O verão é propício a caminhadas em família, idas à praia e viagens pelo país. A segurança é o mais importante, assim como ter sempre os mais pequenos 'debaixo de olho'.
Motivados por garantir a segurança dos mais pequenos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou, há já alguns anos, o programa 'Estou aqui!' para crianças.
Este programa é uma forma de ajudar a garantir que as crianças estão seguras. E, no caso de desaparecerem, que sejam localizadas rapidamente.
Note-se que as pulseiras são gratuitas e seguras, têm uma identificação anónima com código alfanúmerico único e está disponível para crianças entre os 2 e os 15 anos de idade, sendo que é válida em todo o território nacional.
"Porque a segurança dos mais pequenos é uma missão de todos", lê-se na partilha da PSP no Facebook.
Como pedir a pulseira?
As pulseiras devem ser pedidas através do 'site' do Programa Estou Aqui! Crianças em estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm.
Após o registo, os requerentes devem deslocar-se à Esquadra da PSP escolhida, para levantarem as pulseiras.
Programa da PSP atribuiu 623.197 pulseiras para detetar crianças perdidas
A PSP lançou, em maio, a edição de 2025 do programa 'Estou Aqui! Crianças', ao abrigo do qual foram atribuídas 623.197 pulseiras que permitem localizar menores momentaneamente perdidos das famílias.
Desde o início do programa, em 2012, a PSP promoveu o "reencontro rápido" de 58 crianças com as famílias.
No ano passado, foram atribuídas 67.175 pulseiras, de acordo com dados da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Este ano já foram atribuídas 17.349 pulseiras, tendo sido possível, através do programa, promover o reencontro de uma criança com a família.
Leia Também: Alunos imigrantes têm prioridade nas escolas? "Falso", assegura Fenprof