Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Maduro impõe quarentena mas venezuelanos resistem

Foram vários os cidadãos que saíram à rua no primeiro dia de quarentena obrigatória, imposta pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Maduro impõe quarentena mas venezuelanos resistem
Notícias ao Minuto

20:30 - 16/03/20 por Silvia Abreu

Mundo Quarentena

Um dia depois de o presidente da Venezuela Nicolás Maduro ter decretado quarentena obrigatória em sete estados - de forma a combater a propagação do novo coronavírus - foram vários os cidadãos que saíram de casa, afirmando que não se podem dar ao luxo de não trabalhar, avança a Reuters.

Até à data, há 17 casos de infeção pela Covid-19 naquele país e zero mortes registadas. No entanto, o fraco sistema de saúde da Venezuela fez soar os alarmes sobre a sua possível incapacidade de controlar a pandemia.

São vários os venezuelanos que afirmam temer contrair o novo coronavírus, uma vez que sabem que existem poucos recursos de saúde.

Além disso, o governo de Nicolás Maduro encoraja os cidadãos a comprarem máscaras, apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) referir que as pessoas saudáveis só devem usar máscara quando se relacionam com pessoas infetadas.

Em declarações à Reuters, Jose Luis Nieves, de 32 anos, refere que "não se pode dar ao luxo de não trabalhar". "Caso contrário, os meus filhos morrem à fome. Temos de continuar a trabalhar", explica.

As autoridades estão a controlar a circulação nas ruas principais e encontram-se também à porta dos supermercados, para confirmar que todas as pessoas usam máscaras.

Nicolás Maduro ordenou, este domingo, o encerramento de negócios locais e uma "quarentena social".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório