Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Primeira morte em Portugal. Mais de 7 mil mortos pelo mundo

Temos já 331 casos de infetados pela Covid-19. Portugal e Espanha "vão reintroduzir os controlos de fronteiras terrestres" a partir das 23h desta segunda-feira.

AO MINUTO: Primeira morte em Portugal. Mais de 7 mil mortos pelo mundo

A Covid-19 é já uma pandemia e Portugal anunciou medidas para combater a sua propagação, que já provocou uma vítima mortal no país. Depois de proibir o consumo de álcool na rua e de ter decretado o limite de lotação das esplanadas, entre outras medidas para tentar a contenção do vírus, o ministro Eduardo Cabrita informou, esta segunda-feira, que Portugal e Espanha "vão reintroduzir os controlos de fronteiras terrestres" ainda hoje. Na mesma conferência, a ministra da Saúde, Marta Temido indicou que serão intensificadas as medidas de controlo nos aeroportos

A União Europeia quer suspender as viagens não essenciais durante os próximos 30 dias. Também o ministro Santos Silva afirma que nos devemos abster de as realizar. Marcada está já desde ontem uma reunião do Conselho de Estado para a próxima quarta-feira. Em cima da mesa estará a declaração do estado de emergência. Se Marcelo decidir decretá-lo, o Governo "não dará parecer negativo", garantiu o primeiro-ministro António Costa.

novo coronavírus já infetou, desde dezembro, 168.250 pessoas e o número de mortes subiu para 6.501, segundo um balanço da Agência France-Press (AFP) às 9h00 de hoje. Em Portugal, há 331 casos confirmados - mais 86 do que no domingo e uma vítima mortal. Em Espanha, já morreram 309 pessoas.

Acompanhe AO MINUTO tudo o que se passa cá dentro e lá fora: 

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

20h56 - Os ministros da Finanças europeus concordaram hoje manter contactos muito regulares, "pelo menos uma vez por semana", para discutir em conjunto respostas coordenadas ao surto de Covid-19, anunciou o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

20h51 - O presidente da Câmara de Benavente, em Santarém, declarou hoje situação de alerta, no dia em que foi conhecido o primeiro caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus no concelho, e aciona terça-feira o Plano Municipal de Emergência. Já em Braga vai ser imposto um 'horário zero' a todos os estabelecimentos de comércio e serviços do concelho que não sejam de primeira necessidade, para combater o avanço da pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

20h48 - A Polícia Municipal de Madrid deteve cinco pessoas e registou 451 denúncias desde domingo, quando começaram as restrições de mobilidade no âmbito do estado de emergência decretado para travar o novo coronavírus.

20h45 - Na economia, Wall Street encerrou hoje uma das piores sessões da sua história, com o receio dos investidores com o novo coronavírus a predominar sobre os esforços massivos da Reserva Federal (Fed, na sigla em inglês) e o preço do barril de petróleo Brent para entrega em maio tornou a cair fortemente hoje no mercado de futuros de Londres, perante o avanço da epidemia do novo coronavírus, ao desvalorizar 11,49%, para os 29,96 dólares.

20h42 - Os Estados Unidos da América (EUA) poderão entrar em recessão económica por causa da pandemia de Covid-19, admitiu hoje o presidente norte-americano, Donald Trump.

20h36 - A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu hoje uma norma sobre cuidados 'post-mortem' com cadáveres de pessoas infetadas com o novo coronavírus, recomendando a cremação dos corpos e determinando, em caso de enterro, que o caixão não seja aberto.

20h31 - Um dia depois de o presidente da Venezuela Nicolás Maduro ter decretado quarentena obrigatória em sete estados - de forma a combater a propagação do novo coronavírus - foram vários os cidadãos que saíram de casa, afirmando que não se podem dar ao luxo de não trabalhar.

20h30 - Teste de Jorge Jesus a coronavírus deu "positivo fraco ou inconclusivo". Flamengo informa que o treinador português "está sob os cuidados do departamento médico" do clube e "apresenta quadro estável de saúde".

20h29 - O presidente da FIFA, Gianni Infantino, escreveu hoje uma carta à comunidade futebolística, a que a Lusa teve acesso, na qual enaltece o "grande sentido de solidariedade e união" do desporto frente à pandemia de Covid-19.

20h22 - EUA acusam China de "semear informação falsa" e enfrentam propagação. O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, acusou hoje a China de "semear informações falsas e rumores absurdos" sobre a origem do novo coronavírus.

20h17 - O responsável pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores adiantou hoje que estão a ser denunciadas ao Ministério Público situações de incumprimento da quarentena obrigatória determinada para os passageiros do exterior que aterram na região.

20h09 - A República Dominicana confirmou hoje a primeira morte naquele país por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, informando ainda que aquele território contabiliza neste momento um total de 21 casos de infeção.

20h05 - O Banco de Portugal pediu aos bancos que indiquem medidas preventivas que permitam conter perdas devido à pandemia do novo coronavírus e que comuniquem de imediato eventos cujo impacto possa pôr em causa as instituições.

19h59 - A presidência chinesa do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) cancelou hoje as duas últimas reuniões que estavam agendadas para esta semana, devido à pandemia de Covid-19, segundo fontes diplomáticas.

19h57 - As eleições no PSD, incluindo para a bancada parlamentar, ficam adiadas até 09 de abril, decidiu hoje o Conselho de Jurisdição Nacional (CJN), que vai permitir o pagamento de quotas por terceiros aos militantes sem acesso bancário digital.

19h53 - O Centro Comercial Colombo vai permitir o encerramento das lojas que assim o entendam "com vista à salvaguarda das questões de saúde pública decorrentes da propagação do novo Coronavírus (Covid-19)". A nota publicada nas redes sociais dá conta de que se trata de uma medida "excecional".

19h50 - As autoridades alemãs anunciaram novas medidas sem precedentes destinadas a conter a epidemia de coronavírus e apelaram à população para "ficar em casa".  Foram registados mais de 1.000 novos casos em 24 horas, com um total de 6.012 pessoas infetadas.

19h46 - Os Estados Unidos começaram hoje a testar em humanos uma vacina que proteja as pessoas do contágio pelo novo coronavírus que causou a pandemia de Covid-19, anunciou o Instituto Nacional de Saúde norte-americano.

19h44 - Em todo o mundo, há mais de 7 mil mortes em 175 mil infetados idenficados em 145 países e territórios desde o início da pandemia, em dezembro do ano passado.

19h34 - Cinco portugueses que viajaram para o México a turismo estão a tentar regressar ao país, mas não têm encontrado alternativas. Um dos elementos do grupo, André Couto, diz já ter tentado entrar em contacto com as autoridades portuguesas, nomeadamente com a Embaixada portuguesa, mas sem solução.

19h30 - Numa tentativa de impedir a propagação do novo coronavírus, a Rússia decidiu suspender temporariamente a entrada de nacionais estrangeiros no país. A medida irá entrar em vigor no próximo dia 18 e deverá durar até 1 de maio.

19h21 - Está aí um festival de (muita) música e a que todos podemos assistir. Falamos do Festival #EuFicoEmCasa - entre os dias 17 e 22 de março - precisamente a primeira semana em que o país está oficialmente em quarentena. Estão confirmadas 'as presenças' de 78 artistas, durante os próximos seis dias, para darem a todos os portugueses "mais de 40 horas de música".

19h17 - Os Açores têm neste momento um caso confirmado, 10 casos suspeitos e 411 em vigilância ativa.

19h13 - Eleições municipais foram canceladas em França devido ao surto de Covid-19 e foi decretada contenção de circulação durante 15 dias.

19h04 - A Comissão Europeia anunciou hoje que vai disponibilizar até 80 milhões de euros ao laboratório alemão que está a trabalhar numa potencial vacina para o novo coronavírus, após uma alegada oferta da administração norte-americana, desmentida pela biofarmacêutica

19h - Não há futebol? Bruno Fernandes, jogador do Manchester United foi uma das mais recentes personalidades do mundo do futebol a aderir a um desafio que tem como objetivo dar o máximo de toques possíveis num rolo de papel higiénico... e cumpriu na íntegra.

18h57 - O Ministério da Educação anunciou, esta segunda-feira, a publicação de um vídeo dedicado aos encarregados de educação "durante a suspensão das atividades letivas presenciais".

18h53 - Vai poder ter consultas de oftalmologia gratuitas e não presenciais. Saiba mais aqui.

18h41 - Multidão no Aeroporto de Lisboa indigna funcionários, "expostos ao risco". As imagens foram publicadas nas redes sociais e mostram uma multidão aglomerada nos terminais, ao arrepio das medidas de proteção individual que vêm sendo repetidas pelas autoridades de saúde.

18h38 - O Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, declarou hoje o estado de emergência em todo o país por um período de 30 dias, para permitir que o Governo destine mais recursos económicos ao sistema sanitário a breve prazo.

18h30 - O ator Idris Elba confirmou esta segunda-feira ter testado positivo para Covid-19. Num vídeo publicado no Twitter diz sentir-se bem e que de momento não tem sintomas, mas que esteve isolado desde que descobriu que poderia ter sido exposto ao vírus.

18h29 - A ministra da Defesa do Zimbabué, Oppah Muchinguri, considerou que o novo coronavírus é uma forma de Deus punir os Estados Unidos da América e outros países ocidentais pela imposição de sanções ao Zimbabué. A ministra acrescentou que o Presidente norte-americano, Donald Trump, "devia saber que não é Deus".

18h27  - O corpo de bombeiros do Rio de Janeiro percorreu hoje as praias da região, com altifalantes, pedindo aos banhistas que regressem às suas casas, de forma a evitar multidões, e a eventual disseminação do novo coronavírus.

18h23 - A necessidade de declarar o estado de emergência em Portugal para evitar a propagação da Covid-19 divide os constitucionalistas, entre quem considere que ainda não se justifica, quem defenda que a medida peca por tardia, e quem não tenha opinião.

18h16 - O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, apresentou hoje as condolências à família da primeira vítima mortal infetada com o novo coronavírus, um homem de 80 anos.

18h - 53 pessoas já morreram no Reino Unido devido ao surto de Covid-19, a informação foi avançada pelo secretário de Estado da Saúde britânico, Matt Hancock. Este número advém de uma súbida de 18 mortos nas últimas 24 horas.

17h59 - As autoridades ucranianas anunciaram hoje novas medidas de combate à propagação do novo coronavírus através do encerramento de espaços públicos em todo o país, incluindo bares e centros comerciais, e a interrupção dos transportes públicos.

17h58 - A coordenadora do BE, Catarina Martins, manifestou hoje "sentidas condolências à família e amigos" da primeira vítima do coronavírus em Portugal, apelando ao reforço das "ações individuais e coletivas parar travar esta pandemia".

17h53 -  Itália ultrapassa os 2 mil mortos. As autoridades italianas indicaram que, nas últimas 24 horas, morreram mais 349 pessoas em Itália, elevando o número de vítimas mortais para 2.158. Há ainda 27.980 casos de infeção.

17h50 - A primeira vítima mortal em Portugal foi identificada como sendo Mário Veríssimoamigo do treinador Jorge Jesus e antigo massagista do Estrela da Amadora.

17h43 - Trinta e sete pessoas potencialmente infetadas com o novo coronavírus fugiram hoje de um hospital na província afegã de Herat, na fronteira com o Irão, um dos países mais afetados pela pandemia, afirmaram fontes médicas.

17h35 - Em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, que obriga milhares de portugueses a estar em quarentena, isolamento ou em teletrabalho em casa, a EMEL decidiu suspender o pagamento de estacionamento na via pública e garante ao residentes estacionamento gratuito em parques da empresa.

17h23 -OMS pede a países que "testem todos os casos suspeitos". O responsável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) recordou que esta é "uma doença séria" e que não é possível vencer a pandemia se não se souber quem está infetado.

17h21 - Os 3.543 estudantes portugueses ao abrigo do programa Erasmus foram todos contactados, tendo apenas uma parte optado pelo regresso a Portugal na sequência do surto da Covid-19, disse hoje à Lusa, no Porto, o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor.

17h16 - O PSD lamentou hoje a primeira vítima mortal infetada com o novo coronavírus e expressou um "profundo agradecimento" a todos os profissionais de saúde que têm combatido a pandemia de Covid-19.

17h11 - Uma empresa alemã que está a trabalhar numa potencial vacina para o novo coronavírus negou hoje ter recebido uma oferta do Governo dos EUA para reservar a sua descoberta para os norte-americanos.

17h08 - Também o primeiro-ministro, António Costa, já veio lamentar a primeira morte em Portugal.

17h05 - O sindicato que representa os inspetores do SEF exigiu hoje equipamentos de proteção individual para todos os elementos, considerando que a falta é generalizada e a situação deverá agravar-se com o fecho de fronteiras.

17h02 - O pretendente ao trono português, Duarte Pio, defendeu hoje que o Governo deveria tomar "medidas mais rapidamente" e apela à declaração do estado de emergência e à recuperação do controlo de fronteiras.

17h - A declaração do estado de emergência admite o recurso aos militares para apoiar as autoridades civis e forças de segurança no período de exceção, durante o qual funciona em permanência o Conselho Superior de Defesa Nacional.

16h57 - Boris Johnson está a fazer o ponto de situação no Reino Unido. O primeiro-ministro britânico dá conta de que os “casos podem duplicar a cada cinco dias se não foram tomadas medidas mais drásticas”. “Precisamos que as pessoas comecem a trabalhar a partir de casa sempre que possível”, afirmou. 

Aconselhou ainda os cidadãos a evitar contacto social desnecessário, como idas a bares e discotecas. Estas medidas têm a duração de 12 semanas.

16h47 - O governo da Alemanha anunciou hoje em comunicado que vai ordenar o encerramento dos estabelecimentos comerciais "não-essenciais" e proibir a atividade nos locais de culto para tentar controlar a propagação do novo coronavírus.

16h39 - O governo regional da Catalunha aprovou hoje uma resolução a exigir a obrigatoriedade do isolamento domiciliário total dos cidadãos desta região e pediu ao governo central que o autorize, por ser a autoridade competente, no atual Estado de Emergência.

16h32 - Presidente da República apresentou condolências à família da vítima mortal do Covid-19. "O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde."

16h25 - Novo caso de Covid-19 na Formula 1, trata-se de um funcionário da Pirelli infetado. O caso foi detetado na Austrália, onde teria decorrido o primeiro Grande Prémio da temporada.

16h19 - Primeira morte provocada pela Covid-19. Tratava-se de um homem com 80 anos internado há vários dias no Hospital de Santa Maria. A informação foi avançada pela ministra da Saúde, em conferência de imprensa, esta tarde.

16h12 - A Ordem dos Médicos Veterinários recomendou hoje que as pessoas infetadas com Covid-19 peçam a alguém sem sintomas para cuidar dos animais de companhia ou usem máscara e luvas para o fazer se estiverem sós.

16h10 - O número de países africanos afetados pela pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, subiu para 29, com o surgimento de casos na Tanzânia, Somália e Benim, anunciaram hoje as autoridades dos respetivos países.

16h09 - As autoridades da Gronelândia confirmaram hoje o primeiro caso de uma pessoa infetada com o coronavirus responsável pela pandemia de Covid-19 neste território autónomo do Reino da Dinamarca.

16h07 - O primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbuli, anunciou hoje o encerramento dos aeroportos do país a partir de quinta-feira e até 31 de março, devido à epidemia de Covid-19.

16h03 - O ministro da Administração Interna anuncia controlo de fronteiras terrestres a partir das 23h desta segunda-feira. Serão nove os controlos fronteiriços e serão restringidas as passagens de mercadorias e deslocações profissionais. Estão ainda canceladas ligações aéreas e ferroviárias com Espanha a partir de hoje.

16h00 - A mara Municipal de Loures, no distrito de Lisboa, anunciou o encerramento dos parques municipais e infantis e a suspensão da fiscalização de estacionamento, no âmbito das medidas de prevenção face à epidemia de Covid-19.

15h57 - As principais vias de acesso a Caracas estão fortemente restringidas pelas forças de segurança e com longas filas de viaturas tentando entrar na cidade, no primeiro dia de quarentena em Caracas e outros seis Estados da Venezuela.

15h53 - O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, afirmou, esta segunda-feira, antes de uma reunião do Eurogrupo, que receia que "o confinamento forçado nos coloque numa situação semelhante à de uma guerra".

15h46 -  O CDS-PP mostrou-se hoje favorável à declaração do estado de emergência, indicado que "obviamente dará o seu acordo" se esta vier a sua proposta, e indicou que não colocará limitações.

15h45 - A Coreia do Sul regista cerca de 8.000 casos de Covid-19, mas o país é agora apontado como um caso de sucesso na regressão da epidemia, com recurso a meia dúzia de soluções eficazes. Qual é o segredo?

15h41 - Uma reportagem da Lusa em Lisboa dá conta dos 'efeitos' do Covid-19 na cidade. Despida da tradicional azáfama de segunda-feira, a capital despertou mais silenciosa, com menos carros e menos pessoas a circular nas ruas, sobretudo turistas, mas mais protegidas com máscaras e luvas, devido ao surto de Covid-19.

15h39 - Vários hotéis e alojamentos locais do Porto vão disponibilizar mais de 180 quartos para profissionais de saúde, por forma a "encurtar as deslocações" e evitar o risco de contágio com as suas famílias, foi anunciado.

15h36 - A Aliança Europeia de Saúde Pública advertiu que aqueles que vivem em cidades poluídas correm mais riscos face ao surto de Covid-19, pois a poluição do ar causa condições associadas à maior taxa de mortalidade do novo coronavírus.

15h32 - A União Europeia propõe suspender todas as viagens não essenciais durante os próximos 30 dias, anunciou a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen

15h28 - O Conselho de Ministros descentralizado que se ia realizar em Castelo Branco na quinta-feira foi adiado, ainda sem nova data, devido ao novo coronavírus, confirmou à agência Lusa fonte oficial do Governo.

15h23 - A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos apelou aos portugueses para que cumpram as regras de segurança criadas para as farmácias, como, por exemplo, aguardar o atendimento no exterior, para se protegerem e proteger os profissionais.

15h20 - O Presidente do Chile, o conservador Sebastián Piñera, decidiu encerrar as fronteiras do país, a partir de quarta-feira, para evitar a propagação do contágio pelo novo coronavírus, que já infetou 155 chilenos.

15h19 - Um trabalhador da Bosch Braga acusou positivo no teste ao Covid-19, tendo a empresa mandado para casa os colaboradores de duas linhas de produção, disse hoje o responsável pela comunicação à Lusa.

15h18 - Viagens não essenciais? Portugueses "devem abster-se de fazê-lo". Quem o diz é o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

15h15 - O grupo francês PSA vai fechar a unidade de Mangualde a partir de quarta-feira, na sequência da decisão de encerrar todas as suas fábricas na Europa face ao surto de Covid-19, foi anunciado.

15h13 - A Polícia de Segurança Pública (PSPrecorda - usando o código de cores os semáforos - as medidas excecionais do Estado de Alerta. Saiba tudo aqui. 

15h03 - A ANA - Aeroportos de Portugal apelou, esta segunda-feira, para que só se desloquem aos aeroportos nacionais as pessoas que forem efetivamente viajar, para evitar aglomerados, face à situação de pandemia de Covid-19.

14h58 - O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina, afirmou que vai pedir à UEFA, na reunião de terça-feira, o adiamento do Euro2020, devido à pandemia de Covid-19, considerando que é um "ato de responsabilidade".

14h54 - Moscovo limitou os 'ajuntamentos' na cidade e irá fechar as escolas. Estas são medidas de combate à propagação da pandemia do novo coronavírus.

14h49 - Há cinco médicos infetados com a Covid-19 no Hospital SAMS, em Lisboa, de acordo com a unidade de saúde. dDois deles estão internados no Hospital Curry Cabral, informou o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) através de um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

14h43 - Tinha deslocação de comboio planeada para Espanha? Três ligações a Espanha via comboio vão ser canceladas a partir de terça-feira por "decisão da RENFE", operadora ferroviária espanhola, devido à pandemia de Covid-19, disse hoje fonte da CP - Comboios de Portugal.

14h41 - O governo da Alemanha negou hoje qualquer possibilidade de os Estados Unidos adquirirem os direitos exclusivos de uma vacina contra o novo coronavírus que está a ser desenvolvida por um laboratório alemão.

14h39 - Alguns portugueses residentes no Reino Unido consideram "exagerado" o receio relacionado com a pandemia do novo coronavírus, mas nas mercearias do "mercado da saudade" é evidente a corrida a certos produtos, como massas e enlatados.

14h32 - "Contactámos todos os estudantes Erasmus portugueses" em Itália, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros. Augusto Santos Silva indica que a ideia é contactar todos os estudantes em Erasmus no estrangeiro, verificar se já regressaram ou se se encontram no país onde estão a estudar, se querem continuar ou precisam de apoio para regressar.

14h23 - Alemanha opõe-se a que o presidente norte-americano, Donald Trump, adquira exclusividade de potencial vacina contra a Covid-19.

14h10 - O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira escreveu hoje ao Presidente da República, alertando Marcelo Rebelo de Sousa para a necessidade de encerrar temporariamente os aeroportos da região, como medida de combate à propagação do novo coronavírus.

14h09 - Quim Torra, presidente do governo da Catalunha, deu positivo para o novo coronavírus, avança o jornal espanhol El País. 

14h05 - Foi confirmada a primeira morte por Covid-19 no País de Gales. Trata-se de um homem de 68 anos, que já apresentava outros problemas de saúde, e que estava a ser acompanhado no Wrexham Maelor Hospital.

14h01 - Castelo de São Jorge, em Lisboa, vai encerrar ao público a partir das 15h desta segunda-feira, anuncia a Câmara Municipal de Lisboa.

13h58 - Para tornar a entrega ao domicílio ainda mais acessível para os portugueses que passaram a trabalhar de casa como resposta ao Covid-19, a Uber Eats decidiu eliminar a taxa de entrega em todos os pedidos superiores a 5 euros, durante o período do almoço (das 11h às 15h) nos dias da semana (segunda a sexta feira), desde hoje, dia 16, até 31 de março.

13h55 - A Grécia está a impor uma quarentena obrigatória de 14 dias a qualquer pessoa que entre no país e estendeu o encerramento de lojas para combater a propagação do novo coronavírus.

13h52 - O Governo Regional da Madeira pediu que seja preferido o atendimento à distância, dos serviços da Administração Pública Regional, em vez da deslocação aos balcões, no âmbito das medidas de combate à pandemia Covid-19.

13h48 - UEFA vai levar a cabo, esta terça-feira, uma série de reuniões através de videoconferência com os responsáveis das 55 federações que a compõem, com o objetivo de decidir como se irá desenrolar aquilo que resta da temporada, face `à suspensão provocada pela pandemia de Covid-19. Saiba tudo aqui. 

13h46 - Os Operadores do Porto de Lisboa apelaram aos estivadores para cancelarem a greve naquela infraestrutura portuária devido ao Covid-19, mas o sindicato acusa os patrões de usarem a pandemia para tentar consumar um despedimento coletivo.

13h38 - O Conselho de Estado reúne-se na próxima quarta-feira de manhã (dia 18) e poderá declarar o estado de emergência, admitiu o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório