Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

'Noite do Mercado' no Funchal realiza-se sem comes e bebes no exterior

A tradicional Noite do Mercado, que decorre anualmente em 23 de dezembro no Funchal, realiza-se este ano em moldes diferentes dos habituais, anunciou a Câmara Municipal, indicando que não irá autorizar estabelecimentos de comidas e bebidas no exterior.

 'Noite do Mercado' no Funchal realiza-se sem comes e bebes no exterior
Notícias ao Minuto

19:19 - 03/12/21 por Lusa

País Madeira

O presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, explicou aos jornalistas que teve uma reunião com as autoridades de saúde e que uma das preocupações "era manter viva a noite do mercado" e a outra "proteger a saúde de todos os madeirenses".

"Conciliar as duas coisas não era fácil, por isso aquilo que nós acabámos por definir foi uma Noite do Mercado tradicional, como se fazia antigamente", revelou o chefe do executivo municipal, acrescentando que a autarquia não vai licenciar os estabelecimentos de comidas e bebidas no exterior do Mercado dos Lavradores, no Funchal, como habitualmente acontecia antes da pandemia de covid-19.

"Isso era permitir um grande aglomerado de pessoas e depois era um descontrolo total", defendeu.

Pedro Calado salientou que a tradicional noite vai decorrer no interior do mercado, com um circuito de circulação de pessoas, e com os estabelecimentos a funcionarem até às 00:00.

A zona da peixaria estará interdita à circulação, ficando apenas reservada aos habituais cânticos natalícios, que serão transmitidos através da televisão como habitualmente.

No exterior, será apenas permitida a venda de "hortofrutícolas, de frutas de ramagens, de verduras, como era feito antigamente". Estas bancas têm autorização para abrir até às 02:00.

O presidente da principal autarquia da Madeira notou também que é recomendada a apresentação quer do certificado digital de vacinação, quer de um teste antigénio negativo realizado nas últimas 24 horas.

Os estabelecimentos comerciais situados nas redondezas do Mercado dos Lavradores, como bares e restaurantes, funcionarão dentro do seu horário normal.

De acordo com a tradição da "Festa", nome pelo qual é conhecido o Natal na Madeira, a Noite do Mercado acontece em 23 de dezembro. Foi criada para serem feitas as últimas compras de produtos hortícolas e das frutas da época, além de elementos para decorar as casas.

À mistura, eram consumidas algumas bebidas nos bares nas ruas das imediações e eram entoados alguns cânticos.

Com o passar dos anos, as pessoas começaram a "dar mais força" a esta tradição e, há mais de duas décadas, começou a ser um dos ajuntamentos mais participados da quadra natalícia, com milhares de locais e visitantes a reunirem-se naquela zona da cidade para uma noite de convívio e diversão.

Os cânticos de Natal entoados na Praça do Peixe, as cerca de 100 barracas de comes e bebes, as sandes de carne de vinho e alhos, e muita bebida são marcas deste evento muito participado.

Leia Também: AO MINUTO: Não havia tantas mortes desde março; Portugal fora de lista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório