Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Alemanha fecha locais de culto e superfícies comerciais não-essenciais

O governo da Alemanha anunciou hoje em comunicado que vai ordenar o encerramento dos estabelecimentos comerciais "não-essenciais" e proibir a atividade nos locais de culto para tentar controlar a propagação do novo coronavírus.

Alemanha fecha locais de culto e superfícies comerciais não-essenciais
Notícias ao Minuto

16:47 - 16/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

A chanceler alemã, Angela Merkel, deverá fazer uma comunicação ao país às 18h00 (17h00 em Lisboa).

As novas medidas foram decididas numa reunião que juntou a chanceler e os chefes dos governos das 16 regiões da Alemanha.

A medida aplica-se a todos os estabelecimentos comerciais, à exceção dos que vendem produtos alimentares, farmácias, postos de correio, bancos, estações de serviço e lavandarias.

Os restaurantes mantêm-se abertos, mas apenas até às 18:00.

Centros comerciais, bares, discotecas, salas de espetáculos e museus vão também encerrar, assim como os bordéis (a prostituição no país está regulada por lei).

Ginásios e áreas de recreio para crianças também deverão encerrar e estão proibidas as reuniões de associações, clubes desportivos e escolas de música, assim como atos religiosos em igrejas, mesquitas ou sinagogas.

Os mercados semanais, muito frequentados, especialmente aos sábados, podem em contrapartida continuar a realizar-se.

Segundo o instituto de medicina federal Robert-Koch, aAlemanha regista quase 5.000 casos de infeção pelo Covid-19 e 12 mortos.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório