Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Fecham fronteiras. Governo prevê impacto de 2 mil milhões/mês

Há já uma vítima mortal e 331 casos de infetados pela Covid-19, em Portugal. Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Fecham fronteiras. Governo prevê impacto de 2 mil milhões/mês
Notícias ao Minuto

21:29 - 16/03/20 por Sara Gouveia e Ana Lemos

Mundo Coronavírus

Durante a tarde desta segunda-feira foi confirmada a primeira vítima mortal em Portugal. A Covid-19 é já uma pandemia e o país anunciou medidas para combater a sua propagação. Eduardo Cabrita informou que Portugal e Espanha "vão reintroduzir os controlos de fronteiras terrestres" a partir das 23 horas desta segunda-feira. Suspensas foram as ligações ferroviárias, marítimas e aéreas ao país vizinho.

Na mesma conferência, a ministra da Saúde, Marta Temido indicou que serão intensificadas as medidas de controlo nos aeroportos

O novo coronavírus já infetou, desde dezembro, mais de 182 mil pessoas e o número de mortes subiu para mais de 7 mil. Em Portugal, há 331 casos confirmados - mais 86 do que no domingo e uma vítima mortal. Em Espanha, já morreram 309 pessoas.

Acompanhe AO MINUTO tudo o que se passa cá dentro e lá fora: 

00h - Balanço do mais importante que se passou até aqui: 

Foi registada a primeira vítima mortal em Portugal, várias foram as figuras que apresentaram condolências à família, desde Marcelo, a Costa, Ferro Rodrigues e vários dos partidos.

331 infetados confirmados e 3 recuperados e o controlo de fronteiras está reintroduzido em Portugal. A declaração de "estado de emergência" cada vez mais provável. No resto do mundo, desde dezembro, já houve mais de 182 mil pessoas infetadas e o número de mortes subiu para mais de 7 mil.

Governo antecipou um impacto de 2 mil milhões de euros por mês com medidas de apoio à família e ao trabalho.

23h59 - As autoridades nacionais e espanholas repuseram hoje, às 23h00, o controlo na fronteira terrestre de Vilar Formoso, em Portugal, devido à pandemia de Covid-19, o que coloca restrições a quem pretende circular entre os dois países.

23h54 - Uma vez que, atualmente, o mundo lida com uma pandemia, inúmeros eventos de grande importância têm vindo a ser cancelados e o mais recente foi a cerimónia da Met Gala. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Metropolitan Museum of Art, conforme nota a imprensa internacional, e até ao momento, ainda não foi divulgada uma nova data.

23h47 - O restaurante sírio Tayybeh quis agradecer "a todas as equipas médicas que estejam ao serviço", na linha da frente de combate a esta pandemia de Covid-19 e num gesto que faz a diferença, a gestão do restaurante decidiu oferecer "um jantar por cada elemento das equipas médicas de emergência".

23h46 - A vida que preenchia as ruas das principais cidades de Espanha deixou de existir após o governo ter decretado quarentena obrigatória em todo o país. A medida, que entrou em vigor esta segunda-feira, implica que apenas as deslocações estritamente essenciais possam ser realizadas, durante, pelo menos, 15 dias. Veja aqui as imagens.

23h29 - Depois da entrevista no Jornal da Noite da SIC, o primeiro-ministro, António Costa, teceu rasgados elogios a Rodrigo Guedes de Carvalho pelo trabalho que, juntamente com o canal, tem vindo a fazer no que à pandemia diz respeito.

23h27 - O Sindicato dos Médicos Italianos instou hoje o Governo do país a realizar testes de deteção da Covid-19 a todos os profissionais de saúde, de modo a evitar o contágio de pacientes e a mitigar a propagação da pandemia.

23h18 - Os estúdios da Universal decidiram, a partir de agora, estrear as novas produções em salas e na televisão ao mesmo tempo, na sequência da propagação do novo coronavírus (Covid-19).

23h16 - O jogador dos Utah Jazz da NBA, Donovan Mitchell, testou positivo à Covid-19, e confessa: "Comecei a chorar". Mas encontra-se bem e a recuperar. O basquetebolista admite que não tem “febre nem outros sintomas” e que neste momento está isolado.

23h13 - O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai implementar medidas de apoio ao emprego e ao rendimento das famílias, para contrariar os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia, mas antecipou que "não vai haver excedente orçamental".

23h01 - A multinacional Amazon informou que precisa de contratar cem mil pessoas em todo o território dos Estados Unidos para enfrentar o aumento das encomendas, na sequência da propagação do novo coronavírus (Covid-19).

22h51 - Costa Rica, Guatemala e o Paraguai reforçaram hoje as medidas de prevenção contra a expansão do coronavírus restringindo a circulação e encerrando as fronteiras.

22h49 - O cantor Elton John anunciou hoje que cancelou parte da sua digressão, quando os cancelamentos e adiamentos na indústria do entretenimento continuam a aumentar reagindo à expansão do novo coronavírus.

22h45 - Dirigentes do setor da saúde do estado norte-americano de Washington informaram hoje que ocorreram mais seis mortes devido ao novo coronavírus Covid-19, o que elevou o total estadual para 48.

22h42 - As medidas de apoio às famílias e de manutenção de postos de trabalho, avançadas pelo Governo perante o desenvolvimento do novo coronavirus, vão ter um impacto de dois mil milhões de euros por mês, estimou hoje a ministra do Trabalho.

22h40 - Kristofer Hivju, ator da série 'Guerra dos Tronos', infetado com Covid-19. "Estamos bem de saúde - apenas tenho sintomas leves de resfriado. Há pessoas de maior risco para quem este vírus pode ser um diagnóstico devastador, por isso peço a todos que sejam extremamente cuidadosos", afirmou numa publicação que partilhou nas redes sociais.

22h25 - Ainda a aguardar o resultado do segundo teste, depois de o primeiro ter dado "fraco positivo ou inconclusivo", o técnico português Jorge Jesus vai ficar em quarentena

22h22 - Cerca de 140 mil pessoas descarregaram esta segunda-feira, do site da Segurança Social, o formulário para a justificação de falta junto da entidade empregadora, um mecanismo disponibilizado perante o impacto do novo coronavírus, anunciou a ministra do Trabalho.

22h15 - O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta segunda-feira à agência Lusa que o custo da reação ao surto de Covid-19 "não é uma matéria relevante neste momento", e que as consequências da crise dependem muito da resposta que for dada.

"As consequências desta crise dependem muito da resposta que lhe dermos, e nós estamos a trabalhar nisso todos os dias desde que ela se desenvolveu" (Mário Centeno)22h04 - O número de casos confirmados no Brasil aumentou para 234, sendo que o Ministério da Saúde monitoriza 2.064 casos suspeitos. Rio de Janeiro (31) e São Paulo (152) são os estados mais afetados, registando casos por transmissão comunitária - aquela em que há uma maior difusão do vírus.

22h01 - La Liga 'obriga' clubes a realizar testes do novo coronavírus

21h53 - Precisa de ir ao supermercado? Veja aqui alguns conselhos para evitar contágio. Há medidas de higiene obrigatórias (e que deve mesmo ter em conta).

21h39 - O Canadá vai encerrar as suas fronteiras, exceto a cidadãos canadianos ou "residentes permanentes" no país e ainda a norte-americanos, para impedir a propagação da pandemia da Covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

21h32 - O Banco de Portugal disse hoje que os clientes continuam a ter total acesso ao seu dinheiro e que não há preocupação com a disponibilização de serviços bancários e pediu que apenas se desloquem aos balcões se for indispensável.

21h29 - O Senegal anunciou hoje que vai suspender as ligações aéreas com Portugal e mais quatro países europeus, e cancelar também as celebrações previstas para a cidade religiosa de Touba, para prevenir a propagação da Covid-19.

21h25 - A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) e o Grupo Alojamento Local Esclarecimentos estão a trabalhar com entidades oficiais num plano de cedência de alojamentos a profissionais de saúde, segundo um comunicado de imprensa hoje divulgado.

21h15 - O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje à Lusa que o custo da reação ao surto de Covid-19 "não é uma matéria relevante neste momento", e que as consequências da crise dependem muito da resposta que for dada.

21h13 - Os parceiros sociais têm até ao final desta terça-feira para apresentar ao Governo dúvidas ou propostas de medidas para fazer face ao impacto do novo coronavírus, anunciou hoje a ministra do Trabalho, no final da reunião extraordinária de Concertação Social.

21h12 - As pessoas que entram pela fronteira de Vila Real de Santo António não estão a ser submetidas a controlo pela autoridades de saúde, incidindo a verificação sobre a documentação de veículos de matrícula estrangeira, constatou a Lusa no local.

21h10 - "Temos de dar tudo por tudo para salvar vidas e as medidas têm de ir sendo tomadas em função das necessidades do dia-a-dia", começou por dizer o primeiro-ministro no Jornal da Noite da SIC. 

Referindo-se ao dia em que morreu a primeira pessoa por coronavírus, esta segunda-feira, António Costa classificou-o de "um dia triste", mas também "um dia em que mostra que temos de dar tudo por tudo para salvar vidas". Continuou, explicando a opção do Governo de encerrar espaços públicos, que "pela aglomeração de pessoas aumentam o risco de contaminação". "Sinto que as pessoas têm de forma responsável e voluntariamente confinado os seus movimentos", disse ainda o governante.

21h05 - Recorde aqui o acompanhamento anterior de tudo o que é relacionado com o novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório