Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Afeganistão: Trinta e sete potenciais infetados fogem de hospital

Trinta e sete pessoas potencialmente infetadas com o novo coronavírus fugiram hoje de um hospital na província afegã de Herat, na fronteira com o Irão, um dos países mais afetados pela pandemia, afirmaram fontes médicas.

Afeganistão: Trinta e sete potenciais infetados fogem de hospital
Notícias ao Minuto

17:42 - 16/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

Essas 37 pessoas, "ajudadas por parentes", fugiram do hospital depois de "baterem em médicos e partirem janelas", disse Wahidullah Mayar, porta-voz do Ministro da Saúde do Afeganistão.

"Eles estavam a ficar impacientes porque os resultados dos testes ainda não tinham chegado de Cabul, depois de mais de cinco dias", declarou Ebrahim Mohammad, funcionário de saúde pública em Herat, que acrescentou que dois dos pacientes já tinham tido diagnósticos positivos para o Covid-19.

Os serviços de saúde afegãos, mal equipados, estão sob forte tensão na fronteira com o Irão, um dos países mais atingidos pelo novo coronavírus, com 853 mortos desde 19 de fevereiro.

Segundo Jawed Nadim, chefe do departamento de repatriamento de refugiados em Herat, quase 70.000 afegãos regressaram do Irão nos últimos 20 dias, um número que aumentou bastante devido à pandemia.

Até agora, o Afeganistão registou 21 casos do novo coronavírus.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal registou hoje a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.

No território nacional há 331 pessoas infetadas até hoje, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório