Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

AO MINUTO: Portugal reintroduz "controlos de fronteiras". Há 331 casos

A ministra da Saúde, Marta Temido, avisou que a curva epidemiológica deverá aumentar até pelo menos abril. O Presidente da República anunciou este domingo que reunirá o Conselho de Estado na próxima quarta-feira para decidir de decreta estado de emergência no país. Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.

AO MINUTO: Portugal reintroduz "controlos de fronteiras". Há 331 casos

A Covid-19 é já uma pandemia e Portugal anunciou medidas para combater a sua propagação. O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabritaproibiu o consumo de álcool na rua e decretou o limite de lotação das esplanadas, entre outras medidas para tentar a contenção do vírus. As atividades letivas e as aulas de condução foram também suspensas. 

Já Marta Temido, ministra da Saúde, revelou, em conferência de imprensa, que a curva epidemiológica deverá aumentar até pelo menos abril. Segundo o último balanço, há 331 casos confirmados em Portugal.

Marcelo convocou o Conselho de Estado para quarta-feira. Em cima da mesa está a declaração do estado de emergência. Se Presidente da República decidir decretá-lo, o Governo "não dará parecer negativo", garantiu António Costa.

O novo coronavírusinfetou, desde dezembro, 168.250 pessoas e o número de mortes subiu para 6.501, segundo um balanço da Agência France-Press (AFP) às 9h00 de hoje. Em Portugal, há 331 casos confirmados - mais 86 do que no domingo. 

Acompanhe AO MINUTO tudo o que se passa cá dentro e lá fora: 

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

13h22 - O PS considerou que a aplicação das leis de proteção civil e saúde têm sido, até ao momento, adequadas para responder à pandemia de Covid-19, mas admite o cenário do estado de emergência.

13h15 - Eduardo Ferro Rodrigues afirmou, em conferência de imprensa esta segunda-feira, que amanhã poderá ser decretado o estado de emergência em Portugal. 

13h06 - O Facebook deu início a uma campanha para angariar doações que ajudem a combater o Covid-19, com o montante angariado através da campanha a ser igualado pela empresa tecnológica. Saiba na peça como funciona.

13h02 - A ministra da Saúde, Marta Temido, indicou que serão intensificadas as medidas de controlo nos aeroportos. Na mesma conferência de imprensa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, indicou que está por decidir fecho de fronteiras.

12h46 - O bar de Santa Maria da Feira que promoveu uma festa sobre a Covid-19, e ao qual o administrador do hospital local escreveu uma carta manifestando-se contra essa "ofensa", respondeu hoje que esse responsável devia focar-se noutras prioridades.

12h39 - Eduardo Cabrita disse, que Portugal e Espanha "vão reintroduzir os controlos de fronteiras terrestres" ainda hoje. Haverá apenas nove pontos de passagem que serão devidamente controlados: "Entende-se que se deve permitir aos estados mecanismos de controlo de fronteira que não devem ser discriminatórios", sublinhou.

É "essencial manter o transporte de mercadorias dentro da União Europeia", designadamente produtos alimentares, acrescentou ainda o ministro da Administração Interna.

12h32 - Há 331 casos de infeção confirmados em Portugal, mais 86 do que este domingo. Os números atualizados da pandemia Covid-19 foram atualizados ao início da tarde desta segunda-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS).

12h29 - Apelo chega da ONUUm grupo de peritos da ONU lançou hoje um apelo aos Estados para que evitem medidas excessivas na resposta ao surto do novo coronavírus e frisou que as medidas de emergência não devem ser usadas para reprimir dissidências.

12h24 - A Libéria anunciou hoje o seu primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus, um funcionário governamental que, na sexta-feira, regressou ao país proveniente da Suíça.

12h21 - presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, acusou positivo no teste ao novo coronavírus. A informação é avançada pela própria na sua conta de Twitter.

12h20 - A Câmara Municipal do Porto, em parceira com a Unilabs e Administração de Saúde do Norte, prepara a instalação do primeiro centro de rastreio para a doença Covid-19 em modelo ‘Drive Thru’ em Portugal.

12h10 - A Comissão Europeia alertou, esta segunda-feira, que o encerramento de fronteiras, já adotado em alguns países da União Europeia (UE), "não é a melhor forma" de conter a propagação do Covid-19, por afetar a distribuição de equipamentos médicos e bens.

12h08 - A Baviera declarou, esta segunda-feira, estado de emergência. Markus Soeder, governante deste estado alemão que faz fronteira com a Suíça e a Áustria, afirmou que "a situação é muito séria e muda todos os dias, infelizmente nunca para melhor".

12h04 - Dezenas de pessoas protestaram, esta segunda-feira, junto a Downing Street para exigirem mais ação do governo britânico para combater o surto de Covid-19. As imagens são do The Telegraph.

11h56 - O Governo de Macau admitiu que vai reavaliar o reinício das aulas, um dia depois do primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus em 40 dias, uma sul-coreana que chegou ao território vinda do Porto.

11h47 - Os CTT adotaram um conjunto de medidas que visam minimizar os impactos na disponibilidade da sua rede de retalho e na distribuição postal, ao mesmo tempo que preservam a integridade dos seus trabalhadores. Fique com a lista das agências encerradas.

11h46 - A Assembleia da República impôs medidas de distanciamento social e redução em um terço da capacidade dos espaços de restauração e cafetarias e restringiu, nos serviços, a realização de reuniões presenciais para fazer face ao novo coronavírus.

11h45 - O Movimento dos Utentes de Transportes da Área Metropolitana do Porto (MUT-AMP) reclamou a criação de condições para o "efetivo cumprimento" das medidas de higienização anunciadas para veículos da STCP e Metro, face ao surto de Covid-19.

11h41 - Iñigo Urkullu, presidente do governo basco, adiou as eleições. Os partidos concordaram esta medida na segunda-feira devido ao surto do novo coronavírus, que já matou 297 pessoas no país vizinho.

11h37 - Um destacado membro da conservadora Assembleia de Peritos do Irão, o 'ayatollah' Hashem Bathai Golpayengani, morreu hoje vítima da pandemia Covid-19, uma doença que já provocou mais de 700 mortos no Irão.

11h26 - O Banco Montepio anunciou novas medidas de atendimento aos clientes para prevenir o contágio por Covid-19, com os balcões com abertura condicionada, mantendo a porta fechada, e fazendo-se a fila de espera no exterior das instalações.

11h23 - O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) anunciou esta segunda-feira, através de um comunicado enviado às redações, a obrigatoriedade da utilização de máscara cirúrgica dentro da instituição pelos seus profissionais de saúde.

11h20 - O Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) emitiu recomendações/notificações relativas ao risco de infeção pelo COVID-19 em grávidas. Conheça-as aqui. 

11h18 - Os países mais afetados pelo novo coronavírus - como China, Itália, República da Coreia, França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos da América  - foram responsáveis por 30% das dormidas em território português em 2019, de acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística.

11h15 - O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, fazem declarações após a reunião de ministros da União Europeia, que decorre por videoconferência. Esta irá ocorrer às 12 horas.

11h13 - A Assembleia da República decidiu, esta segunda-feira, dispensar os funcionários inseridos em grupos de risco e promover o trabalho à distância e a rotatividade dos seus efetivos.

11h08 - O PAN pediu, esta segunda-feira, explicações à Câmara Municipal de Lisboa sobre as alegadas ações despejo de várias famílias, incluindo crianças, em vários bairros socias da capital, em pleno surto do novo vírus Covid-19, divulgadas da página de Facebook da plataforma Stop Despejos.

11h05 - Mais um gesto de solidariedade e carinho para com aqueles que se encontram em casa. Uma pianista deu um concerto aos vizinhos a partir de casa, em Lisboa. Luísa Tender tocou Schubert e Debussy. Veja um vídeo do espetáculo.

11h01 - O Irão anuncia 129 novas mortes no país devido à Covid-19. O total de vítimas mortais devido a esta pandemia na região subiu assim para 853.

10h52 - Um novo balanço dá conta de que há 8.744 pessoas infetadas com o novo coronavírus em Espanha. É um aumento de mais de mil casos nas últimas 24 horas. Há 297 vítimas mortais.

10h49 - Os líderes da UE vão voltar a falar esta terça-feira acerca das medidas de contenção e os efeitos do surto do novo coronavírus, relata a AFP.

10h42 - Kate Osborne, membro do Partido Trabalhista britânico, é a segunda política daquele país a confirmar estar infetada com a Covid-19. O anúncio foi feito pela própria, no Twitter, numa altura em que outros 15 deputados decidiram entrar em isolamento social.

10h39 - A greve que estava convocada para hoje na ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, que gere a Unidade de tratamento Mecânico Biológico de Eirol, em Aveiro, foi cancelada dada a situação de saúde pública, disse à Lusa fonte sindical.

10h37 - O embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, George E. Glass, publicou no Twitter um vídeo em que surge numa varanda com a mulher a aplaudirem e a agradecerem o trabalho dos profissionais de saúde portugueses perante o surto da Covid-19. #ficaemcasa

10h30 - Sente-se triste ou ansioso com o isolamento? E as crianças? A OMS elaborou um conjunto de conselhos para lidar com o stress e a ansiedade durante um surto viral - para os adultos e para as crianças. Pode lê-los aqui. 

10h26 - O Governo de Macau anunciou que a partir da meia-noite de terça-feira quem chegar ao território, com exceção da China continental, Taiwan e Hong Kong, terá de ficar em quarentena de 14 dias.

10h22 - Precisa de ir trabalhar? Ou está doente e em casa? E se não mora sozinho? Nesta altura são muitas as dúvidas e questões que temos para colocar. O Notícias ao Minuto preparou um guia com as principais indicações das autoridades competentes para lidar com o surto do novo coronavírus que o vai ajudar. 

Deixamos-lhe também os contactos a ter em conta:

  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt‬ (garantem resposta célere).

10h17 - A Rússia anunciou uma série de medidas para apoiar a economia, disponibilizando 3,6 mil milhões de euros, e combater a disseminação do novo coronavírus, pedindo às empresas que assumam mais responsabilidades.

10h15 - Morreu, esta segunda-feira, o jovem treinador Francisco García, do clube Atlético Portada Alta, originário da província de Málaga e das divisões inferiores do futebol espanhol. O técnico, de apenas 21 anos, acusou positivo para a Covid-19 e acabou por não resistir à doença, perdendo a vida.

10h13 - Tem um assunto pendente com as Finanças? Eis como resolver sem sair de casa. A Autoridade Tributária está disponível para 'atender' os contribuintes através dos canais digitais e telefónicos. Tire aqui todas as suas dúvidas.

10h10 - Há mais uma personalidade internacional que foi diagnosticada com Covid-19. Trata-se da atriz Olga Kurylenko, que confirmou a notícia nas suas redes sociais. 

Ver esta publicação no Instagram

Locked up at home after having tested positive for Coronavirus. I’ve actually been ill for almost a week now. Fever and fatigue are my main symptoms. Take care of yourself and do take this seriously! Сижу в изоляции дома с диагнозом Коронавирус. Уже почти неделю болею. Температура и слабость - мои основные симптомы. Будьте осторожны и принимайте это во всерьёз! #coronavirus #коронавирус

Uma publicação partilhada por Olga Kurylenko (@olgakurylenkoofficial) a 15 de Mar, 2020 às 10:42 PDT

10h07 - Estar de quarentena significa que o mundo parou? Não! Não adianta deitar-se no sofá, deprimir porque está confinado a quatro paredes e pensar que não há nada para fazer. Prova disso mesmo chega-nos de Espanha, país que está, desde sábado, em quarentena obrigatória. Espreite aqui uma aula de fitness... pouco convencional. 

10h04 - Se via a Netflix e outros serviços de streaming como a resposta para este período quarentena ou auto-isolamento para passar o tempo, então esta é uma notícia que o vai deixar preocupado. Acontece que a Netflix e a Disney anunciaram oficialmente a suspensão de produção de determinadas séries, incluindo 'Stranger Things' e 'The Witcher' de acordo com os sites Deadline e Redanian Intelligence.

10h03 - "Queremos ir para casa". Trabalhadores de vários centros comerciais manifestaram-se, no domingo, pelo encerramento dos espaços, por causa no novo coronavírus. Veja aqui as imagens.

09h55 - Imagens de drone da Reuters mostram as estradas do norte de Itália totalmente vazias, no seguimento do surto do novo coronavírus. Há mais de 24 mil pessoas infetadas só neste país, o mais afetado pelo vírus na Europa. 

09h48 - Quantos dias pode o novo coronavírus 'sobreviver' nas superíficies? De acordo com um estudo publicado no periódico científico medRxiv a Covid-19 pode sobreviver no ar por diversas horas e, em algumas superfícies, por até três dias

09h45 - As grandes cadeias de supermercados em Espanha abriram, esta segunda-feira, as suas portas com novas restrições de horário e afluência nas suas lojas, para assim evitarem as filas e grandes aglomerações verificadas na semana passada.

09h44 - A mara Municipal de Santa Maria da Feira negociou com quatro hotéis do concelho a disponibilização de quartos para descanso dos profissionais de saúde que, segundo revelou hoje a autarquia, precisem de estar perto do Hospital São Sebastião.

09h38 - A cidade de Bergamo, na região da Lombardia, é uma das mais afetadas pelo surto do novo coronavírus em Itália. No dia 13 de março, muitos nesta localidade ficaram chocados com o conteúdo do  jornal da cidade, o L’Eco di BergamoA publicação continha 10 páginas dedicadas ao obituário, uma situação que é o reflexo da forma como o vírus se alastrou de forma fatal por todo o país.

09h35 - Os trabalhadores da área da saúde necessários para reforçar os serviços e fazer face ao combate à pandemia de Covid-19 terão um contrato a termo de quatro meses, segundo um despacho do Governo.

09h32 - As salas de cinema NOS estão encerradas por tempo indeterminado. Esta medida foi tomada no âmbito das medidas de prevenção ao Covid-19, relata a TVI24. São 219 salas em todo o país. A informação já foi confirmada pela empresa em comunicado enviado às redações

09h31 - Trabalhadoras de limpeza do Metro do Porto recusam entrar ao serviço por referirem que não têm condições para o fazer, avançou a TVI24, num primeiro momento. São cerca de 100 funcionárias de limpeza da empresa privada que presta serviço no Metro e que recusaram hoje trabalhar "por falta de material de proteção" da Covid-19, como luvas e desinfetante, disse à Lusa o sindicato do setor.

09h26 - As principais bolsas europeias estavam, esta segunda-feira, em forte baixa, a cair mais de 5%, devido à inquietação dos investidores perante o impacto da pandemia da Covid-19 na economia.

09h24 - A transportadora aérea Scandinavian Airlines Systems (SAS) vai suspender temporariamente, a partir de hoje, a maioria dos voos e dez mil funcionários, ou 90% do pessoal, devido à crise causada pelo coronavírus.

09h22 - A Alemanha é o terceiro país com mais casos de Covid-19 da Europa, mas continua com uma baixa taxa de letalidade e o sistema de saúde de alta qualidade é apontado como um dos principais motivos.

09h20 - A polícia alemã iniciou o controlo de fronteiriço com cinco países restringindo as entradas como medida de contingência na luta contra a pandemia de Covid-19. Veículos procedentes de França, Áustria, Suíça, Dinamarca e Luxemburgo começaram a ser controlados e só são autorizadas as passagens de veículos de transporte de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

09h15 - O Reino Unido deverá, esta segunda-feira, anunciar mais medidas para tentar combater o novo coronavírus, disse Dominic Cummings, conselheiro do primeiro-ministro Boris Johnson, à agência Reuters. 

09h03 - A Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro ativou o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, este domingo.

09h01 - Com todos os estabelecimentos de ensino fechados a partir desta segunda-feira, vai haver, contudo, escolas que terão as portas abertas para servir refeições aos alunos abrangidos pela ação social (escalão A), que as solicitem, e para "receber os educandos dos trabalhadores de serviços especiais"

08h59 - O Infarmed fez, este domingo, um comunicado onde informa que "não existem, atualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infeção por COVID-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides". Pode lê-lo na íntegra aqui.

08h45 - "Aceda de forma fácil aos serviços públicos". A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) deixou uma publicação no Facebook - partilhada também pela Direção-Geral da Saúde (DGS) - onde volta a alertar os portugueses para a necessidade de evitar deslocações: "Fique em casa e use os canais digitais e telefónicos". 

08h39 - Vacina à vista? Tem hoje início, nos EUA, a fase de testes para encontrar uma vacina que permita combater a Covid-19. Esta segunda-feira, o primeiro voluntário da experiência irá receber uma dose. Pode demorar um ano, ou mais, até que a vacina seja concluída.

08h32 - De Itália chega-nos outro exemplo de união e solidariedade em tempos difíceis. O tenor Maurizio Marchini vive em Florença e foi à varanda para interpretar 'Nessun Dorma'. Neste país, o mais afetado pela Covid-19 na Europa, há registo de 24.747 casos e 1.809 mortes. 

08h28 - Bahrain contabilizou a primeira morte pelo novo coronavírus, avança a AFP, citando o ministro da Saúde. Trata-se de uma mulher de 65 anos contraiu doença no Irão.

08h20 - Há trabalhadores da Carris a recusarem-se a entrar ao serviço, de acordo com a TVI24. São 20 funcionários que não foram trabalhar. 

08h19 - Há 7.989 casos de Covid-19 em Espanha. O El País refere que, destes, 517 já estão curados. No país vizinho já morreram 294 pessoas devido ao surto, cujo epicentro é agora a Europa, como revelou a OMS.

08h17 - Os serviços públicos passam, a partir desta segunda-feira, a atender por via eletrónica e, nos casos em que tal não seja viável, será por pré-marcação e apenas para atos urgentes, por causa do surto do novo coronavírus.

08h08 - Um grupo de 74 nepaleses está de quarentena numa escola em Faro depois de seis cidadãos terem apresentado sintomas de Covid-19, avança a SIC Notícias. Os homens trabalharão na agricultura.

08h06 - O surto de Covid-19 impõe uma série de desafios que, quer estejamos preparados ou não, continuarão a exigir muito da comunidade. Os períodos de quarentena e de auto-isolamento estão entre eles mas, nesta fase, esclarecer as dúvidas mais frequentes continua a ser uma prioridade. E, para isso, a Direção-Geral de Saúde (DGS) lançou um site específico para a Covid-19.

08h05 - A companhia aérea easyJet anunciou novos cancelamentos em consequência das restrições impostas pelos governos devido à pandemia de Covid-19 e por causa da redução na procura de viagens, mas sem especificar quais os voos afetados.

07h59 - Há, de acordo com o Le Parisien, 5.400 pessoas contaminadas com o novo coronavírus em França. Já morreram 127 pessoas no país devido à Covid-19.

07h54 - Os sete países mais ricos do mundo (G7) reúnem-se hoje numa cimeira extraordinária por videoconferência para coordenar as respetivas ações de combate contra o novo coronavírus nas áreas da saúde, economia, finanças e da investigação.

07h51 - A Coreia do Sul registou 74 novos casos de Covid-19, numa descida pelo quinto dia consecutivo e no segundo dia em que o número de infetados é inferior a 100, foi hoje anunciado.

07h40 - A China registou hoje 16 novos casos de Covid-19 e 14 mortes, tendo o número de infeções ficado abaixo das 10 mil como 9.898 doentes infetados com o novo coronavírus.

07h33 - O autarca de Nova Iorque anunciou, no domingo à noite, o encerramento de bares e restaurantes da cidade, com exceção das refeições para comer em casa, numa nova etapa para travar a propagação do coronavírus. As escolas também encerraram, como confirmou Bill de Blasio no Twitter.

07h02 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou ao Presidente indonésio, Joko Widodo, para que declare o estado de emergência no país e alargar os mecanismos de resposta de emergência para conter o surto de Covid-19.

06h56 - A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) suspendeu a realização de todos os atos litúrgicos públicos no país, incluindo missas e com recomendações aos católicos de medidas de prevenção do novo coronavírus.

06h32 - Um grupo de 21 médicos luso-venezuelanos comunicou às autoridades de saúde portuguesas que está disponível para ajudar a conter a propagação do novo coronavírus, se os "problemas burocráticos" com o reconhecimento das habilitações forem ultrapassados.

06h15 - A embaixada de Portugal em Díli recomendou hoje aos cidadãos portugueses de visita a Timor-Leste para considerarem antecipar o regresso devido à evolução da Covid-19.

06h06 - As escolas, as universidades, as creches e as atividades de tempos livres estão encerradas a partir de hoje em todo o país devido à pandemia de Covid-19, uma medida que está prevista ser reavaliada a 9 de abril.

06h04 - Os ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia reúnem-se hoje, por videoconferência, para debater o controlo das fronteiras externas do bloco europeu no contexto da pandemia da Covid-19.

06h02 - Os bancos venezuelanos foram notificados pela SUDEBAN, entidade reguladora do sistema bancário na Venezuela, para não abrirem as portas esta segunda-feira, por tempo indeterminado, como medida preventiva contra a pandemia de coronavírus no país.

06h00 - O Presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou o encerramento total das fronteiras argentinas nos próximos 15 dias e a suspensão das aulas para conter a propagação do novo coronavírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório