Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2022
Tempo
11º
MIN 6º MÁX 14º

Edição

Governo reintroduz controlos de fronteiras terrestres

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita acaba de avançar com medida.

Governo reintroduz controlos de fronteiras terrestres

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, informou, esta segunda-feira, dia 16 de março, que o Governo decidiu "reintroduzir" as fronteiras terrestres em Portugal.

Ou seja, de acordo com o governante, Portugal mantém as fronteiras abertas com Espanha mas apenas para o estritamente necessário, como a circulação de bens essenciais. 

“Haverá nove pontos de passagem de fronteira terrestre. Estabelecendo mecanismos que limitam a passagem exclusivamente a mercadoria e a trabalhadores que se tenham de deslocar ao outro lado da fronteira por razões de trabalho”, afirmou o ministro da Administração Interna.

Segundo Eduardo Cabrita, o controlo sanitário será feito “em articulação com as autoridades espanholas”.

A "reintrodução de fronteiras com Espanha", salientou o governante, não vai, contudo, colocar em causa a entrada de cidadãos nacionais que regressar voltar a Portugal, nem a saída de cidadãos estrangeiros que queiram voltar aos seus países de origem.

Durante a declaração pública feita ao país e em conjunto com a ministra da Saúde, Marta Temido, Eduardo Cabrita relembrou que "a economia deve continuar a funcionar, por isso é essencial manter o transporte de mercadorias e a circulação de produtos alimentares dentro da União Europeia".

O ministro afirmou ainda que as reuniões entre membros da União Europeia, através de videoconferência, continuarão ao longo da semana estando agendada mais uma entre os ministros da Saúde e do Interior dos vários países, à semelhança da que decorreu durante esta manhã.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório