Dono de campo no Texas morreu a tentar salvar crianças nas inundações

Dick Eastland, de 74 anos, defendia há décadas que era precisa maior segurança junto ao Rio Guadalupe, no estado norte-americano do Texas. A sua mulher, inclusive, chegou a ser helitransportada, grávida, durante inundações em 1985.

dick eastland

© travisakers/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto
11/07/2025 16:44 ‧ há 6 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Entre as mais de 100 mortes já confirmadas na sequência das cheias no Texas está Dick Eastland, o dono do Camp Mystic, acampamento de verão onde morreram quase 30 crianças.

 

De acordo com o que escreve a CNN Internacional, Eastland morreu a tentar salvar algumas das raparigas menores que estavam no local.

"Se não morresse de causas naturais, esta era a única forma de acontecer – a salvar as raparigas por quem tinha tanto carinho", escreveu o seu neto, George Eastland, numa publicação na rede social Instagram. "Apesar de já não estar aqui, o impacto que a vida dele teve vai sempre estar presente nas vidas em que fez diferença", completou.

Mas a publicação norte-americana dá ainda conta de que o local tem um 'histórico' de inundações, com Dick Eastland, de 74 anos, a se ter 'batido' com a melhoria da segurança.

"O rio é lindo, mas temos de o respeitar", dizia já em público, em 1990. Já nesta altura, Eastland lutava pelo aumento da segurança no local, depois de, em 1987, dez crianças morrerem num campo de férias próximo do Camp Mystic.

Depois de conseguir que as autoridades instalassem um sistema de segurança para o caso de o rio atingir uma certa altura para além do limite ‘razoável’, Eastland não desistiu de continuar a deixar alertas: "Tenho a certeza de que haverá outros afogamentos", disse na década de 90, afirmando que as pessoas não davam atenção aos avisos.

Ainda antes do novo milénio, o sistema instalado foi deixado, no entanto, 'ao abandono', com as autoridades a justificarem que os responsáveis não reportavam as informações necessárias para manter o sistema a funcionar como deveria.

Para além do seu neto, que também escreveu que, apesar de estar devastado, não estava "surpreendido" que Eastland tenha dado a sua vida pela esperança de que "alguém fosse salvo", houve ainda outras pessoas que o honraram com algumas palavras.

Uma antiga frequentadora do campo de férias, April Ancira, lembrou Eastland, considerando que o tempo que passou lá, dos oito aos 14 anos, foi maravilhoso. "As minhas recordações dele a abraçar tantos campistas e a ficar tão entusiasmado por vê-los a superarem-se são incríveis", disse, citada pela CNN Internacional.

Austin Dickson, que se 'bateu' com o aumento da segurança no rio em caso de cheias,  recordou-o como um “pilar no nosso condado e na nossa comunidade” que tinha defendido um esforço recente para criar um novo parque ao longo do rio.

"Muitas pessoas dizem: 'Mystic é o meu paraíso' ou 'Mystic é a terra dos sonhos', e eu acho que isso é verdade", afirmou. "O trabalho da vida de Dick e Tweety é tornar isso verdade", explicou este homem.

Ao falar de Tweety referia-se à esposa de Eastland, que, em 1985, teve de ser resgtada de helicóptero quando estava grávida, numa altura em que o local estava a ser inundado por cheias.

De acordo com as publicações internacionais, o último balanço, conhecido esta sexta-feira, refere que o número de mortos na sequência das cheias aumentou para 121, com 173 pessoas a continuarem desaparecidas no condado texano de Kerr, onde aconteceram as inundações repentinas esta semana.

Leia Também: Conheça o herói do Texas que salvou 165 pessoas das inundações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas