Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Multidão no Aeroporto de Lisboa indigna funcionários, "expostos ao risco"

Imagens do Aeroporto de Lisboa publicadas nas redes sociais mostram uma multidão aglomerada nos terminais, ao arrepio das medidas de proteção individual que vêm sendo repetidas pelas autoridades de saúde.

A ministra da Saúde, Marta Temido, indicou esta segunda-feira que Portugal vai intensificar o controlo sanitário nos aeroportos, mas, pelo menos até este domingo, as filas e multidões que foram documentadas no Aeroporto de Lisboa vão na direção oposta das recomendações de proteção pessoal feitas pelas autoridades de saúde.

As imagens que pode ver na publicação abaixo foram captadas este domingo no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e mostram uma enorme concentração de pessoas, onde não é observada a distância de segurança de, pelo menos, um metro para proteção individual.

Foram ainda enviados ao Notícias ao Minuto alguns vídeos - pelo menos um, captado esta segunda-feira - onde é possível ver filas com dezenas de pessoas.

O Notícias ao Minuto confirmou a veracidade das imagens junto de um trabalhador da empresa de handling Portway, que indicou existir "um sentimento geral de indignação" por continuarem a trabalhar sem serem observadas as medidas de segurança necessárias, sendo "expostos ao risco diariamente".

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por António Louro (@antonio_louro) a 15 de Mar, 2020 às 8:00 PDT

A mesma fonte indicou que a Portway - que esta manhã confirmou a existência de uma trabalhadora infetada, que operava no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto - enviou um email a todos os colaboradores dando indicação das medidas tomadas para a proteção dos mesmos.

"A partir de hoje, todos os trabalhadores se encontram dispensados de efetuar registo biométrico para picagem de ponto. Em cada entrada e saída de serviço, todos os trabalhadores deverão dirigir-se aos supervisores ou coordenadores de serviço que deverão fazer registo manual imediato no sistema", pode ler-se no email divulgado internamente.

Ao Observador a ANA - Aeroportos de Portugal garantiu que "comunica as recomendações da DGS aos passageiros, incluindo o respeito pela distância mínima entre as pessoas". O Notícias ao Minuto tentou contactar a ANA, mas sem sucesso.

Já esta segunda-feira, a gestora dos aeroportos tinha apelado para que só se desloquem aos aeroportos nacionais as pessoas que forem efetivamente viajar, para evitar aglomerados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório