentro do possível e sob estrita supervisão médica, alguns futebolistas estão a realizar exercícios que podem facilitar o regresso à competição, logo que a Direção-Geral de Saúde o autorize", escreveram os 'azuis', em comunicado.

16h39 - Festa de fim de ano na Figueira da Foz aguarda por evolução da pandemia
 
O município da Figueira da Foz vai aguardar pela evolução da pandemia da covid-19 antes de tomar qualquer decisão sobre o cancelamento dos festejos de fim de ano, disse hoje o presidente Pedro Santana Lopes. "Cancelar os festejos é uma tristeza e custa-me um bocado, pelo que prefiro esperar mais uns dias e ver a evolução da situação", referiu o autarca na sessão de Câmara de hoje, salientando que vai "aguardar para a semana" até tomar uma decisão definitiva.

16h37 - CP cancela edição especial de Natal do Comboio Histórico do Vouga

Perante a evolução epidemiológica da pandemia no país, a Comboios de Portugal (CP) anunciou hoje o cancelamento da edição especial de Natal do Comboio Histórico do Vouga, prevista para os dias 11 e 18 de dezembro. Os clientes com bilhete serão reembolsados na totalidade, assegura a entidade.

16h34 - África do Sul entra na quarta vaga impulsionada pela Ómicron
 
A África do Sul entrou na sua quarta vaga da pandemia da covid-19, impulsionada pela nova variante do vírus SARS-CoV-2, a Ómicron, anunciou hoje o ministro da Saúde do país, Joseph Phaahla. "Há uma curva ascendente muito mais acentuada do que a observada nas últimas três ondas", disse Phaahla numa conferência de imprensa virtual, assegurando que o país não se encontra numa situação crítica em termos de disponibilidade de camas hospitalares.

16h11 - Angola fez transcrição de 1.361 certificados, 325 de Portugal
 
Angola já fez a transcrição de 1.361 certificados de vacinação digitais contra a covid-19 emitidos por outros países, incluindo 325 de Portugal, disse hoje a diretora nacional de Saúde Pública, Helga Freitas. A responsável da saúde falava durante uma reunião da comissão multissetorial para a prevenção e combate à covid-19, na qual explicou que os certificados digitais, tal como os cartões de vacinas são documentos nacionais, uma vez que não existe um certificado global.

16h06 - Reino Unido volta a registar mais de 50 mil casos num dia

O Reino Unido diagnosticou mais 50.584 casos de infeção pelo novo coronavírus e 143 mortes relacionadas com a doença da Covid-19, de acordo com os dados atualizados esta sexta-feira. Na véspera, tinham sido reportados 53.945 casos e 141 mortos. Assim, o total acumulado de contágios, desde o início da pandemia, é de 10.379.647, e o de mortes de 145.424. 

16h01 - Portugal regista mais 21 mortes e 2.535 casos de Covid-19 

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-geral da Saúde (DGS) esta sexta-feira, Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 21 mortes e 2.535 novos casos de infeção. Não havia um número de mortes tão alto desde março de 2021. Ao todo, desde o início da pandemia, o país já registou 1.157.352 casos de SARS-Cov-2 e 18.492 óbitos relacionados com o vírus. 

15h53 - Há um infetado em 100 pessoas na Alemanha. Ministro da Saúde alemão apela à vacinação

Mais de 1% da população da Alemanha está infetada com Covid-19, indicou hoje o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn. O ministro observou que o número de pessoas não vacinadas que estão infetadas e em estado grave é muito mais elevado que entre a população vacinada.

Se todos os adultos alemães estivessem vacinados, não estaríamos nesta situação difícil15h40 - Idosos consideram importante receber dose de reforço da Covid-19

Conceição Mateus, de 89 anos, considera importante poder reforçar a proteção com a terceira dose da vacina. "Se é para tomar temos de tomar, temos de cumprir as ordens. Isto está tão mau que temos de nos proteger de qualquer maneira", afirmou. Palmira Borges, de 78 anos, reconhece também que a vacinação é importante, embora diga que, "por aquilo que se ouve, tem havido problemas", mas como há apelos decidiu ser vacinada com a terceira dose contra a Covid-19.

15h33 - Diretor da OMS congratula Equador

O Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, agradeceu à Ministra da Saúde do Equador por apoiar o Acordo de Pandemia, saudou a abordagem do país face à Covid-19 e o aumento da taxa de vacinação.

15h25 - Covid-19 relega "para segundo plano" salvaguarda da morna em Cabo Verde

O ministro da Cultura cabo-verdiano, Abraão Vicente, disse hoje que a pandemia de Covid-19 relegou "para segundo plano" a continuidade, para já, das ações no plano de salvaguarda da morna, género musical património imaterial cultural da humanidade.

15h18 - Portugal sai da lista vermelha da Suíça

Quem viajar de Portugal para a Suíça deixa de ser obrigado a fazer quarentena a partir de amanhã, dia 4 de dezembro, uma informação confirmada pela Embaixada daquele país. Mantém-se apenas a obrigação de apresentar um teste negativo no embarque e na chegada ao destino. A decisão de colocar Portugal na lista vermelha tinha sido tomada na última terça-feira, dia 30 de novembro, na sequência dos casos da nova variante detetados, e causou, desde logo, insatisfação dos muitos emigrantes que faziam planos de vir à terra natal durante a quadra natalícia. 

15h13 - "Situação nova" justifica encerramento de serviços do Garcia de Orta

A ministra da Saúde, Marta Temido, justificou hoje o encerramento por 14 dias dos serviços de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, com o facto de a variante Ómicron do coronavírus ser "uma situação nova".

15h07 - Peritos aconselham vacinação de crianças com doenças de risco

O grupo de peritos em pediatria e saúde infantil conselheiros da Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos com doenças de risco, avança a RTP. É a vez agora da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 analisar as considerações remetidas pelo grupo de especialistas em pediatria e saúde infantil e, só depois, será conhecida a decisão final da DGS.

15h00 - Festa em risco. Pandemia cancela celebrações de fim de ano de norte a sul

Com o aumento de casos de Covid-19 e o surgimento da nova variante do coronavírus, a Ómicron, várias autarquias de Norte a Sul do país têm anunciado o cancelamento das festividades de passagem de ano, ou de parte delas.

14h50 - Farmácias e laboratórios em esforço para responder à corrida aos testes 

Farmácias e laboratórios estão sem mãos a medir para responder à procura por parte da população do rastreio à covid-19, tendo alguns duplicado o número de testes realizados diariamente, desde quarta-feira, quando entraram em vigor as novas medidas.

14h40 - EUA. Sobem para cinco o número de casos da variante Ómicron

Nova York confirmou cinco casos da variante do coronavírus Ómicron, de acordo com a Reuters. Não só os Estados Unidos da América registam um aumento do número de contágios desta variante como também subiu o número de estados onde foi detetada.

14h25 - Limite mínimo de jogadores por equipa deverá passar para 13 

Os organismos responsáveis pelo futebol em Portugal querem impedir a realização de jogos com equipas com menos de 13 jogadores disponíveis, incluindo um guarda-redes, após reunião realizada hoje na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Comunicado da Liga Portugal na íntegra.

14h14 - Entidades do setor não lucrativo poderão ser envolvidas nos testes

A ministra da Saúde, Marta Temido, avançou hoje que está a ser estudada a possibilidade de envolver "outras entidades do setor não lucrativo" para que seja possível dar resposta à procura de testes comparticipados de covid-19.

13h15 - DGS já tem parecer de peritos em pediatria e saúde infantil

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recebeu na quinta-feira a posição do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil por causa da vacinação contra a covid-19 em crianças dos 5 aos 11 anos e divulgará oportunamente as recomendações. Em comunicado, a DGS recorda que o processo de avaliação da vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos "está ainda a decorrer" e que a Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19 (CTVC) está a analisar as informações recebidas do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil, assim como "outros documentos relevantes para a elaboração das recomendações".

13h05 - Açores com 40 novos casos nas últimas 24 horas

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou, nas últimas 24 horas, 40 casos de covid-19, a par de 22 recuperações e três internamentos hospitalares, somando a região 243 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

12h58 - Estado de saúde de Isaltino Morais tem "apresentado melhorias"

O estado de saúde do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, tem "apresentado melhorias", permanecendo o autarca internado numa unidade de cuidados intermédios após ter testado positivo à covid-19 no sábado, divulgou hoje a autarquia.

12h50 - África do Sul anuncia pico de infeções entre crianças

A África do Sul registou um pico de infeções entre crianças, que ainda não se sabe se está relacionado com a nova variante do coronavírus, a Ómicron, segundo as autoridades sanitárias. A especialista em saúde pública do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD), Wassila Jassat, afirmou que: "A incidência nos menores de 5 anos é agora a segunda maior, logo atrás dos maiores de 60 anos".

12h45 - Risco "muito raro" de miocardite e pericardite após vacinação, diz EMA 

Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu hoje que o risco de miocardite e pericardite é "muito raro" após toma das vacinas anticovid-19 assentes na tecnologia do RNA mensageiro, da Pfizer/BioNTech e Moderna, confirmando os benefícios dos fármacos.

12h40 - Pandemia já matou pelo menos 5.233.111 pessoas em todo o mundo

A pandemia de covid-19 matou pelo menos 5.233.111 pessoas em todo o mundo desde dezembro de 2019, segundo um balanço até às 11:00 de hoje da agência France-Presse, com base em fontes oficiais.

12h36 - Autoteste deve ser "realizado perante alguém" certificado

Ministra da Saúde esclareceu hoje que, para que o autoteste à Covid-19 sirva para aceder a um estádio, por exemplo, ele deve ser certificado por um profissional de saúde, o que "não quer dizer que seja quem organiza os eventos".

12h30 - Multadas 13 companhias aéreas no segundo dia de restrições

Treze companhias aéreas e 59 passageiros foram multados na quinta-feira nos aeroportos portugueses, segundo dia da obrigatoriedade de desembarcarem em Portugal continental apenas dos passageiros com teste negativo à covid-19 ou certificado de recuperação, segundo dados hoje divulgados.

12h10 - Fenprof questiona ministério sobre casos de isolamento nas escolas

A Fenprof questionou o Ministério da Educação sobre a situação sanitária nas escolas, lembrando o aumento de casos de covid-19 que afetam a comunidade escolar com cada vez mais situações de isolamento e quarentena.

12h00 - Marcha em Itália por vítimas mortais da Covid-19

Muitos foram os que caminharam pelas ruas de Itália com fotografias dos seus entes queridos, vítimas mortais devido ao novo coronavírus.

11h45 - Vacinação obrigatória em Portugal? "Não seria vantajoso"

O médico Pedro Gomes de Sena defende que tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória em Portugal, à semelhança do que já acontece em alguns países. De acordo com o especialista, a obrigatoriedade da toma da vacina é uma questão "sensível a nível ético" e, no caso de Portugal, que tem "uma taxa de vacinação tão boa", a medida não faria sentido.

11h35 - Nazaré cancela festejos de Carnaval de 2022

A Câmara da Nazaré decidiu cancelar todos os eventos festivos alusivos ao Carnaval de 2022, que deveriam ter início no primeiro dia do ano, no âmbito das novas medidas de controlo da pandemia de covid-19.

11h10 - Jogo Vizela-Belenenses SAD adiado para 02 de janeiro de 2022

Liga fez saber nesta sexta-feira que o jogo entre o Vizela e a Belenenses SAD, que estava marcado para a próxima segunda-feira, vai ser disputado no dia 2 de janeiro, a partir das 20h30. "Em virtude da Belenenses SAD não dispor do número mínimo de jogadores, previsto no ponto 2 do número 12 do Plano Específico para a Covid-19, foi determinado o reagendamento do jogo FC Vizela vs Belenenses SAD para o dia 2 de Janeiro, pelas 20:30 horas, com transmissão na Sport TV", pode ler-se na informação deixada pela Liga.

10h50 - Autotestes vão ser permitidos em lares... mas têm de ser supervisionados

Afinal, os autotestes também vão servir para as visitas a lares, a hospitais e para o acesso a eventos culturais ou desportivos, desde que tenham sido feitos sob a supervisão de um profissional de saúde. A informação foi confirmada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) ao Expresso e atualizada na norma 019/2020.

10h40 - Há 564 surtos ativos, pouco mais de metade do pico atingido em fevereiro

As autoridades de saúde registam esta semana um total de 564 surtos ativos, a maioria em escolas, pouco mais de metade do máximo atingido em fevereiro, quando chegou a haver 921 surtos ativos no país, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a DGS, na segunda-feira Portugal continental registava 44 surtos em lares, 338 em escolas e 16 em instituições de saúde. Do total de surtos ativos no início da semana, a maioria (280) localiza-se na área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), seguida da ARS Norte (119), ARS centro (102) e ARS Algarve (35). Na ARS do Alentejo registavam-se 28 surtos ativos.

10h25 - Guterres retardou toma da 3.ª dose da vacina em solidariedade com África
 
O secretário-geral das Nações Unidas "sofreu muito" para tomar a "difícil" decisão de receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 e tinha retardado a sua toma em solidariedade com os países africanos, foi divulgado na quinta-feira.

10h00 - Mais de 2 milhões vacinados contra gripe e 1,4 milhões com reforço

Mais de dois milhões de pessoas já foram vacinadas contra a gripe e mais de 1,4 milhões receberam a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, divulgou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Em comunicado, a DGS diz que na quinta-feira foram administradas mais de 105.000 vacinas no país, das quais mais de 40.720 contra a gripe (3.559 em farmácias) e cerca de 64.400 doses de reforço da vacina contra a covid-19.

9h40 - Itália. Após internamento, líder de movimento negacionista quer vacina

Lorenzo Damiano, de 56 anos, líder de um movimento anti-vacinas em Itália, que anteriormente se opunha à vacinação e criticava as medidas sanitárias aplicadas no país, mudou agora a sua posição face à pandemia e expressou-a publicamente num vídeo.

9h25 - Moçambicana LAM recorre a rotas alternativas para importação de peças

A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) está a recorrer a rotas alternativas para preservar a capacidade de manutenção da frota face a restrições nos voos, disse hoje à Lusa o presidente da transportadora estatal.  

9h15 - Em Moçambique, camionistas relatam novo medo de circular em África

É o país onde foi descoberta a variante Ómicron do novo coronavírus e que está sob escrutínio global. Efraim Adisa, camionista de 46 anos, já cumpriu três isolamentos após testar positivo para a Covid-19 durante as suas viagens e agora diz que enfrenta "o pânico" por ter passado pela África do Sul.

9h03 - Os sete principais sintomas da nova variante Ómicron

Médicos sul-africanos afirmam que a variante Ómicron - B.1.1.529 - do coronavírus SARS-CoV-2, por trás da Covid-19, provoca sintomas considerados ligeiros e um pouco diferentes dos sinais comummente associados à doença. Conheça quais os sintomas que já foram associados a esta estirpe e esclareça algumas dúvidas.

09h00 - Bom dia, começamos aqui um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: AO MINUTO: Fim de ano com restrições em Lisboa; Itália vacina crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório